O fato de querer fazer a conversão de a luz solar em eletricidade não mais significa ter de fazer a cobertura da casa com um telhado sem graça nem estética uma vez que a empresa americana SRS Energy, da Filadélfia acaba de desenvolver uma placa solar com novo formato, ou seja, agora já tem no mercado a placa solar Solé, que tem o formato de uma telha de barro e faz o trabalho de captação da luz solar sem comprometer a estética de seu telhado.
Produzidas para Ter Compatibilidade
Na verdade esse produto foi produzido especialmente para ser compatível com as telhas de cerâmica que a empresa E.U.Tile, que é parceira da SRS Energy fabrica.
Com essa nova criação os clientes terão a opção de fazer a cobertura de uma parte do telhado com esta versão nova que é igual a de barro só que na cor azul dando ao telhado uma aparência fashion com as placas fotovoltaicas que antes só tinham num formato que nada tinha a ver com as demais telhas da maioria das coberturas das casas.
Disponibilidade Dessas Telhas
As novas telhas já se encontram disponíveis no mercado americano, entretanto para nós brasileiros a novidade ainda não chegou, até agora só sabemos da existência dessa novidade que diante da grande adesão que está tem do o aprove ita mento da luz solar, por certo vai fazer sucesso também aqui.
De acordo com a empresa SRS Energy as telhas Solé são feitas a partir de um polímero de grande desempenho, que com muita freqüência vem sendo usado nos pára-choques de carros e são leves, são recicláveis e inquebráveis, qualidades estas de grande importância quando se trata de telhas que estão sujeitas a todo o tipo de intempéries e, além disso, não é um material barato.
Fabrica em Solo Brasileiro
A primeira fábrica de placas fotovoltaicas das Américas, para a geração de energia está sem do instalada em solo brasileiro, mais especificamente em Pernambuco.
É a Eco Solar do Brasil que terá capacidade de fabricação anual de um total de 850 mil painéis capazes de captar e armazenar a energia solar. A tecnologia usada pela empresa Eco Solar é fornecida por uma empresa suíça com mais de um século de atuação no mercado.
Segundo o presidente da empresa uma dessas placas tem a capacidade de armazenamento de 150watts. A empresa está usando uma tecnologia cujo diferencial é o material usado que é 100% limpo, além de mais barato e mais eficiente.
Esta tecnologia tem um custo bastante acessível sendo mais barata que as placas que usamos hoje e num primeiro momento a empresa estará direcionando 80% de sua produção para o mercado brasileiro e apenas 20% será destinada a exportação.