?> Sustentabilidade é Um Caminho Sem Volta | Imóveis Cultura Mix

Sustentabilidade é Um Caminho Sem Volta

Sustentabilidade

A sustentabilidade é um termo que vem sendo muito pautado e discutido nos últimos tempos. Esse termo designa o conjunto de ações humanas que tem como objetivo suprir as necessidades das pessoas de modo que o futuro das próximas gerações não seja comprometido.

Desse modo, a sustentabilidade está intimamente ligada ao desenvolvimento material, econômico e social de alguma forma em que o meio ambiente seja afetado da menor forma possível, onde o uso dos recursos naturais seja otimizado e utilizado de forma inteligente e cuidadosa.

Os principais exemplos de ações que são relacionadas à sustentabilidade, são a preservação total das áreas florestais que não são direcionadas a exploração econômica, porém quando isso não é possível, o ideal é que haja a exploração controlada de florestas e matas, além da garantia de seu replantio quando for necessário.

Também há o incentivo do controle e planejamento da exploração de recursos minerais, como petróleo e carvão, e também o incentivo do uso de fontes energéticas renováveis, como a eólica e a hidráulica, de modo a diminuir o uso de combustíveis fosseis, proporcionando a diminuição da poluição do ar.

Além disso, outros exemplos de ação são a criação e o gerenciamento de empresas que realizem reciclagem, de modo que se aumente o número de empregos e que se diminua a quantidade de lixo no solo.

Todas essas ações sustentáveis são muito valiosas, porém elas não param por aí. A ação que esse artigo tratará hoje será a de construções sustentáveis, também conhecidas como construções verdes, que são tendências muito positivas que vem chamando a atenção de muitos arquitetos e outros profissionais ao redor de todo o mundo.

Em resumo, o objetivo dessas construções não foge muito do que já foi citado, que é a construção sempre focada no meio ambiente, de modo em que se aproveite ao máximo e se otimize cada etapa.

Construções Sustentáveis

As construções sustentáveis englobam a maioria dos conceitos de sustentabilidade, entre eles o fato respeitar o meio ambiente, reaproveitar todos os materiais possíveis e ainda assim proporcionar o bem estar dos moradores, fazendo dessas as principais características desse tipo de construção.

Os projetos desse tipo estão cada vez mais popularizados, e dessa forma cada vez mais é possível encontra-los no dia a dia. Também conhecida como “arquitetura verde”, ela dá uma nova cara as cidades e áreas urbanas, indo contra todo tipo de desperdício e apenas auxiliando no impacto positivo no futuro.

Essas construções sustentáveis surgiram após ser perceptível que problemas relacionados com o aquecimento global e outras catástrofes naturais estavam tomando proporções absurdas. Daí, surgiu a necessidade de estudar e implementar alternativas que diminuíssem, ou até mesmo acabassem com o gasto de recursos não renováveis.

No Brasil, essas construções verdes foram inspiradas em ideias vindas que já eram aplicadas na Europa e nos Estados Unidos, e que foram ainda melhores aplicadas aqui, já que possuímos uma disponibilidade de materiais muito boas. Por isso, esse conceito começou a chamar a atenção de várias pessoas, inclusive autoridades, que pretendem implantá-las em casas populares, tanto pelos fatores de redução de impactos ambientais, quanto pela economia dos custos de construção.

Esses projetos visam incentivar o reaproveitamento da água das chuvas, uso de energias alternativas, como a solar, aproveitamento da iluminação natural, geração de menor quantidade de esgoto e de lixos no geral, além da otimização de tempo e de materiais e reciclagem de recursos.

Vantagens das Construções Sustentáveis

As principais vantagens desse tipo de construção, é o fato de que elas são construídas mais rapidamente e de modo mais econômico que as construções comuns, utilizando a otimização de todos os recursos, como materiais de construção reciclados, madeiras resistentes de origem legal.

Outro ponto considerável é o fato de que ela é exclusivamente pensada no bem estar dos moradores, desde a iluminação, que é sempre aproveitada ao máximo da luz solar, o sistema hidráulico, que visa o armazenamento e reaproveitamento das águas da chuva, até o sistema térmico, onde são substituídas as instalações de ar-condicionado, para a implementação de um telhado verde, por exemplo, que é uma alternativa natural para diminuir o calor.

Desvantagens das Construções Sustentáveis

Algumas construções desse tipo podem possuir uma vida útil menor, e precisar bastante de reparos e manutenções. A falta de popularidade também pode ser considerada um problema, já que  isso faz com que menos pesquisas a respeito de melhorias e aperfeiçoamento sejam desenvolvidas, e que o governo e as construtoras se importem menos com esse estilo de projeto.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *