?> Em 2010, a Inflação do Aluguel Foi de 11,32% - Taxas e Aumento | Imóveis Cultura Mix

Em 2010, a Inflação do Aluguel Foi de 11,32%

O indicador mais usado para o reajuste dos aluguéis nas grandes cidades é o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) e de acordo com esse índice o ano de 2010 foi encerrado com uma alta que gira em torno de 11,32% o que é considerada a maior taxa desde o ano de 2004.

Resultado Bem Diferente do Ano Anterior

Esse resultado foi anunciado no dia 29 de dezembro com as luzes do ano de 2010 já se apagando no horizonte, mas mesmo assim ainda deu tempo para se fazer uma analise em relação ao ano anterior, uma vez que esse índice se apresentou segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), bem diferente do que havia sido apurado em relação ao ano anterior, quando pela primeira vez em sua historia que teve inicio em 1989, o indicador apurou deflação anual. Na realidade no ano de 2009 houve uma queda da ordem de 1,72%.

Resultados Da Pesquisa

O desempenho do ano ficou de leve abaixo das projeções que haviam sido feitas por analistas que foram consultados pela AE- Projeções cujos valores previstos ficaram entre os 11,33% e 11,49%.

AE- Projeções têm como proposta justamente premiar as instituições cujas projeções para os indicadores econômicos principais do país, mais se aproximem da realidade.

O Ideal Seria Manter Deflação

Com um ano diferente em 2009 quando o indicador havia mostrado um quadro de deflação que não acontecia desde 1989 quando o indicador começou a ser usado e que a queda chegou a 1,72%, o desejado é que esse índice negativo pudesse permanecer este ano, mas ao contrário isso não se repetiu e em 2010 a inflação do aluguel foi de 11,32%.

Taxa Mensal

Na verdade na evolução mensal o Índice Geral de Preços do Mercado acabou perdendo força, pois depois de estar com uma elevação de 1,45% no mês de novembro passou para uma alta de apenas 0,69% no mês de dezembro.

Indicação

Com isso a taxa mensal ficou ainda abaixo de estimativas que haviam sido feitas por analistas que fora m procurados pela AE- Projeções que estavam no aguardo de um aumento que chegasse a valores entre 0,70% e 0,85% sendo com essas taxa a mediana de projeções da ordem de 0,77%.

Indicadores que Compõem o IGP-M

A Fundação Getúlio Vargas ainda anunciou os resultados dos três indicadores que auxiliam na composição do Índice Geral de Preços de Mercado que no caso são: O Índice de Preços de Alimentos do Mercado (IPA-M) que subiu no mês de dezembro 0,63% ante 1,84% do mês anterior; o Índice de Preços ao Consumidor (IPC-M) que teve uma elevação de 0,92% no mês de dezembro ante 0,81% em novembro; e o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-M) que em dezembro teve um crescimento de 0,59% contra os 0,36% de novembro.

A coleta de preços aconteceu entre 21 de novembro e 20 de dezembro.

.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *