Mercado de imóveis
Em 2008 a taxa de vendas de imóveis na cidade de Brasília foi uma das melhores dos últimos tempos, nesta ocasião mensalmente aconteciam em torno de 3 grandes lançamentos de empreendimentos imobiliários. Então chegou 2009 com a surpresa da crise econômica cujos efeitos ao setor imobiliário foram, principalmente a escassez de créditos, fazendo com que as construtoras adiassem ou suspendessem seus projetos por falta de dinheiro.
A desaceleração foi efetiva, porém a procura por imóveis continuou com a mesma intensidade. Brasília é uma cidade que tem como característica recebimento de famílias provenientes de diversas partes do Brasil, elas vêem em busca de oportunidades melhores no campo profissional, além de apreciar a qualidade de vida que Brasília oferece. A frequência de concursos também faz crescer a procura por imóveis, preferencialmente prontos, pois as pessoas têm pressa de encontrar uma moradia.
Lançamento de imóveis
Os imóveis a serem lançados levam, em média, cerca de 30 meses até a data de entrega, isso sem pensar nos possíveis atrasos tão comuns em obras de grande porte. Portanto este perfil não condiz com os cidadãos que precisam de uma residência fixa para se estabelecer e assumir suas novas funções profissionais na cidade. No momento a maior disponibilidade de imóveis são casas mais antigas que, invariavelmente vão requerer reparos ou até mesmo grandes reformas para que possam servir aos seus devidos fins. Este perfil de imóvel não é compatível com as necessidades de pessoas que tem pressa e vêm dispostos a ganhar a vida trabalhando muito, portanto, com pouco tempo a dedicar as demais tarefas, especialmente uma obra em uma casa estranha. Os poucos lançamentos que ocorrem tem grandes filas de espera no primeiro dia, por exemplo, no mês de dezembro aconteceu, em Águas Claras, o lançamento de um empreendimento imobiliário onde, a procura por imóveis de 1 dormitório foi imensa e dezenas de pessoas não obtiveram sucesso, sendo obrigadas a aguardar por novos lançamentos do mercado.
Perspectivas
Com a aproximação da Copa do Mundo de 2014 a perspectiva é de que os grandes empreendedores do setor busquem por sistemas de financiamento que favoreçam a aceleração das construções, pois a demanda só vai crescer fazendo inclusive com que os imóveis venham sendo muito valorizados. Em muitos casos os valores se assemelham aos preços praticados em bairros nobres de cidades como o Rio de Janeiro ou São Paulo. A falta de imóveis em Brasília é uma realidade com a qual as pessoas estão tendo que conviver, e a corrida por casas para alugar e vender tem sido a grande preocupação dos agentes imobiliários para satisfazer sua clientela. Diante deste contexto até mesmo o perfil de procura se modificou, quem procurava por algo específico como a comodidade em condomínio já está aceitando outro tipo de moradia, pois o mercado não oferece opções.