Banheiros Adaptados

Enquadram-se na categoria de banheiros adaptados, os cômodos, que possuem adaptações para quem necessita de auxílio para poder utilizar as funcionalidades do ambiente como cadeirantes, pessoas com aparelhos ortopédicos, próteses, idosos e crianças. Para deficientes físicos é essencial que os sanitários sejam de fácil acesso estando situados próximos a áreas de circulação e com boa sinalização.

As regras para a correta adaptação de banheiros são regidas pela NBR 9050 que diz respeito à Acessibilidade de Pessoas Portadoras de Deficiências a Edificações, Espaço Mobiliário e Equipamentos Urbanos. Pelo menos 5% dos sanitários públicos devem ser adaptados num edifício. Confira a seguir mais detalhes sobre as regras para a construção de banheiros adaptados.

Conceitos Gerais de Banheiros Adaptados

 O objetivo do banheiro adaptado é possibilitar o acesso e seu uso por pessoas que têm alguma limitação ou dificuldade física para usufruir do cômodo. Entenda quais são as principais modificações necessárias para que esse cômodo se torne adaptado.

Disposição de Armários

 Para possibilitar o acesso de todos aos armários eles devem estar a no mínimo 30 centímetros do piso para que a extremidade inferior fique livre. A partir do piso a altura máxima deve ser 1,20 metros sendo que fechaduras e puxadores devem ter entre 80 centímetros e 1 metro. Os cabideiros devem estar entre 80 centímetros e 1 metro a partir do piso.

Disposição de Armários

Disposição de Armários

Desnível

 Pode ter no máximo 1,5 centímetros, mais do que isso deve ser entendido como rampa.

Sinalização de Emergência

 Deve ficar localizada perto do box ou da bacia com uma altura de no máximo 40 centímetros do piso para que os usuários do banheiro possam acionar em caso de queda.

Sinalização de Emergência

Sinalização de Emergência

Modelo de Banheiro Adaptado

 Abaixo vamos apresentar um modelo de banheiro adaptado lembrando que ele se baseia nas noções básicas de adaptabilidade visando tornar mais fácil o acesso dos usuários a pias, bacias, chuveiros e barras de apoio. Quem está em processo de adaptação desse cômodo e tiver dúvidas pode consultar a NBR 9050 ou profissionais especializados.

Modelo Básico de Banheiro Adaptado

Medidas

 O recomendado como ideal é 1,50 m x  1,70 m, porém, pode ter como medidas 1,50 m x 1,50 m que é a medida mínima, porém, nesse caso a porta deverá ter 1 metro de largura. No caso de inserir um lavatório no banheiro as medidas devem ser, idealmente, de 2,00 m x 1,70 m, porém, também pode ser de 1,50 m x 1,70 m, mínimo nesse caso. Já se o projeto contiver pia e ducha as medidas passam a ser de 2,05 m x 2,40 m.

Medidas

Medidas

Barras Laterais

O comprimento mínimo dessas barras é de 50 centímetros avançando em torno de 50 centímetros a partir extremidade da bacia frontal. A altura deve ser de 75 centímetros a partir do piso acabado e ter diâmetro que fique entre 3,5 e 4,5 centímetros com distância de pelo menos 4 centímetros da parede. A face da barra lateral deverá estar a 40 centímetros do eixo da bacia. A barra dos fundos deve estar a no máximo 11 centímetros da parede dos fundos.

Barras Laterais

Barras Laterais

Bacia Sanitária

O modelo mais recomendado para banheiros adaptados é o que não tem caixa acoplada. Se houver a caixa é essencial realizar a instalação da barra de apoio dos fundos afim de evitar que em alguns casos ela seja utilizada como apoio. A altura entre a barra e a caixa deve ser pelo menos 15 centímetros. Levando em consideração o assento a altura máxima é de 46 centímetros, quando houver base de alvenaria ela não pode ultrapassar os 5 centímetros.

Bacia Sanitária

Bacia Sanitária

Válvula de Descarga

Sua máxima é de 1 metro, contudo, o mais indicado é optar por modelos que tenham acionamento automático ou alavanca.

Papeleira

A altura deve ser de 15 centímetros a partir da ponta da frente da bacia e de 50 a 60 centímetros partindo do piso.

Papeleira

Papeleira

Lavatório

O lavatório num banheiro adaptado deve ser suspenso estando entre 78 cm e 80 cm de altura em relação ao acabamento do piso. A parte inferior deve ter altura mínima de 73 cm sendo que as suas bordas deverão estar livres de quaisquer obstáculos. A tubulação e o sifão devem ficar pelo menos 25 cm da face externa da pia.

A torneira deve contar com sistema de alavanca ou acionamento automático estando a no máximo 50 cm da face externa da pia em questão. Em torno do lavatório devem ser instaladas barras de apoio. Os acessórios como saboneteiras e toalheiros devem estar a uma altura de pelo menos 80 a 120 cm do acabamento do piso.

Lavatório

Lavatório

Espelho

A borda superior do espelho deve estar a pelo menos 1,80 m do piso sendo que a sua base deve estar a no máximo 90 cm do piso. A inclinação permitida é de 10º do espelho em relação a parede, nesse caso a borda inferior deverá estar a no mínimo 1,10 m do piso e sua borda superior a pelo menos 1,80 m.

Barras Para o Boxe do Chuveiro e Boxe do Chuveiro

Uma barra vertical a 75 cm do piso acabado deve ser instalada junto a parede de fixação do banco tendo comprimento mínimo de 70 cm além de uma distância da parede lateral de 85 cm do banco. Também deverão ser instaladas duas barras de apoio na parede lateral ao banco sendo uma vertical e outra lateral ou então uma em L. O boxe deve ter medidas de 90 x 90 cm.

Outro quesito é considerar uma área de transferência externa para o boxe que pode se estender a no máximo 30 cm para além da parede em que o banco está fixado. Nos casos em que houver uma porta no boxe é importante que essa seja feita de um material resistente a impactos e não pode interferir na transferência do cadeirante.

Barras Para o Boxe do Chuveiro e Boxe do Chuveiro

Barras Para o Boxe do Chuveiro e Boxe do Chuveiro

Banco de Apoio

Internamente ao boxe deve haver um banco de apoio removível ou articulado cujos cantos sejam arredondados e sua superfície seja antiderrapante e impermeável. A altura em relação ao acabamento do piso deve ser de 46 cm, sua profundidade mínima de 45 cm e seu mínimo de comprimento de 70 cm.

Chuveiro

Misturadores e registros devem ter a sua instalação feita a 45 cm de distância da parede em que o banco está fixado e com 1 metro de altura em relação ao piso acabado. O chuveiro deve contar com ducha manual em que seja possível fazer o controle do fluxo de água e que a mesma esteja a 30 cm da parede em que o banco está fixo tendo uma altura de 1 m em relação ao acabamento do piso.

Chuveiro

Chuveiro

Banheira

A banheira deve ter altura de 46 cm em relação ao piso e seu banco lateral deve ter uma altura de 46 cm com 45 cm de largura. Os registros deverão ficar 30 cm sobre a linha da banheira e seu acionamento deverá ser feito por alavanca. As barras verticais e horizontais deverão estar 20 cm sobre a linha da banheira tendo comprimento de 90 cm de comprimento.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Reforma

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *