?> Origem do Canivete Suíço: Família Elsener | Imóveis Cultura Mix

Canivete Suiço

A VICTORINOX “canivete suíço” tem dezenas de anos de idade. Legalmente registrada em 12 de junho de 1897. Mais de 34.000 dessas ferramentas de bolso com a cruz suíça de distintivo saem da fábrica no centro da Suíça a cada dia. Sucesso em grande parte do mundo por causa do poder inox e resistência. A empresa garante que as unidades podem durar gerações sem apresentar problemas. Noventa por cento são para exportação para mais de 100 países diferentes e servem como espécie de embaixadores da Suíça.

Carl Elsener, o fundador da empresa, queria criar um trabalho industrializado na Suíça também para combater a emigração gerada pelo desemprego. Após fabricar as facas dos soldados, que cada recruta recebe ao entrar no exército, Elsener desenvolveu um novo, elegante e leve canivete de peso, com seis ferramentas práticas. Ele apontou este novo modelo servia tanto aos oficiais como também para consumidores amantes de esporte e aventura.

Depois de uma história de sucesso sem paralelo em todo o mundo, a VICTORINOX está mesmo em órbita da Terra, como parte do equipamento de série do Space Shuttle Crew. A faca também foi provada com sucesso em expedições: No gelo do ártico do polo norte, no pico mais alto da Terra, o Monte Everest, nas florestas tropicais da Amazônia e outros lugares.

Usada por salva-vidas em situações de extremo perigo e grande necessidade.  Hoje, o conjunto de “facas de oficiais” traz cem modelos diferentes. Cada faca deve ser submetida aos controles de qualidade sem costura antes de ser liberada para a venda.

A alça vermelha, uma pequena cruz branca, uma lâmina e ferramentas dobráveis para o trabalho. Canivete suíço é um ícone de utilidade e desenho inteligente reconhecível em todo o mundo. Inventado na década de 1880, ainda hoje é feito de forma exclusiva apenas em duas fábricas. Produzidos em dezenas de variedades capazes de gerar 15 milhões por ano.

De IBACH Para o Mundo

Aberta cooperativa de talheres que em breve iria produzir as primeiras facas vendidas para o exército suíço. O modelo original, chamado de faca do soldado, foi feito para as tropas que precisavam de uma ferramenta dobrável que poderia abrir comida enlatada e ajudar a desmontar um rifle ao mesmo tempo. A peça incluiu uma lâmina, um alargador, abridor de latas, chave de fenda e alças de carvalho. Elsener casou impacto com poucos anos de mercado.

Hoje, simples canivetes semelhantes rolam de forma contínua para fora da linha em Victorino, empresa que cresceu a partir de pequenas cooperativas de Elsener. Lâminas, saca-rolhas, arquivos, socos, abridores de lata, tesouras, serras e pequenos palitos são características de longa data.

Certas facas VICTORINOX incluem toques do século XXI, como os ponteiros laser, USB com capacidade de armazenamento, scanners de impressão digital com criptografia de dados construído dentro dos implementos, a partir de lâminas para unidades de dados. São dobráveis!

Como Victorinox, os canivetes suíços Wenger vêm em dezenas de tipos. A empresa vende de simples canivetes e até alicate. Linha EVOGRIP Wenger acrescentou contornos ergonômicos para cabos de facas. Em 2006, a empresa lançou um modelo gigante, com 85 instrumentos que se vende como um item de colecionador por US$ 1.400.

Canivetes Suíços e Negócio de Família

Não se pode ignorar o fato de as duas são empresas distintas. Mas ambos são de propriedade da família Elsener, com os bisnetos de Karl Elsener ainda supervisionando a produção e gestão de um negócio que emprega milhares de trabalhadores suíços. Em Ibach, 28 mil canivetes suíços são feitas a cada dia, visitantes podem se sentar com Charles Elsener, um dos bisnetos do fundador da empresa, para conversar sobre os produtos.

O Segredo da Mola nos Canivetes da Suíça

Charles Elsener aponta as fontes ocultas em que as lâminas e chaves de fenda encaixam de forma aberta e fechada. Era um tipo desse mecanismo de mola, inventado no original, há mais de 100 anos atrás. De forma constante a empresa implanta produtos de teste e a ciência da metalurgia para fazer um disco perfeito. A máquina de canivete suíço continua a funcionar sem problemas!

Fama do Canivete: Exército Suíço

Durante o final dos anos 1880, o Exército suíço decidiu comprar um novo canivete dobrável para os seus soldados. Esta faca era para se adequar para utilização pelo exército na abertura de comida enlatada e desmontar o suíço rifle serviço, a Schmidt-Rubin M1889, o que exigia uma chave de fenda para a montagem.

Em janeiro de 1891, a faca recebeu a designação oficial Modelo 1890. Naquela época, nenhuma empresa suíça teve a capacidade de produção necessária. O pedido inicial de 15 mil facas foi colocado com a faca fabricante alemão Wester & Co de Solingen, Alemanha. Unidades entregues em outubro de 1891.

Mecanismo de Bloqueio dos Canivetes Suíços

Alguns canivetes suíços apresentam um mecanismo de bloqueio para uma ou duas ferramentas. Trazem fechamento acidental durante a utilização de uma ferramenta estendida. Vários modelos Victorinox e Wenger apresentam uma lâmina de corte de travamento protegida por uma fechadura que é operada com um botão de desbloqueio integrado nas escalas. Além disso, modelos da Victorinox 111 trazem características de série mm ao duplo bloqueio de revestimento que protege a lâmina de corte e o abridor de garrafas.

Rebites e buchas feitas de latão estão presentes no canivete a manter todas as peças usinadas em aço e outras ferramentas, separadores e escalas, em conjuntos. Os rebites são feitos por corte e apontam às barras de latão maciço.

Os separadores entre as ferramentas são feitos a partir de ligas de alumínio desde 1951. Isso faz com que as lâminas fiquem leves. De modo anterior essas camadas de separação foram feitas de níquel-prata.

Depois de um endurecimento em processo a 1040 ° C e de recozimento a 160 ° C, as lâminas alcançam uma dureza média de lâminas de aço. A dureza é adequada para a utilização prática em ligas de aço inoxidável que servem para lâminas elevar a resistência ao desgaste.

Em uma casa encontramos uma grande diversidade de utensilios domésticos, principalmente na cozinha, que muitas das vezes na rua vemos necessário ter por perto. E para suprir esta necessidade podemos encontrar canivetes de multi-uso.

Um dos modelos que encontramos é o canivete suiço que encontramos nele pequeno garfo, faca, tesoura, alicates entre outros acessórios que podem ir de encontro a necessidade quando estamos na rua. Confira alguns modelos nas imagens abaixo!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
utensilios domésticos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *