?> Comprometimento de Mutuário - Chega a 50% da Renda | Imóveis Cultura Mix

Comprometimento de Mutuário

Assim como acontece em outros tipos de empréstimos, nos financiamentos imobiliários os bancos já estão permitindo que os tomadores de empréstimo comprometam até 50% do total de sua renda. Antes esse comprometimento deveria ser restrito a 20 % ou no Maximo 30% da renda familiar o que significa que dobrou essa margem.

Percentual permitido vem crescendo

Na realidade nunca entendi esse limite de comprometimento de que todos falam e que dizem ser cumprido pelos bancos. Sou funcionária publica e possa afirmar que se isso é lei ela na verdade nunca funcionou. O banco te faz um empréstimo e respeita esse limite e aí te oferece um cheque especial em que o limite é maior do que o teu salário. Além disso, você ainda o pode contar com valores que em geral também são maiores do que o salário em credito minuto, ou seja, lá o nome que você preferir, mas são empréstimos que você pode fazer a qualquer hora, direto no caixa eletrônico e escolher o prazo de pagamento. Essas são somente duas das muitas outras modalidades de empréstimos que estas instituições colocam a disposição.

Ex-Presidente Lula

Ex-Presidente Lula

Outras incoerências

Entre as tantas incoerências é com relação a margem de comprometimento de renda está o fato de que se você faz um empréstimo em determinado banco e usa toda a sua margem, mesmo assim pode fazer o mesmo em outra agencia bancária. Na verdade eles funcionam como se fossem ilhas, pois não interessa fazer respeitar essa margem, tudo que os bancos necessitam é de pessoas desavisadas ou gastadores compulsivos que busquem esse tipo de empréstimo e finalmente vão deixar com eles todo o seu salário, quando não tiverem que perder bens para pagar a conta final.

Reunião de Mutuários

Reunião de Mutuários

No caso dos imóveis

Este é outro caso típico em que você até a pouco tempo poderia comprometer em alguns bancos até 30% de sua renda. Vejam que isso já funcionava a revelia de outras divida como é o caso de financiamento de veículos. Agora para completar essa margem de comprometimento de renda passa a ser de 50%%, o que é inconcebível assumir tal comprometimento principalmente quando é em longo prazo como no caso de financiamentos habitacionais.

Programa Minha Casa, Minha Vida

Programa Minha Casa, Minha Vida

Exigência de avalista

Pode-se ter uma idéia dos riscos no momento em que o comprometimento do mutuário pode chegar a 50% da renda familiar, porém neste caso os bancos irão instruir o consumidor a buscar um avalista. Os especialistas, entretanto alerta a todas as pessoas que buscam financiamentos imobiliários ou mesmo outros tipos de empréstimos que o ideal de comprometimento da renda é de no máximo 30%, Este é na verdade um percentual mais tranqüilo e que trará a você menos riscos de vir a ficar inadimplente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *