Se formos comparar com o ano passado, quando o setor imobiliário mergulhou nos efeitos oriundos da Crise Mundial, em muitos casos os preços de imóveis chegaram a subir em até 30%. Na verdade o preço está se valorizando em função dos financiamentos que cada vez mais estão sendo disponibilizados e também em função da demanda que de qualquer modo é conseqüência também da oferta desses financiamentos. Essas facilidades fazem com que as pessoas vão Em Busca de Casas mais caras e assim os preços sobem apesar dos lançamentos. Em alguns casos desde o estudo do projeto até seu lançamento houve casos de aumentos na ordem de 25% a 30% no valor do imóvel. Além disso, as altas de preços dos terrenos tiveram grandes influencias no aumento dos preços finais.
Normalização do mercado
Com o novo ritmo de lançamentos podemos esperar por uma rápida normalização nos preços. O que acontece é que com a crise as construtoras pararam com os novos lançamentos, pois ficaram com um estoque bastante grande, porém com o lançamento do projeto do governo, os Juros Menores, o aumento de crédito e as Facilidades de Negociação, com prazos mais longos, fizeram com que a procura por imóveis aumentassem de maneira muito rápida o que reduziu em muito os estoques. Agora as construtoras em ritmo acelerado buscam equilibrar os estoques e assim que tiverem conseguido esperamos que a normalização do mercado se de normalmente. Muitas empresas que este ano fizeram um ou dois lançamentos apenas, projetam lançar seis ou sete no próximo ano.
Ritmo de vendas
O ritmo de vendas se encontra bastante acelerado. Hoje pessoas que viviam apenas Construindo Sonhos em relação à casa própria, agora buscam a Casa Ideal com esperanças renovadas, pois as possibilidades de que as prestações possam caber em seu bolso aumentaram em muito não somente com a queda nos juros, mas também em conseqüência dos aumentos de prazos para pagamento dos financiamentos. Há algum tempo que após o lançamento se levava três meses para efetuar a venda de 30% das unidades construídas, entretanto agora as vendas de todas as unidades geralmente se completam em apenas dois meses. Esta é uma das razões que fazem com que as incorporadoras aumentem os preços querendo aproveitar a onda do momento que está muito positivo.
Aquecimento do mercado
É surpreendente, mas as vendas de 2009 no setor imobiliário contrariam as previsões iniciais de queda e estão registrando um aumento de 3,6% acima das vendas realizadas no ano passado. Isso tem tudo a ver com o programa Minha Casa, Minha Vida voltada para pessoas com media e baixa renda e que financia imóveis de até R$ 130 mil. Hoje no momento em que estão Escolhendo a Casa Certa às pessoas têm mais possibilidades tanto de compra como de financiamento para adquirir o que é mais adequado a sua família e isso aquece o mercado que se encontra em ótima fase.