Bom seria que todos os brasileiros pudessem ser privilegiados e na hora da compra da casa própria pudessem fazer a escolha do imóvel de acordo com as necessidades reais de sua família, porém esse benefício é para poucos que pertencem as classes sociais mais elevadas em nosso país.
De acordo com um levantamento feito na cidade de São Paulo o item de maior relevância para os paulistanos que pertencem a classe C, na hora da compra da casa própria é o preço. De acordo co essa sondagem feita, na hora de se decidir pela compra o item que realmente vai ter o maior peso não é aquele que seria o mais importante de acordo com a constituição de cada família, mas sim o preço.
Outros Fatores de Decisão
Depois do preço e aparecendo em segundo lugar com 29% das respostas e que é visto como fator decisivo na hora da compra vem à localização do imóvel. Somente aparecendo em terceiro lugar é que vamos encontrar o tamanho do imóvel com 16 % das respostas das pessoas entrevistadas nesta pesquisa que foi feita pela empresa Quorum Brasil.
Em quarto lugar, com um porcentual de 9% dos entrevistados podemos encontrar o prazo de pagamento do imóvel e com 4% dos entrevistados ficou o fator tempo de entrega do imóvel, este item ocupando, portanto o quinto lugar na ordem de itens decisivos para o fechamento de um contrato de compra.
Dificuldades Encontradas Na Hora da Compra
Já no que se refere as maiores dificuldades encontradas no momento de finalizar a compra da casa própria, 41 % das pessoas entrevistadas citaram o preço dos imóveis como sendo o maior empecilho a essa aquisição dificultando em muito o processo de compra sendo que a maioria dos compradores que acabaram efetivando o negócio demoraram bastante até encontrar algo que coubesse em seu orçamento.
Em segundo lugar no ranking de dificuldades para a efetivação da compra apareceu à localização do imóvel. A seguir com 14%, 12% e 13% respectivamente vêm o tamanho do imóvel, o prazo para pagamento e o prazo de entrega do imóvel.
Outros Dados
De acordo ainda com este levantamento 34% das pessoas entrevistadas consideram que os preços dos imóveis não condizentes com a sua atual renda. Já para outros 25% a impossibilidade de comprovação de renda é a grande dificuldade pára que consigam adquirir um imóvel. Um percentual de 18% tem problemas com o nome na hora do financiamento e 13% esbarram na burocracia que comanda esses financiamentos e que dificulta muito ávida das pessoas.
A Pesquisa
Durante a pesquisa foram realizadas 600 entrevistas de mulheres e homens com idades que variaram entre 25 e 50 anos de idade que residem na cidade de São Paulo e que estavam em busca de um imóvel para compra sendo entre R$1.200 e R$ 2.500 reais a faixa de renda dos entrevistados.