Antigamente restrita aos empregados da família, com as mudanças de estilo de vida da população, a cozinha passou a ter um papel de destaque nas residências. Isso se deve ao aumento da criminalidade nas metrópoles, o que fez com que cada vez mais pessoas procurassem ficar mais tempo em casa.
Além disso, nos tempos de hoje sai muito caro manter uma empregada em casa, tanto pela dificuldade de encontrar profissionais, que passaram a trabalhar em outras funções nas quais ganham mais, bem como pelos encargos referentes à contratação de empregadas mensalistas, babás e cuidadoras de idosos.
Dessa forma, cada vez mais pessoas colocam a mão na massa na cozinha e esse ambiente passou a ser mais valorizado, servindo de local para reuniões e confraternizações familiares. Mesmo em imóveis pequenos, arquitetos e decoradores planejam cuidadosamente o ambiente para que ele seja o destaque do lar.
Para deixar a cozinha mais prática e funcional, muitos decoradores costumam planejar o ambiente inspirado nas cozinhas de lofts norte-americanos, que são apartamentos sem paredes divisórias e com pé-direito alto.
As cozinhas dos lofts integram os demais ambientes da residência, como sala de estar e de jantar. Decorá-las nesse estilo é a melhor solução para se aproveitar o espaço de apartamentos pequenos, já que por não haver paredes, tem-se a sensação de um ambiente maior.