Quem nunca idealizou a casa dos sonhos? Muitas pessoas preferem construir suas próprias casas ao invés de comprá-las prontas.
Se você não é nenhum desenhista, artista plástico ou arquiteto fica mais difícil desenhar sozinho sua casa. Pode partir para a procura de uma pessoa que desenhe sua casa, mas nem sempre essa pessoa consegue desenhar como você idealiza.
Para pessoas que pensam desta maneira, essa tarefa esta mais fácil agora com a internet. Para quem nunca ouviu falar em Floor Planner, é bom começar a se interar com esta ferramenta que o mundo virtual disponibilizou para pessoas que tem vontade de montar sozinhas as plantas de suas casas.
O que é o Floor Planner?
Floor Planner é um site onde a pessoa descobre que pode montar as plantas de sua casa sozinha. O site também disponibiliza outros tipos de construções, e o mais interessante: é tudo grátis. O site faz a pessoa escolher a metragem, os cômodos (e quantos), onde colocar as paredes, as portas, as janelas, onde vai ser o jardim (caso queira), a garagem e tudo que resolver que tenha em sua casa.
O “plus” do site (um bônus) é que o site tem a divertida ferramenta onde as pessoas podem também participar da decoração, escolhendo os tipos de móveis para seu interior. Dê asas a sua imaginação e monte sua casa pelo Floor Planner.
Fora o site Floor Planner, existe também outras ferramentas que podem lhe ajudar na hora de desenhar sua casa sozinha.
Caso deseje uma casa de fazenda estilo americana, basta usar simples regras da perspectiva e do ponto de fuga.
Dicas para desenhar uma casa sem uso do Floor Planner
Pegue o desenho pronto de uma casa (no estilo que desejas) para poder tê-la como base em seu próprio desenho.
Não tem como começar sem uma base, então veja uma mais ou menos parecida com o que imagina, assim você vai desenhando primeiro a base, esboce um desenho de acordo com a figura escolhida.
Outra dica é: Leia sobre algumas técnicas de desenho (elas poderão ajudar muito), mas todo caso se você está se aventurando a desenhar sua casa é porque alguma noção de desenho deve ter, então vamos lá. Já tendo feito uma base da casa, chegou a hora de começar o telhado, caso queira chaminés, esse é o momento de desenhar. Em seguida contorne as janelas, porta da garagem e porta de entrada, coloque na ordem que desejar respeitando uma lógica.
Se conseguir desenhar uma casa erguida e completa (este desenho é somente por fora) sua tarefa está quase chegando ao fim. Faça os detalhes da chaminé, portas e janelas, defina quantos andares a casa terá e delimite com o lápis.
Caso queira desenhe arbustos, terminado os detalhes pode começar a apreciar seu desenho. Sim, o esboço do exterior de sua casa está pronto, caso o desenho esteja com um aspecto “muito principiante”, vale a dica de levar esse “esboço” para um profissional, ao menos agora já tendo a sua idéia no papel, ficará sem dúvida mais fácil para ele entender como você almeja sua residência.
Por Luiziane Acunha