Entre os meses de janeiro e setembro do ano passado as vendas de i móveis no Grande ABC cresceram 36,6% em comparação com esse mesmo período do ano de 2009.
De acordo com um levantamento feito pela Associação dos Construtores Imobiliárias e Administradoras do Grande ABC (ACIGABC) numa parceria com o Sindicato da Habitação ( SECOVI-SP) foram lançadas 6.124 unidades naquela região somente nos nove primeiros meses do ano passado.
As Causas do Aumento
De acordo com Flavio Amary que é o vice-presidente do interior do ECVOVI-SP, o momento que atravessa a nossa economia é dos melhores com o aumento significativo da renda da população ao mesmo tempo em que se verifica redução importante nos índices de desemprego são fatores que auxiliam no aumento de vendas dos imóveis.
Além disso, com as famílias reduzindo o numero de filhos e a expectativa de vida aumentada, a renda familiar se torna mais robusta sobrando mais recursos o que acaba por fortalecer o mercado consumidor e refletir-se nos mais diversos setores da economia inclusive no segmento de imóveis.
A Procura por Imóveis
De acordo com entendidos no assunto atualmente os casais buscam seu imóvel mais cedo, pois com o casal trabalhando é possível juntar as rendas para a compra do primeiro imóvel e ainda aqueles que preferem casar mais tarde também procuram apartamentos menores onde possam viver sozinhos.
A verdade é que se no Grande ABC venda de imóveis cresce 36,6% em apenas nove meses em outros pontos do país essas vendas também apresentam desempenho semelhante o que mostra que o desenvolvimento da economia de um modo geral esta cada vez mais propicia a essas aquisições. São financiamentos e programas que favorecem essa aquisição.
As Expectativas
Esse é um setor em que as expectativas se mostram muito positivas com o mercado prometendo se manter dentro do mesmo ritmo nos próximos anos.
Fazendo uma análise das unidades lançadas no Grande ABC e di déficit habitacional as perspectivas são de que nos próximos 1’2 anos sejam construídas entre 24 milhões a 25 milhões de novas moradias.
As facilidades oferecidas pelas linhas de credito hoje existentes e a melhora das condições sociais são alguns dos bons motivos que tem alimentado esse crescimento do setor de imóveis.
Aumento da Renda per Capita
Levantamentos feitos dão conta de que nos últimos anos em torno de 30 milhões de pessoas entraram firmes na classe media com um aumento significativo da renda per capita.
Todos estes são fortes motivos para o desenvolvimento cada vez maior de setores importantes como o de imóveis quando se sabe que a aquisição da casa própria é um dos grandes sonhos dos brasileiros.
O Grande ABC conta com 2,5 milhões de habitantes detendo uma das maiores economias do Brasil.