Há poucos dias finalmente começaram a valer as regras novas para o seguro da casa própria, mas os efeitos somente deverão ser sentidos pelos mutuários depois de seis meses a um ano. Para os que vão agora financiar a sua casa parece que a grande novidade pode ficar por conta da pesquisa para ver quem oferece maiores vantagens. A pura verdade é que estes benefícios deverão surgir de duas maneiras: em forma de novas coberturas com as quais não contávamos até então ou no barateamento nos valores dos serviços que até então eram oferecidos, mas em nosso bolso isso vai ser sentido algum tempo depois. A Superintendência dos Seguros Privados (Susep) e o Banco Central determinaram que os agentes financeiros da casa própria não mais poderão obrigar a fazer o seguro como era feito antes em que o contratante era obrigado a usar a seguradora da própria instituição.
Como Vai Funcionar Agora
Atualmente os bancos deverão oferecer no mínimo duas alternativas de seguro para que o mutuário possa escolher, sendo que um pode ser da própria instituição financiadora, porém o outro tem que ser totalmente desvinculado da financeira. É importante que você não esqueça que o valor do seguro é pago juntamente com a prestação e, portanto aumentando esta, o que significa que qualquer redução que se consiga pode representar uma boa economia no final de cada ano. Vale considerar que agora além das duas opções que o banco oferece o mutuário ainda pode fazer uma pesquisa de mercado e escolher uma seguradora diferente das indicadas pelo agente financeiro da casa ficando assim com a proposta mais vantajosa. Isso é uma grande conquista na medida em eu vai imperar a lei da oferta e da procuro o que pode representar uma boa redução no seguro da casa própria.
Como Vai Se Refletir
Hoje o peso do seguro na prestação da casa própria é de 10% a 20% dependendo da idade do mutuário, a possibilidade de escolha vai reduzir esse peso, ou então as empresas para atrair clientes passarão a oferecer uma cobertura mais ampla pelos mesmos valores que tínhamos até agora. No momento em que temos mais dinheiro para a casa própria saber que teremos vantagens ao escolher com quem fazer o seguro são novidades bastante interessantes e que vem em beneficio dos consumidores.
Novas Regras
Com essas novas regras comprar a casa ideal fica um pouco mais fácil embora estas vantagens que as novas regras do seguro trazem somente comecem a ser sentidas dentro de alguns meses, pois o mercado leva algum tempo para se adaptar e precisa sentir que existe um terreno que merece ser explorado e com isso buscar alternativas de ofertas diferentes que possam de alguma maneira conquistar esse público.