A cada dia os bancos estão oferecendo novos atrativos com o objetivo de atrair mais os clientes que sonham com a casa própria. Agora a nova tentação é o adiamento do pagamento da primeira parcela que pode dar-se com até seis meses de carência. Esses financiamentos imobiliários com parcela adiada ajudam os consumidores no sentido de poderem juntar algum dinheiro que lhes possibilite mobiliar a nova morada ou até mesmo fazer alguma obra que esteja sendo necessária e que muitas vezes demoram anos até conseguir realizar.
Competição se intensifica
Na verdade os bancos estão fazendo o possível e o impossível na luta pela conquista dos clientes.
Quem sai ganhando com toda essa competição é o cliente, pois se há tempos atrás a disputa de resumia as taxas de juros e serviços hoje essa briga alcançou os prazos de pagamentos e com isso o mutuário pode escolher quando quer começar a pagar o imóvel adquirido, se no mês seguinte ao da compra ou se deseja deixar decorrer o meio ano do fechamento do contrato, que lhe está sendo facultado.
Equilíbrio de orçamento
Um dos bancos que atualmente está oferecendo este período de carência de até seis meses aos compradores da casa própria é o Banco do Brasil. Segundo o gerente executivo de Empréstimos e Financiamentos do BB, esse tipo de beneficio vem para ajudar o comprador que na hora da compra, em geral fica com o orçamento desequilibrado e com essa carência tem a oportunidade de colocar suas contas em dia, além de ser uma boa oportunidade para arrumar tudo antes de começar a pagar.
Muitas vezes em que reformas eram necessárias no imóvel acabavam ficando para depois e nunca mais aconteciam.
Mudança de moveis
Ao comprar uma casa, a vontade de também adquirir alguns móveis novos é comum, porém na maioria dos casos de compra por parte de pessoas de poucas condições financeiras, ao realizar o sonho da casa os móveis não acompanham o pacote ficando o sonho incompleto. Hoje com esse adiamento da primeira prestação isso está mudando.
Algumas pessoas adiam esse pagamento em dois, três, quatro ou até meio ano e com isso podem mobiliar a casa de acordo com o desejado e somente depois começam a pagar o financiamento de modo mais tranquilo.
Outras vantagens
A Caixa Econômica Federal também está oferecendo esta vantagem, mas não para todos os casos, mas o cliente pode sempre escolher o dia para o pagamento da prestação.Já o Santander permite que o cliente escolha um mês por ano em que não paga a prestação, sendo que o Banco do Brasil também oferece essa vantagem a que chama de “prestação pula”. Nesse mês o mutuário paga somente juros e taxa de manutenção de contrato.