No momento em que se compra uma casa a idéia é de que sendo nossa podemos fazer o que quisermos com ela, mas as coisas não são bem assim, você até pode fazer certas reformas, porém a maioria delas precisa de autorização da prefeitura para fazer ou pode acabar sendo multado por isso.
Da mesma maneira que já tem acontecido de pessoas serem multadas por efetuarem o corte ou mesmo a poda de árvores na calçada de sua casa sem que a prefeitura tenha dado autorização para tal. A verdade é que precisamos de autorização para reformas tanto na casa como na calçada da frente. Aqui temos alguns casos, mas é preciso lembrar que as leis mudam de uma cidade para outra.
Para trocar o piso da calçada
A calçada em frente a casa é de responsabilidade do proprietário mas para trocar o piso desta calçada você não precisa pedir autorização embora tenha de observar normas de segurança previstas em lei e utilizar certos tipos de materiais que em geral são especificados palas prefeituras.
Para rebaixar o meio fio
Neste caso um pedido deve ser encaminhado à prefeitura que depois da vistoria feita por engenheiro deve concordar ou não com o rebaixamento e então esse trabalho será feito pela própria prefeitura que depois cobrará o proprietário do imóvel pelos serviços realizados. O preço é calculado por metro quadrado de calçada.
Calçadas com defeitos
No caso de calçadas irregulares ou com buracos, a prefeitura pode intimar o proprietário dando prazo para o devido conserto, caso não seja realizado no tempo estipulado o dono do imóvel estará sujeito a multa.
Alteração do tamanho da casa
Sempre que for alterar a planta da casa é preciso fazer nova planta com arquiteto ou engenheiro que deverá ficar de responsável pela obra e pedir um Alvará de Aprovação de Reforma junto a Prefeitura e esta obra só poderá ser feita após a liberação do Alvará.
Precisamos ainda ter cuidado com o canteiro de obras, pois não podemos obstruir a passagem dos pedestres em calçadas.
Poda ou retirada de árvores
Quando as árvores estão na calçada à poda deve sempre ser feita pela prefeitura. No caso de precisar retirar a árvore, tanto faz se ela esta no interior de seu terreno ou na calçada, você terá de pedir licença para fazer isso e se for liberado, quem corta é a prefeitura podendo cobrar ou não pelos serviços dependendo do que dizem as leis de cada cidade.
E se não cumprir a lei o que acontece?
Quando o proprietário deixa de cumprir a lei em geral tem a obra embargada até que regularize tudo e ainda estará sujeito a multa. Muitas vezes pode ter até financiamentos trancados por irregularidades desse tipo.