?> Temor ao Risco de Bolha Põe Governo em Alerta - Credito e Mercado | Imóveis Cultura Mix

Temor ao Risco de Bolha Põe Governo em Alerta

O mercado imobiliário está muito aquecido e isso vem fazendo com que o governo federal fique de alerta e comece a trabalhar no sentido de criar mecanismos que possam evitar possíveis bolhas nesse mercado como as que ocorreram com os americanos provocando uma quebradeira geral de bancos e com isso desencadeando ao que foi considerada a maior crise financeira no espaço de 80 anos.

Monitoramento da Inflação do Setor

Como primeira medida a ser tomada está o monitoramento da inflação do setor e também lançar o Índice Nacional de Preços de Imóveis, isso já para o ano que vem o que vai ser feito em uma parceria com o IBGE.

Parceria

Ciente do forte crescimento do mercado que nos últimos 12 meses que se encerraram em junho, se encontra em momento de franca expansão tendo crescido 50,6% nesse período somente no credito para casa própria, a equipe econômica se volta a discussão de formas novas de financiar o setor. As estimativas são de que em 2013 seja preciso mais R$ 100 bilhões a serem acrescentadas as fontes de hoje.

É Difícil Identificar Bolhas Imobiliárias

O governo está atento por saber que bolhas no mercado imobiliário são de difícil identificação e ao mesmo tempo no momento em que estouram os estragos provocados são muito grandes.

Com o trauma sofrido há dois anos pelos americanos muitos países resolveram monitorar a inflação de ativos Omo imóveis com o objetivo de evitar surpresas desastrosas. A crise do mercado americano em parte aconteceu por ser pouco regulamentado.

Medidas de Diversificação de Créditos

Segundo técnicos do governo, ligados ao setor de imóveis o Brasil é prudente e o mercado nacional tem boas regras, mas o temor ao risco de bolha põe governo em alerta e existe a necessidade da criação de instrumentos para que este setor possa ser monitorado mais de perto o que pode ser feito com o ovo índice de preços de imóveis.

Nacional

Na verdade esse novo índice pode se tornar muito importante para que se possa ter um parâmetro no que se refere aos preços dos imóveis em nosso país. Entretanto há quem veja esta medida com ceticismo, pois teme que esse índice não acompanhe a realidade do mercado com a rapidez que o mesmo exige.

Governo quer Diversificar Fontes de Credito

Outra preocupação que tem o governo é com a necessidade de encontrar novas fontes de financiamento para o setor imobiliário, pois há unanimidade quanto ao fato de que esses financiamentos não podem continuar sendo feitos quase que com exclusividade pela poupança.

Fontes

É preciso que se criem outros instrumentos para captar recursos no mercado financeiro que possam se destinados ao financiamento habitacional em nosso país, mas por enquanto o Brasil engatinha nessa área.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *