Como é bom poder ir e vir sem nenhum obstáculo, ser independente dono das próprias ações, terem livre acesso em qualquer lugar. Esse tipo de liberdade um dia acaba para todos os homens, indiferente de cor, ou classe social, pois com o passar dos anos os movimentos passam a ser limitados e as dificuldades começam a aparecerem, coisas simples do cotidiano se transformam em verdadeiras batalhas e a maioria dessas pessoas acaba desistindo da vida, por falta de condições apropriadas dentro da sua própria casa, e essa falta de condições leva a quedas que trazem sérias conseqüências como fraturas, traumatismos e pode até levar ao óbito dependendo do caso. Mas com os avanços tecnológicos, melhores condições passaram a ser possível dentro e fora da casa dos idosos, proporcionando maior segurança e confiança nos movimentos, principalmente para aqueles que moram sozinhos.
Como Deve ser a Casa?
A casa em si deve ser bem pratica sem cantos vivos e nem tapetes espalhados pelo chão que possam possibilitar alguma queda, os móveis devem ser bem dispostos e em menor proporção para que dessa forma possa deixar o ambiente maior e com mais espaço livre para uma boa locomoção. As aberturas devem ser bem grandes de maneira que a luz do sol invada todos os ambientes, quanto mais claridade melhor tanto na economia como na visibilidade. O banheiro deve conter barras de segurança para prevenção de alguma queda tanto no chuveiro quanto no vaso sanitário, pois as vertigens são muito constantes em idosos, o box não deve ser de vidro, mas de material inquebrável, resistente a fortes impactos. O mais importante é observar para que quando a casa for planejada não tenha degraus, seja o mais plana possível, até as maçanetas das portas devem acompanhar um padrão apropriado e nem sempre o que esta na moda é apropriada para a ocasião.
Os Móveis
Já pensando no crescimento do número de pessoas idosas, a tecnologia resolveu investir nos moveis apropriados para eles facilitando o uso e evitando acidentes. Um dos fatores principais é a altura desses móveis que devem se adaptar ao tipo de necessidade, pois quanto mais alto pior é para o idoso, mas se forem adaptados fica fácil poder usar sem qualquer problema, até o mais simples dos móveis deve ser adaptado para dar segurança ao idoso, principalmente para aquele que insiste em morar sozinho sem ter que depender de ninguém, como é o caso de milhares de pessoas. Tomando certos cuidados é possível envelhecer com dignidade e ter a sua própria independência. Nas grandes cidades até os shoppings já se adaptaram para receber pessoas da terceira idade, com suas limitações, pois são grandes consumidores e se transformaram o alvo preferido das lojas. Se a vida pode ser simplificada porque não o fazer? Todos têm o direito de ir e vir conforme a constituição então é preciso fazer valer esses direitos.