A Nova Tendência
Parece que a tendência de fazer com que cada vez mais pessoas consigam realizar o sonho de adquirir a casa própria, se consolida na medida em que alternativas vão sendo oferecidas para que isso se torne uma realidade. Ainda estamos em pleno desenvolvimento do programa do governo Minha Casa Minha Vida e já agora vem novas noticias de um grande incentivo ao consórcio de imóveis com a possibilidade de uso do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) em consórcios imobiliários. Na verdade à medida que deveria permitir que quem tivesse o Fundo pudesse usá-lo nos consórcios de imóveis já tinha sido aprovado no ano de 2009 pelo Conselho Curador do FGTS, entretanto dependia de regulamentação por parte da Caixa Econômica Federal para que pudesse começar a ser usado. Finalmente esta semana a Caixa veio anunciar que as pessoas que tem o FGTS já podem lançar mão dos recursos para pagar parte das prestações, para amortizar a divida ou para quitar os consórcios de imóveis.
Quem Pode Usar
De acordo com a Caixa Econômica só poderão usar o fundo as pessoas que já tiverem sido contemplados recebendo a carta de credito e que já tenham comprado o imóvel, quem ainda está em busca de casas não poderá fazer uso desse dinheiro. Além disso, quem pretende aproveitar essa nova oportunidade é preciso que fique alerta, pois a conta do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e o consórcio deverão estar no mesmo nome para que você possa fazer uso do dinheiro. Não esqueça também que o imóvel tem de ser adquirido com a carta do consórcio e que deverá ser um imóvel residencial e localizado na zona urbana. Informe-se bem antes de tentar usar o fundo para esse fim uma vez que certas exigências e formalidades devem ser respeitadas.
Outras Exigências
O pretenso comprador precisa morar ou trabalhar a mais de um ano no lugar onde deseja comprar o imóvel sendo que nas grandes metrópoles o uso do FGTS será permitido para compra de residências em cidades satélites e/ou cidades vizinhas daquela onde o comprador mora ou trabalha. Existem facilidades de negociação que podem ser aproveitadas nas não basta encontrar a casa ideal é necessário que cumpra os requisitos mínimos exigidos pela Caixa. Outra condição básica para usar o FGTS é que o comprador não tenha outro imóvel na mesma cidade e também não pode ter nenhum financiamento junto ao Sistema Financeiro de Habitação em qualquer parte do Brasil. O uso do FGTS somente poderá ser utilizado em consórcios cujo valor não exceda o valor de R$ 500 mil. O fundo já era utilizado para lances em consórcio e para complementação da carta o que continua valendo depois da nova medida.