Casas Coloridas

Fachadas das Casas

As fachadas das residências servem para fazer o primeiro contato entre uma pessoa e uma casa, e como diz o ditado de que “a primeira impressão é a que fica”, ela deve conter uma boa aparência e um projeto adequado, de modo que tudo fique harmonioso, principalmente a combinação entre as cores e os materiais escolhidos. Por isso, a escolha da cor é algo muito importante no momento em que se pensa no estilo da fachada, pois é essa escolha que transmitirá as mais variadas sensações, tanto para os moradores, quanto para os visitantes.

É importante ter em mente que não existe uma única cor correta para fazer a pintura de uma casa, mas sim que a cor escolhida deve combinar com os outros detalhes da arquitetura que compõe a fachada. Em algumas vezes o a ideia é apenas destacar determinado item, como por exemplo, uma janela ou uma porta. Já em outras – quando as pessoas desejam uma casa mais chamativa – é revestir toda a casa com uma cor bem forte e vibrante. Assim, de maneira geral, a cor ideal é aquela que faz com que o morador fique satisfeito, e que atraia também sensações de conforto, aconchego  e bem estar, além, é claro, de uma aparência bonita.

Uma maneira de fazer uma fachada colorida é cominando as cores, que podem ir desde os tons mais suaves, também chamados de tons pastéis, até os tons mais fortes. Porém, nesse momento é necessário contar com bastante bom senso, para que o visual não fique muito poluído e exagerado, deixando um mix de cores desagradável e prejudicando também a impressão das pessoas que passarem pela rua.

As casas que são antigas, ou que possuem esse estilo, ficam muito belas quando pintadas de cores vivas, pois os detalhes que existem em seu entorno se sobressaem bastante, ficando em destaque Já para casas modernas, o uso de cores vivas podem deixando a residência com um ar muito original e cheio de personalidade. Para as pessoas que não gostam da pintura clássica e tradicional, uma possibilidade é  utilizar itens como placas metálicas ou tijolinhos aparentes no revestimento de fachadas.

Dicas Para Escolher a Cor Da Fachada

Logo acima já foi apresentada a imensa importância da fachada para uma casa e para a imagem que ela passa, então agora serão apresentadas algumas dicas para quem está construindo, ou apenas quem está pensando em reformar ou dar um up na fachada de casa, visando facilitar esse processo.

Primeiramente é importante falar sobre o principal erro que acontece nesse momento, que é ignorar os outros componentes da decoração, ainda que interna, já que ao escolher uma determinada cor para a casa, também deve se levar em consideração o estilo do restante dos itens, como os móveis, o piso, além de todo o paisagismo também. Já quando se fala em uma fachada comercial, é interessante que elas combinem ou até mesmo possuam as cores da marca, como a do logotipo da empresa.

Quando já se tem uma cor em mente é interessante testá-la antes de fazer a pintura completa, aplicando uma amostra da cor escolhida em um espaço de um metro quadrado, por exemplo, pois dessa maneira é possível ter uma melhor observação de como a cor se comportaria na casa como um todo.

A pintura da casa deve ser refeita pelo menos de cinco em cinco anos, pois assim a cor se mantem viva e bonita. Essa é apenas uma regra geral, mas muitos fatores podem influenciar nessa periodicidade, então é muito válido ler as recomendações que estão na embalagem da tinta.  É natural que as cores mais fortes desbotem ainda mais rápido, então se essa estética for um problema muito grande, deve se analisar o custo benefício de se usar essa cor.

As fachadas das casas não precisam necessariamente de conter um único material. Assim, pode ser que fique bastante interessante se utilizar elementos diversos, como texturas, madeira e pedras. Tudo isso depende do estilo que se deseja e também do projeto e da linguagem que se adotou.

Fachadas Coloridas

Ainda que se tenha dito que não existem limitações para a escolha das cores de uma fachada, é importante escolher uma que agrade e harmonize verdadeiramente, já que muito provavelmente essa cor vai se manter por muitos e muitos anos. De modo geral, as cores quentes, como o laranja, por exemplo, deixam a casa com um ar mais acolhedor. Já as cores como o azul e o verde claro, pode deixar a casa com um ar mais frio.

As casas podem ser super coloridas, combinando cores diferentes por todos os cantos, de modo bem marcante. Uma possibilidade é pintar as paredes de uma cor bem vibrante, como o azul royal, por exemplo, e as janelas fazendo um contraste direto, como por exemplo, as pintando de um amarelo bem vivo. Com essas cores também podem ser combinados itens rosa chock e verdes, que harmonizam bastante.

Já para quem preza pela cor, mas não abre mão de uma coisa mais discreta e sutil, pode investir em uma fachada mais neutra, com tijolinhos aparentes, por exemplo, e deixar o toque de cor para o piso, que pode ser laranja ou vermelho, e uma região pintada com uma cor contrastante, que é o caso do amarelo, por exemplo.

Outra possibilidade que não é muito lembrada, é a do uso da cor no telhado. Existem telhas bem diferentes e bonitas, como é o caso das roxas, que ficam muito bonitas quando contrastadas com a parede amarela, por exemplo. Outro ponto de cor pode ser em uma porta, que pode ser azul, rosa, ou alguma outra cor viva, que contraste com uma fachada de cores mais sóbrias.

Uma casa que fica bem na natureza, possuindo gramados, árvores, e outros componentes na cor verde, pode ficar incrível com uma fachada amarela, já que as cores se complementam bastante, deixando o visual como um todo, bem incrível.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Casas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • minha mae adorou a casa 13,mais casa cor de rosa meus amigos vão rir de mim,o que faço

    thales henrique pereira 7 de maio de 2012 19:02

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *