Teve inicio no dia 8 de dezembro na cidade de São Paulo a Exposição “Parallel Nippon- Arquitetura Contemporânea Japonesa 1996-2006” devendo permanecer aberta de terça-feira a domingo no Instituto Tomie Ohtake onde está instalada até o dia 30 de janeiro quando estará encerrando o itinerário que vem fazendo pelo Brasil desde o mês de abril deste ano e seguirá então para os Estados Unidos.
Um Pouco Dessa Mostra
Esta é uma grande oportunidade essa em que a arquitetura japonesa é destaque em São Paulo para que os brasileiros possam ver de perto obras arquitetônicas das mais importantes que foram construídas no Japão ou por arquitetos japoneses radicados no exterior no período de dez anos.
Vale destacar que não custa nada para apreciar estas obras visto que a entrada para o é gratuita. A mostra conta com trabalhos de importantes profissionais como é o caso de: Tadao Ando, Shigeru Ban. Jun Aoki, Toyo Ito, Yoshio Taniguchi, Tomoyuki Utsumi sendo Trás ainda a exposição o escritório SANNA, de Ryue Nishizawa e Kazuyo Sejima que são os vencedores do premio Pritzker 2010 sendo que Kazuyo Sejima é também curadora da Bienal de Arquitetura de Veneza deste ano. O Instituto onde estará acontecendo à mostra japonesa se localiza na Avenida Brigadeiro Faria Lima 201, no bairro Pinheiros.
A Mostra Está Dividida por Ciclos
Um período muito particular da sociedade japonesa em que ocorreram mudanças tanto de ordem econômica como na política pública é revelado nesse conjunto de trabalhos de arquitetura.
São ao todo 124 obras entre originais, maquetes e fotografias que retratam episódios daquele período em que foi adotado o modelo urbano reinante no século XXI em que o patrimônio construído foi aproveitado, mas tomando novos rumos, novas direções.
Essa mostra é dividida em quatro distintos ciclos: Vida que vai do nascimento a morte; cidade com o centro e a periferia; a cultura com o meio ambiente, as artes e a informação e o ciclo da moradia com adaptação ou afastamento.
Por Onde Passou a Mostra no Brasil
A exposição Parallel Nippon- Arquitetura Contemporânea Japonesa 1996-2006 em sua trajetória de 10 meses pelo nosso país já passou por Manaus, por Belém, por Brasília, João Pessoa, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre e agora chega a São Paulo onde vai ficar até completar os dez meses dessa turnê.
Originalmente no ano de 2006 foi apresentada no Japão tendo depois ido ao Irã, de lá para Luxemburgo, para a frança, Alemanha, Itália, Sudão, Argélia, México, Guatemala, Canadá e ainda a Colômbia.
Parceria
Essa mostra é resultado de uma parceria feita entre a Fundação Japão e o Instituto Tomie Ohtake sendo que contam ainda com a cooperação do Consulado Geral do Japão em SP e com o Instituto de Arquitetura do Japão.
Onde posso visitar a arquitetura japonesa em São Paulo?
Até breve.