A construção de uma casa, seja para moradia própria ou para comercializar é um investimento bastante rentável, desde que haja consciência àcerca dos procedimentos e técnicas de economia e boa estruturação. Para quem nunca se arriscou nessa área, construir uma casa não é uma atividade muito fácil. Afinal, não basta ter um projeto aprovado e uma equipe de obras se você não souber exatamente como funcionará todo o processo. Para não ter surpresas, é preciso se envolver no projeto, ficar de olho e direcionar a obra, preferencialmente coordenando a escolha e a compra dos materiais.
É fato que, se você não tem conhecimento em construções, precisará buscar informações com quem entenda, mas de todas as formas, o dinheiro sairá do seu bolso e, portanto, você precisa acompanhar a obra do início ao fim. Aqui, algumas dicas são fundamentais para que sua casa saia do jeito que você planejou sem desperdícios com materiais ou gastos não-programados.

Construir
Coloque a Mão na Massa
O primeiro passo é pesquisar os materiais de acordo com o seu projeto. Fique atento para as viabilidades do uso de alguns elementos de reciclagem ou de reaproveitamento, opções geralmente mais baratas e menos agressivas ao meio ambiente. Produtos de lojas de demolição – como tijolos, portas e esquadrias –, borracha clorada, tinta epóxi ou piso de granilite são materiais bem aceitos e com valores bem mais em conta para a sua casa.
O acabamento é o grande vilão dos gastos-surpresa, portanto a qualidade da finalização não deve ser ignorada. Para isso, a contratação de profissionais qualificados e com boas referências é fundamental. Em outras palavras, de nada adianta economizar contratando profissionais tendo em vista apenas o seu custo, cujo trabalho poderá render muitos gastos em reparos futuros. Lembre-se, também, de projetar bem as paredes e divisórias da casa para evitar as refações, que poderiam duplicar as despesas.

Acabamentos
Novidades para o Planeta e para o seu Bolso
Além disso, diversas tecnologias estão sendo desenvolvidas para evitar o desperdício nas construções e garantir o máximo aproveitamento dos elementos naturais, criando não apenas casas mais baratas, mas com garantias de baixo custo na sua manutenção. Algumas ideias podem substituir o concreto, é o caso da proposta de construir casas com paredes de gesso tratado com silicone e lã de vidro. Outra economia, ainda, pode ser feita na projeção dos banheiros. Profissionais da construção civil defendem que, quando a casa tem mais de um banheiro, pode-se projetá-los lado a lado, economizando na tubulação.Também existem inúmeros projetos de uso de materiais alternativos de reciclagem, como garrafas pet, lascas de pneus, cimento queimado, entre outros para a construção de muros, paredes, pisos e calçamentos.
Por fim, o bom senso sempre deve andar junto com a obra. Para evitar problemas, não importa o tamanho da construção, os cuidados devem ser os mesmos: primar por qualidade, bons preços e total aproveitamento dos materiais em prol de uma melhor relação custo-benefício e menos dores de cabeça para você.

De Gesso
Por Vivian Fiorio