?> Como Congelar os Alimentos | Imóveis Cultura Mix

Como Congelar os Alimentos

Uma boa maneira para poupar tempo, dinheiro e comer comida saudável é preparando os pratos e depois congelando-os. Dessa forma, você pode deixar tudo prontinho para a semana inteira e economiza o tempo de cozinhar enquanto tem outras coisas para fazer. Não é muito simples nos dias de atuais, preparar almoço e janta a cada dia e dar conta de todo o resto, por isso, nenhuma ideia prática pode ser descartada.

.

Apesar da grande vantagem de ter uma comida saudável, fresca e sem ter tido que ficar horas na cozinha bem no meio da semana, é preciso saber como congelar os alimentos. Existe uma série de regrinhas, que aconselham os nutricionistas, que garantem que o que foi congelado mantenha o sabor e seja saudável. Para começar, vale lembrar que congelar um alimento significa colocá-lo no freezer, porque existe uma grande diferença entre um e outro, o freezer congelo a – 10 graus, enquanto congelador fica entre 0 e 4 graus.

Alimentos Congelados

Alimentos Congelados

A Baixa Temperatura faz a Diferença na Hora de Congelar

O que garante uma boa conservação dos alimentos preparados é a temperatura, quanto mais baixa ela for, melhor. A explicação para manter o prato congelado em uma temperatura baixíssima é simples, quanto menor ela é, menor a possibilidade de desenvolver bactérias e fungos na comida. Além disso, a baixa temperatura ajuda a manter o sabor original do que foi preparado. O que isso quer dizer, que você deve colocar no congelador somente os alimentos que ainda não foram cozidos e aqueles já prontos devem ser congelados no freezer.

Nem Todo Alimento Pode ser Congelado

Alimentos

Alimentos

Não vá pensando que tudo aquilo que você cozinhar poderá colocar no freezer para congelar, os nutricionistas explicam que algumas coisas não podem ser congeladas. Para evitar que você cometa esse erro, preparamos uma pequena lista do que nunca congelar, anote: batata, creme de leite, queijos cremosos, cremes engrossados, iogurte, pudins, macarrão sem molho, maionese e ovo com casca. Desses alimentos, aquilo que você não comer deverá ir para o lixo, não pense em congelar, porque além do sabor adulterado, corre o risco de desenvolver bactérias ou fungos.

Como Congelar Alimentos Fritos

Você pode congelar também alimentos fritos, como a carne, por exemplo. Nesse caso, é melhor distribuir o que será congelado em uma assadeira antes de levar ao freezer. Uma vez que eles já estiverem bem duro, congelados, coloque em saquinhos, separando por quantidade que será consumida de cada vez, retire todo o ar e volte a colocar no freezer.

Na hora de utilizar o alimento frito congelado, retire um pouco antes do freezer, para que inicie o processo de descongelamento. Para tê-los crocantes como quando foram fritos, coloque em uma assadeira e leve ao forno normal, deixe aquecer até que fiquem de novo crocantes.

no images were found

.

Um alerta dos nutricionistas em relação aos alimentos fritos congelados, não deixe-os por mais de 2 meses no freezer.

Onde Colocar a Comida Cozida no Freezer Para ser Congelada

O melhor lugar para guardar um alimento cozido que deverá ser congelado é dentro de um pote de plástico, porém, muita atenção, antes de colocar o alimento, lave-o bem (com água quente) e enxugue-o muito bem.

Um outro detalhe importante para congelar os alimentos, eles nunca devem estar quentes, eles precisam estar completamente frios para serem levados ao freezer. Além disso, o pote de plástico não deverá nunca ser enchido até o limite, é sempre necessário que tenha um espaço de pelo menos dois dedos da tampa. Isso, porque, o volume do alimento congelado aumenta e você pode acabar quebrando o seu pote.

Já quando você for congelar qualquer molho de tomate, prefira usar sacos plásticos, não um comum, mas aqueles que são feitos apropriadamente para congelamento. Não esqueça que toda vez que for congelar alguma coisa em um saco plástico, todo o ar deverá ser retirado, antes de fechá-lo.

A importância não está só em saber congelar, mas sim, como descongelar. Não pense que é só ir tirando o alimento e deixando na temperatura ambiente e pronto. Se você vai usar aquele alimento no dia seguinte, tire-o do freezer um dia anterior e coloque-o na geladeira. Isso, porque, colocando-o direto na temperatura ambiente você pode está provocando a proliferação de micro-organismos. Se não tiver jeito e você precisar retirá-lo naquele momento para consumi-lo em seguida, primeiro passe o alimento embaixo de água corrente ou faça um banho maria de água morna e vá trocando essa água a cada 10 minutos.

Veja Uma Lista de Alguns Alimentos que Podem ser Congelados e o Tempo que Podem Ficar no Freezer

Começamos com a carne, você pode congelar os bifes, sejam eles simples ou à milanesa, também prontinhos para fritar ou já prontos. A primeira dica para congelar os bifes é de fazer com eles abertos, nada de colocar um sobre o outro. O tempo médio que é aconselhável deixá-los no freezer é entre 8 a 12 meses se for simples, a milanesa, bem menos, no máximo 3 meses.

Os bifes prontos para serem fritos devem sair direto do freezer para a frigideira com óleo bem quente.

Você também pode congelar o bucho cru ou também aquele cozido. Depois de pronto, espere que ele fique na temperatura ambiente, coloque-o em um pote plástico e pronto. Saiba que esse alimento pode ficar congelado somente por 3 meses.

Outras carnes que podem ser congeladas: carneiro, vitela e cabrito. Todos os 3 tipos de carne podem ser congeladas tanto assadas quanto cozidas. Sempre partindo da panela para a temperatura ambiente, depois passando pela geladeira e somente depois pode ir para o freezer. Todas deverão ser consumidas no máximo em 9 meses.

Você também pode congelar costelas, lombo e pernil de porco, também crus, cozidos e até mesmo assado, nesse caso, também é necessário, deixar ficar na temperatura ambiente, passar pela geladeira e somente depois ir para o freezer, tendo que ser consumido em até 6 meses.

E mais, anote aí, congele quibes, almôndegas e hambúrgueres: sempre abertos e em sacos plásticos, outra coisa importante, não devem estar muito temperados. Na hora de descongelar, eles saem do freezer direto para a frigideira. Devem ser consumidos no máximo em 6 meses.

Você também pode congelar presunto e bacon, mas atenção, em pequenas porções, de preferência em fatias e não por mais de 3 meses.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Imóveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *