Observe bem as novelas que estão sendo exibidas em seu canal preferido de televisão. Repare bem, não nas casas de luxo, mas nas Casas de Vila que já há algum tempo são moda entre os personagens dos folhetins de TV. Vamos explicar. Casas de Vila tem um charme todo especial, são geralmente mais antigas e permitem as mais variadas formas de alterações arquitetônicas mantendo um ar de interior. A maioria destas casas que vemos parece estar situada em famosas vilas de São Paulo, como Vila Madalena ou outros bairros tradicionais das mais diversas colonizações. Quase sempre são vilas fictícias construídas para gravações de programas de televisão, mas geralmente reconstituem as verdadeiras casas existentes nesses ambientes.
O movimento das Vilas
Cada dia mais pessoas preferem ir viver em Casas de Vila. Em locais um pouco afastados dos grandes centros onde ainda é possível viver uma vida mais pacata e tranqüila. Onde vizinhos se conhecem e conversam nas calçadas, onde se pode comprar fiado na padaria da esquina, onde as crianças brincam na rua e formam um batalhão unido. Em muitas vilas tradicionais do país os moradores formaram associações e cuidam com muita atenção do lugar onde moram. Buscam soluções de infra-estrutura e segurança e exigem mais investimentos do poder público.
As melhores casas
Para quem está habituado a viver nos modernos micro apartamentos de condomínios, as Casas de Vila são um sonho distante. Residências grandes, com muitos quartos, ambientes amplos e, na maioria das vezes, um bom quintal. Outro detalhe interessante sobre as Casas de Vila, é o preço. Em um bairro afastado você pode comprar uma boa casa por preço inferior a uma kitinete de paredes finas. Este novo status das Casas de Vila tem sua razão de ser na disputa que tem havido por este tipo de imóvel junto das imobiliárias. Há muita gente preferindo enfrentar o trânsito a morar perto do trabalho no fervo dos centros comerciais, financeiros e empresariais. Para quem tem filhos as Casas de Vila são uma alternativa bem melhor do que um apartamento. As crianças e jovens adquirem mais liberdade, fazem mais amigos e são mais cuidadas pelos vizinhos. Vivendo em vilas as pessoas não são anônimas. São parte da comunidade e algumas vilas ainda tem o charme de desembocar em ruas sem saída ou tem suas casas abrigadas atrás de antigos portões.
Escolha seu novo lar
Se for pensar em comprar ou alugar imóveis, antes de comprar aquele apartamento ou aquela casa novinha em um condomínio caro, experimente dar uma vasculhada em sua cidade nas Casas de Vila que as imobiliárias oferecem. Muitas vezes uma pequena e barata reforma pode transformar uma casa simples em um lar que pode parecer, nos dias de hoje, um palacete amplo e cheio de personalidade. Apenas antes de adquirir sua simpática casa em uma vila mais simpática ainda, esteja seguro de que não há tombamento pelo patrimônio histórico, o que pode atrapalhar modificações de fachada e instalações. Fora isto, pense em viver onde você e sua família vão se sentir realmente em casa. Uma Casa de Vila é o melhor lugar.