Seu lar é o lugar onde você pode se refugiar do mundo e de todos os seus problemas. No entanto, mesmo dentro de seu porto seguro, pode haver perigos ocultos atrás de suas paredes – perigos invisíveis, mas reais, de riscos elétricos, que representam uma ameaça para você e sua família.
O melhor momento para agir é agora – antes que se torne um problema, e fazer o que é necessário para garantir a sua casa fique a salvo de perigos elétricos potenciais.
A cada ano, milhares de casas pegam fogo devido à fiação danificada ou defeituosa em casa, e muitas centenas de pessoas perderam suas vidas.
Em muitos casos, é um cenário trágico que poderia ter sido evitado. Felizmente, com uma abordagem pró-ativa para proteger a sua casa a partir prejudiciais riscos elétricos, você pode evitar de se tornar uma vítima.
Aqui Estão Algumas Coisas que Você Pode Fazer:
1. Faça uma inspeção em casa.
Quer alugar ou comprar a sua casa, você pode facilmente fazer uma inspeção na casa para procurar possíveis problemas elétricos.
2. Use disjuntores.
Os disjuntores são dispositivos especialmente projetados que detectam quando há fugas de corrente do circuito elétrico, desligando automaticamente o dispositivo antes que possa causar lesões corporais.
Os disjuntores tem salvo milhares de vidas nos últimos 40 anos que estão no mercado e com certeza vão salvar mais milhares de vidas nos próximos anos.
Verifique todos os seus aparelhos que ficam ao ar livre, bombas de piscina, bombas de fonte, banheiras de hidromassagem, iluminação, paisagem e todos os outros dispositivos que utilizam energia elétrica, e fazer conexão à disjuntores impermeáveis.
3. Faça uma inspeção visual
Faça uma inspeção visual de todas as suas tomadas e interruptores de luz par visualizar se há peças quebradas, rachaduras, peças soltas ou frouxas e fazer a substituição ou o reparo imediatamente. Além disso, não se esqueça de verificar se há peças que estão quentes ao toque, pois isso pode ser um sinal de um problema elétrico.
4. Confira todos cabos de energia para visualizar desgaste ou danos.
Substituir imediatamente qualquer cabos que estão rachados, desgastados, ou que mostrarem sinais de desgaste.
5. Certifique-se que não existem muitos aparelhos ligados em uma única tomada.
Isto é importante porque muitos aparelhos conectados podem exceder a capacidade típica de 15-20 ampères para as tomadas domésticas e criar um curto, que é passível de incêndio.
6. Não passe extensões debaixo de tapetes, carpetes e móveis, onde podem ser facilmente danificadas e criar um perigo invisível.
Se você precisar usar uma extensão, lembre-se de conectar primeiro o aparelho ao cabo da extensão, e em seguida, conecte o cabo de extensão na tomada da parede para evitar possíveis choques.