A compra de imóvel na planta ou a venda de imóveis “virtuais”, se é que podemos chamá-los assim, é cada vez mais comum entre os grandes empreendedores do ramo da construção civil, e pode realmente ser um ótimo negócio para os consumidores quem não tem muita pressa de estar em sua nova casa, mas alguns cuidados são muito importantes, pois trata-se de um investimento que envolve, além de muito dinheiro, sonhos e expectativas. Portanto esteja atento para evitar problemas e riscos posteriores.
Cautela e muita pesquisa
A principal dica aqui é que o comprador não esqueça de sua condição de consumidor, detentor de muitos direitos perante a lei, que devem ser cuidadosamente analisados antes da assinatura de qualquer contrato, acordo ou documento oficial. Para isso é importante que haja muita pesquisa antes de tomar qualquer decisão, pois desta forma é possível que se tenha uma visão mais ampla, panorâmica deste tipo de negócio. Alguns dos pontos mais críticos, na compra de imóvel na planta, são: atrasos ou demora quanto a data de entrega, alterações indevidas na metragem de alguns cômodos, irregularidades junto aos órgão competentes podendo ocasionar embargo da construção, reajustes acima das previsões contratuais e padrões de qualidade não correspondentes ao anunciado.
Analise da oferta
Em primeiro lugar é aconselhável conhecer outros imóveis feitos pela construtora em questão, feito isto certifique-se de detalhes como: a localização exata de seu futuro imóvel, frente, fundos, luz, ventilação, sol, etc.; analise o memorial descritivo, nele você encontra informações sobre qualidade e marcas de equipamento e materiais que serão utilizados. O regime utilizado para a construção, empreitada ou administração, influi diretamente sobre os possíveis reajustes que serão repassados ao adquirente, em forma de taxa administrativa, portanto fique alerta. Estude os detalhes a cerca das condições da negociação, periodicidade de reajustes, entrada, prestações intermediárias, entrega da chave, etc., além de juros podem haver correções com base no índice contratado. Se for financiada os cuidados se redobram. Verifique a relação entre preço total e valores apresentados, eles devem estar atualizados conforme a assinatura contratual. Verifique se há previsão de multa em caso de atrasos na entrega. Não descarte materiais de publicidade, eles lhe podem ser muito úteis. Busque informações no CREA a cerca dos profissionais envolvidos no empreendimento. Verifique os registros oficiais no cartório, os licenciamentos com a prefeitura, se estão de acordo com o projeto.
Seus direitos
Lembre-se que o CDC (Código de Defesa do Consumidor) lhe protege em muitas questões, vá em busca de seus direitos, mas antes certifique-se destes cuidados básicos, especialmente no que se relaciona a assinatura de contrato, ele é a sua maior garantia, por isso precisa ser antecipadamente estudado com cuidado, e de preferência, com o auxílio de um advogado de sua confiança. Não desista de adquirir a casa ideal, apenas certifique-se de estar fazendo um bom negócio.