Na cidade de São Paulo foi registrado um aumento das dividas com condomínios que pode ser considerado significativo. No ano de 2009 a alta dessa inadimplência foi da ordem de 3,66%.
Agora no ano passado o numero de ações para cobrança por inadimplência que deram entrada na Justiça de São Paulo e que foram impetradas por com domínios apresentaram um aumento de 3,05% em comparação ao ano anterior e com isso o numero total de processos chegou a 11.808. Com esse resultado foi interrompido um ciclo de queda na inadimplência que havia se iniciado em 2007.
Dados de Pesquisa
De acordo com os dados de uma pesquisa realizada pela administradora de imóveis, Hubert, no ano de 2009 foi ajuizado 17,2 mil processos contra condôminos que deixaram de cumprir com seus compromissos em relação ao i móvel em que reside. Esses foram dados levantados a partir de pesquisa feita junto ao Fórum da Justiça de São Paulo.
Na verdade estes números vinham em queda já desde 2007 quando haviam sido registradas 15,9 mil ações contra maus pagadores em condomínios, numero este que no ano seguinte em 2008 baixou novamente in do para 13,1 mil ações contra inadimplentes em com domínios e novamente caiu em 2009 quando o registro foi de 11,4 mil ações.
Aumento dos Custos Condominiais
Ainda de acordo com dados dessa mesma pesquisa temos os valores de comparação de dezembro de 2010 e de janeiro deste mesmo ano e de acordo com estes, nesse intervalo de tempo houve um crescimento no índice de inadimplência nos condomínios que atingiu um percentual de 48,34% no numero de ações de cobrança sendo que estas passaram de 542 ações registradas no mês de janeiro para 804 pedidos registrados no mês de dezembro. Um aumento alarmante especialmente se considerarmos que a escalada até então era de queda nestes índices.
Alguns dos Motivos Desse Aumento
De acordo com os dados da Secovi-SP, neste ano os custos com condomínio aumentaram na media em 7,69% enquanto que em 2009 esse aumento foi de 3,66%.
O Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) da Fundação Getulio Vargas (FGV) cresceu 11,32% sendo este o maior resultado desde o ano de 2004. A verdade é que os índices de inadimplência vêm numa verdadeira gangorra já há vários meses em quase todos os setores do comercio.
Expectativa é de Nova Queda
Ainda no mês de dezembro do ano passado essas ações na justiça voltaram a cair. Em novembro haviam sido ajuizadas 926 cobranças e em dezembro esse numero se reduziu para 804, uma queda de 13,17%.
De acordo com os especialistas do segmento de imóveis a tendência de queda que vinha se verificando deverá ter continuidade nos meses próximos.