Segundo decreto de 2008 do prefeito Gilberto Kassab a área verde da Rua Augusta que fica próxima da Praça Roosevelt no centro da cidade de São Paulo já deveria ter sido transformada em parque, entretanto isso não aconteceu e agora está causando muita polêmica, pois o Dono que é o empresário Armando Conde promove um abaixo assinado tanto no local como pela internet para construir no local e caso a prefeitura aprove esse projeto a área verde de Augusta poderá receber duas torres, sendo uma comercial e a outra residencial.
O que Inclui esse Projeto
O projeto para a área inclui além das duas torres que teriam em torno de 12 andares seriam construídas no local onde hoje fica um estacionamento e que em algumas ocasiões é alugado para abrigar circos. A construção do parque ficaria com 10 mil metros quadrados que hoje é a área verde do terreno reduto que ainda resta da mata Atlântida na cidade e não se pode esquecer que essa é uma área tombada e que devido a isso as árvores não poderão ser retiradas.
Alvo de Outros Projetos
Esse terreno já há muito vem sendo alvo dos mais diferentes projetos como um supermercado, um museu e a construção de quatro torres. A proposta nova tem sido alvo de opiniões bastante contraditórias por parte dos moradores das redondezas.
Hoje a área pretendida para o parque tem uma medida que equivaleria a um campo de futebol e que é pouco menor do que a metade da área total que é de 24 metros quadrados sendo que essa área seria destinada integralmente ao espaço publico de acordo com o que a prefeitura inicialmente pretendia.
As Reivindicações
Parte das pessoas que residem no local estão reivindicando o que batizaram de Parque Augusta com toda sua área. Chegaram a promover abaixo-assinado e abraços. A alegação primeira é de que o centro tem áreas de lazer e verdes que são raras e não podem sofrer divisões.
A Sociedade de Moradores de Cerqueira Cesar alega que o local vai se transformar em praça e não em parque. Entretanto a incorporadora responsável pelo projeto afirma que o importante no projeto é que a área verde vai ficar a disposição da população e que o que será oferecido em contrapartida faz com que o projeto valha a pena.
O Projeto
As previsões para a área verde são de construir um projeto paisagístico onde se incluem a plantação de árvores novas e vários caminhos para os pedestres. O condomínio se encarregaria da manutenção da área. De acordo com o presidente da incorporadora não foi pensado somente num projeto para essa área mas num conjunto de ações que viriam em beneficio de toda essa região.