Em São Paulo o projeto Nova Luz pretende revitalizar toda a região no centro da cidade e para isso a prefeitura começou nesta segunda-feira, dia 7 de março a fazer o cadastramento das famílias que residem naquele perímetro onde o projeto devera ser implantado.
O Projeto
A área contemplada pelo projeto é delimitada pelas avenidas Cásper Líbero, Ipiranga, São João, Duque de Caxias e Rua Mauá sendo que este projeto foi concebido por um consórcio formado pelas empresas Cia City, Concremat Engenharia e Fundação Getulio Vargas (FGV).
Segundo o consórcio o objetivo deste cadastramento que começou a ser feito é catalogar a população que mora nesta região para que tanto proprietários como inquilinos possam ser devidamente informados de todas as intervenções que o projeto que ficará pronto no mês de abril deverá prever.
Objetivo do Projeto Nova Luz
O uso variado do bairro com os pavimentos térreos usados por lojas comerciais e os andares superiores com residências e escritórios. Para que seja possível a execução deste projeto de uso misto da área será necessário que 50 mil metros quadrados e 300 mil metros quadrados comerciais deverão sofrer intervenção.
Com isso a empresa que sair vencedora na licitação para a execução deste projeto terá de comprar ou desapropriar os antigos prédios para demolir e depois então reconstruir o local. Os i móveis tombados pelo patrimônio histórico serão mantidos.
Plano da Prefeitura
Segundo o plano que a prefeitura apresentou para esse projeto vai haver um incremento da ordem de 60% no que se refere ao número de moradias e com isso vai passar de 7 mil unidades para 11.250 unidades sendo que desse total 20% destas serão de interesse social para acomodar em primeiro lugar a população que reside neste bairro.
Projeto Enfrenta Protestos
Desde o mês de dezembro quando foi apresentado o projeto da Nova Luz que este vem enfrentando protestos com comerciantes da Rua Santa Ifigênia onde funciona um centro de compras de eletrônicos, já tradicional, se posicionaram contra o novo projeto.
Os lojistas já organizaram dois protestos. Alam disso uma audiência publica já foi cancelada e outra foi esvaziada. Os lojistas acreditam que a medida será prejudicial a eles.
Por outro lado a prefeitura continua afirmando que o comercio naquela região só terá a ganhar sendo revitalizado ganhando um pólo de tecnologia com muitas empresas e cursos.
Queda de Braço
Na verdade é uma queda de braço entre moradores que preferem manter seu bairro tradicionalmente sem mudanças radicais como querem fazer e o modernismo que vem tomando conta e levando junto tudo que estiver no caminho. Provavelmente o projeto Nova Luz vai sair ganhando e os moradores serão desapropriados e terão de se adaptar a nova situação.