?> Entendendo a Arquitetura Contemporânea - Construção e Obras | Imóveis Cultura Mix

Entendendo a Arquitetura Contemporânea

A arquitetura contemporânea é, em muitos aspectos, um apanhado para descrever os estilos modernos que compartilham uma variedade de recursos e ainda não foram classificados.

O termo “contemporâneo” também é um pouco impreciso, porque pode referir-se a edifícios de 70 ou 80 anos de idade. Mas em uma idade onde os estilos clássico são tão populares quanto os estilos mais novos, é importante ter uma visão ampla do que separa os dois.

A arquitetura contemporânea, então, é geralmente reconhecida como um movimento onde os métodos tradicionais de construção e recursos de ornamentação são utilizados.

Aspectos

É também um dos primeiros movimentos arquitetônicos que adotaram métodos de construção completamente novos e se baseiam mais na funcionalidade do que no estilo.

Características

Quando a arquitetura contemporânea é abrangente, o termo geralmente se refere exclusivamente para as casas, enquanto os edifícios são classificados de acordo com seu estilo em particular.

Por exemplo, um edifício de escritórios poderia caber dentro do movimento contemporâneo, mas continua a ser considerado arte-deco, ou estilo internacional. A principal razão para isso é o foco da arquitetura contemporânea na funcionalidade ao contrário do design.

Por exemplo, as casas podem ser modificadas de várias formas para trabalhar melhor os seus ocupantes, mas edifícios de escritório com os novos recursos são geralmente vistos como tendo abandonado a funcionalidade – um prédio de escritórios de forma que as entradas de ventilação estejam expostas, provavelmente seriam vistas como estilo internacional, enquanto que uma casa feita desta forma é provável que seja visto como contemporânea.

Exemplo

Se você notar uma casa de estilo contemporâneo é geralmente assim denominada porque um ou mais dos atributos comuns do movimento estão aparentes.

As coisas mais comuns sobre este estilo que as pessoas percebem geralmente são uma mistura de materiais da parede, como pedra, tijolo e madeira, todos combinados na mesma superfície.

As vigas de madeira expostas, e uma abundância de vidro são outras características do material comum dessas casas. As casas contemporâneas podem frequentemente ser identificados por telhados planos, com níveis de divisão, e por grandes saliências.

Um Estilo Clássico e de Fineza Absoluta

Enquanto as casas contemporâneas podem frequentemente ter um visual fantástico ou extravagante, elas são geralmente muito mais refinado e prático que outros estilos de decoração.

As grandes janelas, por exemplo, podem incentivar a poupança de energia e utilização de energia solar, enquanto a divisão em níveis são empregadas para ajudar a casa a trabalhar melhor com a terra em torno dela.

Estilo

O maior fator influenciando a arquitetura contemporânea é provavelmente a tecnologia de construção de casas – como este evolui, vai ser interessante ver como as mudanças de estilo funcionam.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Resumiu arquitetura contemporânea em grandes aberturas e telhado plano ¬¬.
    Quanta bobagem sai de uma pessoa que quer comentar algo que ela desconhece.
    Por isso que o povo brasileiro é tão pobre quando o assunto é arquitetura.
    Achamos que nós mesmos podemos fazer uma casa contemporânea, já que é só fazer um telhado plano e colocar grandes aberturas. Enquanto existem arquitetos que estudam 5 anos em uma faculdade
    e são obrigado a ouvir isto quando um cliente chega e pede para projetar uma casa:
    – Eu quero uma casa quadrada.
    Santo Cristo… ter que aturar isto. E o pior que o cliente ignorante ainda pode ser refém de um arquiteto ignorante como deve ser este caso, que só tem diploma, porque conhecimento niente.
    Frustrante isso…

    Mateus 19 de setembro de 2011 18:26
  • ESTILO CLÁSSICO.
    PELO AMOR DE DEUS…
    SANTA IGNORÂNCIA. SE NÃO SABE, PELO MENOS NÃO INVENTA.

    Mateus 19 de setembro de 2011 18:28

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *