Justamente com o objetivo de ter uma idéia mais concreta sobre o andamento dos casos de inadimplência nos pagamentos das taxas de condomínio no Estado de São Paulo foi que o Departamento de Economia e Estatística do Sindicato da Habitação de SP fez um levantamento junto aos fóruns da cidade e o resultado não foi nada animador na medida em que o numero de ações judiciais de cobrança da taxa de condomínio teve um crescimento da ordem de 24% o que significa que a falta de pagamento desta taxa continua sendo um dos grandes problemas pára as administradoras dos condomínios.
Os Números do Aumento
Segundo ainda os dados desse mesmo levantamento, no mês de setembro o numero de ações na justiça por falta de pagamento dessa taxa dói de 1.415 casos enquanto que no mês de agosto haviam sido registrados 1.141 casos, um crescimento bastante preocupante como o é qualquer aumento de casos de inadimplência.
Se comparado a período igual do ano passado veremos que o aumento foi ainda maior, pois os casos registrados em setembro de 2009 chegaram a 1.065 casos sendo o aumento da ordem de 32,9 %, percentual este mais do que preocupante especialmente pela natureza dos problemas que um com domínio passa a ter com as inadimplências.
Na verdade isso faz com que muitos serviços não sejam prestados a contento dos moradores adimplentes, que nada teriam a ver com isso.
Outros Dados Apontados
Como resultado desse levantamento ainda pôde ser apontado outros dados que nos dizem da inadimplência nos primeiros nove meses deste ano em relação ao mesmo período do ano passado.
Neste ano o numero total de caso no período citado acima foi de 9.133 ações na justiça enquanto que no ano de 2009 o numero de casos registrados foi de 8.718, o que significa que de um ano para outro houve um incremento total de 4,78%.
Esse aumento com certeza é razão de muitas preocupações no setor em especial para quem tem de administrar um condomínio com moradores inadimplentes.
Tendência de Alta é Confirmada
De acordo com Hubert Gebara que é o vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios do Sindicato, desde março deste ano vinha se observando um quadro de estabilidade no setor que foi agora alterado e em ultima instancia são uma confirmação de alta também para os próximos meses.
O vice-presidente acredita ainda que as ações contra falta de pagamento do condomínio tiveram esse aumento com o termino da greve do poder judiciário no mês de agosto. Isso pode ter estimulado o ingresso de ações novas por falta de pagamento dessa taxa com a supressão de uma demanda que se encontrava reprimida com a greve.