?> Financiamento Pesa Menos que Aluguel - Casa Propria e Planos | Imóveis Cultura Mix

Financiamento Pesa Menos que Aluguel

De acordo com um estudo feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) a respeito dos dados das Pesquisas de Orçamentos familiares (POF) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) pesam bem mais nos orçamentos familiares as despesas com aluguéis do que as despesas que são geradas com o financiamento da casa própria. Essa pesquisa se refere aos períodos de 2002/2003 e 2008/2009.

De acordo com esse estudo a renda anual comprometida pelos mutuários com financiamentos chega a 6,66%, enquanto que no caso de aluguéis esse comprometimento é dobrado chegando a 12,14% da renda anual.

Aluguéis Estão Subindo Muito

De acordo com o pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Pedro Humberto Carvalho financiar um imóvel está saindo mais barato do que o pagamento de aluguéis.

Na verdade os preços de aluguéis tem tido altas muito pesadas e isso com contratos que partem de 30n meses o que não dá nenhuma segurança aos locadores, que ficam sem proteção a mercê de ter de viver se mudando de um lugar para outro.

Pesquisa

O sistema de credito imobiliário já protege mais o mutuário até mesmo contra qualquer tipo de especulação.

Além disso, devemos considerar que os financiamentos hoje já vêm com os valores das prestações estipulados independente da valorização que possa ter o imóvel o que dá bastante segurança a quem está financiando.

Mais Brasileiros Pagando Aluguel

Apesar de todos os esforços que vem fazendo o governo que através do programa Minha Casa, Minha Vida vem procurando cada vez mais aumentar o crédito e os prazos visando principalmente à população de baixa renda, com o objetivo de dar condições para que estes possam comprar a casa própria, a cada dia aumenta o numero de pessoas que pagam aluguel.

Morar de Aluguel

O peso do aluguel no orçamento das famílias tem se mantido praticamente estável por outro lado, porém o número de locações está em crescimento o que indica que mais brasileiros estão pagando aluguel. Ainda de acordo com as pesquisas do IPEA o numero de famílias que pagam aluguel subiu de 13% para 17% no período referido da pesquisa.

Incentivo a Informalidade

Os dados mostram ainda que para os mais pobres, com renda de até R$ 913 reais comprometem de 15% a 20% da renda com aluguel enquanto que os mais ricos com renda que chega a até R$ 117.220 só comprometem de 5% a 7% dessa renda com aluguel.

Classe Social

Segundo o instituto esse é um fato que incentiva em muito a informalidade urbana e a construção ilegal.

A Pesada Realidade

Diante dessa realidade que pesa no dia a dia de qualquer família que tenha de pagar aluguel tem feito com que cada vez mais pessoas se empenhem com a compra da casa própria.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *