O ritmo de vida atual requer das pessoas muita agilidade e dinamismo, e esta tendência vem se refletindo nos hábitos do ser humano, nos mais diversos ramos de atuação. Hoje em dia temos pressa para ir ao trabalho, para almoçar, para adquirir bens de consumo, sejam eles duráveis ou não, queremos alcançar o sucesso, morar bem, etc., e tudo isso no menor temo possível pois é esta a cultura dominante. Tendo em vista esta nova visão de mercado e também as preocupações ligadas a preservação do meio ambiente, casas e construção são conceitos que vem se atualizando a cada dia. As novas tecnologias e exigências com relação a construção de casas inteligentes, ecologicamente corretas, trazem muitas novidades a este concorrido ramo de mercado, tanto no setor de construções comerciais como na construção residencial.
As Novidades
Exigências a cerca de economia no tempo da construção, economia com material, mão de obra, além do rigor quanto a preservação do nosso meio ambiente fez com que as novidades surgissem como os sistemas de construção industrializados. Basicamente eles consistem em estruturas de metal que são de fácil montagem, sob a forma de painéis. Podemos dizer que o sistema seja um pouco semelhante a construção de casas pré fabricadas em madeira. As vantagens são um curto tempo para a execução da obra e uma redução muito significativa quanto aos desperdícios uma vez que neste sistema os entulhos e sujeira são praticamente inexistentes. Estima-se que o custo médio deste sistema, incluindo-se aí as bases de telhado, ar condicionado, caixilhos em PVC, tomadas, aspiração central, interruptores, banheiro com louças e espelho, armários na cozinha e pressurizador para água, seja em toro de R$ 1.000,00 por m². Se considerarmos todas as etapas e perdas de uma construção convencional, provavelmente veremos muitas vantagens.
Perspectivas de Mercado
As previsões de crescimento deste tipo de construção de casas, que já é uma forte tendência nos Estados Unidos da América, é de que as quedas relativas ao preço médio da principal matéria prima, que é o aço, aliado ao aumento de empregos no setor de sistemas estruturais de metal, que vem sendo analisados nestes 5 anos, sejam um indicador positivo a uma possível mudança, fazendo com que a industrialização desta tecnologia substitua, aos poucos, o sistema de construção artesanal convencional com soluções inteligentes. O rigor do mercado no que se refere a evolução dos materiais, necessidade de constante especialização na mão de obra e novas normas técnicas exigem um nível de precisão absoluta, bem como um planejamento minucioso de projetos, pois a eficácia do projeto é que vai garantir um trabalho final de qualidade e sem contratempos durante a fase de execução. Trata-se de uma mudança profissional e também cultural que deve ocorrer lentamente.