Mudanças
O grande movimento gerado pelas questões ambientais vem trazendo inúmeras mudanças no setor da construção civil, conceitos como a sustentabilidade são exaustivamente debatidos para que se entenda a grande importância de desenvolver projetos cujos Impactos Ambientais sejam cada vez mais minimizados. Esta nova realidade vem gerando sistemas de certificação como o LEED, um esquema de aperfeiçoamento e desenvolvimento que acontece constantemente de acordo com a atualização das Novas Tecnologias. As constantes pesquisas em torno do consumo de energia elétrica ou as diversas formas de Como Economizar Energia são a mola propulsora deste sistema, sendo assim a etiquetagem energética gera novas oportunidades na construção civil, a especialização de profissionais é parte essencial deste sistema.
Especializações
O conforto ambiental tem sido uma nova forma de especialização para arquitetos e engenheiros do mundo todo, no Brasil este novo leque vem se abrindo cada vez mais acompanhando o desenvolvimento e modernização do setor da construção civil, sendo assim vamos falar do que seja o conceito de conforto ambiental. Trata-se de um conjunto de procedimentos que tem em vista a adequação dos princípios físicos bem como as necessidades de ordem ambiental na elaboração de projetos de construção.
Aspectos como a qualidade do ar, o visual e a acústica local estão embutidos neste conceito de qualificação que se harmoniza com a idéia de Casas Ecológicas. A nova mentalidade de que É Preciso Repensar a Construção já vem sendo abordada nas universidades há muito tempo, sendo assim engenheiros e arquitetos desta geração já tem incutido estes conceitos em sua formação, além disso, os investimentos em pesquisas neste setor são relevantes.
Na prática
As novas normas a cerca de uso e consumo de água e de energia são os aspectos que mais impulsionam as novidades, portanto os profissionais que desejam se manter atualizados devem estar atentos a este novo olhar, pois é imprescindível que haja Sustentabilidade na Construção Civil e sem o devido conhecimento obtido através de formação continuada não é possível alcançar os níveis de qualificação profissional necessários a nova demanda do mercado. Muito em breve os auditores de energia estarão sendo exigidos para a devida emissão dos certificados energéticos, e para estar apto ao desempenho desta nova função é preciso fazer cursos de habilitação para a posterior realização de auditoria em segmentos específicos. Fora do Brasil já existe legislação vigente neste campo e o mercado de trabalho se modificou intensamente. Aqui no Brasil este projeto está sendo encampado de forma voluntária, ou seja, os prédios que se adaptam ao sistema são avaliados e ganham a etiquetagem de nível A, B ou C, mas em 2012 edifícios de serviços e comerciais terão a obrigação de apresentar níveis de eficiência mínima, portanto estamos em período de adaptação para garantir a Qualidade de Vida de todos nós através de medidas que reforçam a questão da nossa responsabilidade e comprometimento frente meio ambiente.