Escolhendo o Terreno Certo

A compra de um terreno pode ser uma tarefa bem mais complexa do que as pessoas pensam. Para muitos o sonho se torna um grande pesadelo por pura falta de informação, para te ajudar a evitar a cair nas principais armadilhas do caminho vamos dar dicas de como escolher um terreno para comprar.

Problemas

Talvez você até conheça algum amigo ou familiar que na ansiedade por fechar um negócio que parecia muito vantajoso acabou levando gato por lebre. Algumas pessoas não sabem que devem, por exemplo, verificar o terreno primeiro junto a prefeitura do município para saber qual tipo de construção é permitida nesse local ou se é permitido construir qualquer coisa nesse espaço.

Algo simples e que se não for feito pode acarretarem muitas dores de cabeça. Se você deseja comprar um terreno, mas não tem muito conhecimento a respeito de como fazer isso procure a ajuda de um profissional do segmento de arquitetura e um corretor de imóveis.

O Que Observar na Visita ao Terreno

Espaço

A observação de um terreno muda de ângulo dependendo de qual é a sua intenção para ele. Por exemplo, quem deseja um terreno para atividade comercial deve dar preferência para terrenos de esquina que são mais indicados para esse fim. No caso de preferir um imóvel para construir a sua casa é importante estar ciente de que se perde um bom espaço do terreno devido aos afastamentos necessários da rua.

Roçado

Tem casos em que o terreno em questão está coberto de mato, nesse caso é importante efetuar um roçado para que se possa fazer uma avaliação mais consistente das características do solo. Ninguém quer comprar uma pedreira, não é mesmo?

Rios e Córregos

Tenha bastante cuidado com a presença de rios e córregos que fiquem próximos ou atravessem o terreno que você deseja comprar. Saiba que o afastamento que é exigido obrigatoriamente pela lei federal pode acabar inviabilizando a construção de uma casa, por exemplo.

Galeria de Águas Pluviais

É proibido por lei construir sobre galeria de águas pluviais, então verifique se esse não é o caso do terreno em questão. A proibição se deve ao fato de que o rompimento de uma galeria pode acarretar em danos sérios para a estrutura do imóvel tornando-o inútil. Outro ponto importante é que nesse caso o valor de venda do imóvel é reduzido para bem menos.

Talvegue ou Bacia

Antes de fechar negócio da compra de um terreno é necessário verificar se ele não se configura num talvegue que é um caminho natural das águas pluviais ou mesmo numa bacia que é o ponto para o qual as águas pluviais convergem. No caso de ser um talvegue é importante fugir da compra, se for uma bacia você deve verificar se existem obras de drenagem e se elas estão sendo eficientes.

Reserva Florestal

Cuidado para não acabar comprando uma reserva florestal a não ser que o seu interesse seja preservar. Saiba que isso acontece muito e o novo proprietário descobre que comprou uma área de reserva florestal assim que derruba a primeira árvore e recebe a visita da fiscalização para lhe aplicar uma multa.

Serviços de Infra-Estrutura

Observe com especial atenção os serviços de infra-estrutura do local, ou seja, as redes de águas pluviais e esgoto, eletricidade, pavimentação e telefonia. Também observe a vizinhança, ou seja, o padrão de construção e se a vista que você tem do terreno valoriza ou desvaloriza o seu terreno.

Por exemplo, se no entorno do seu terreno tiver uma favela o imóvel que você vai construir lá acabará ficando desvalorizado no futuro. Pense se o valor gasto na construção do imóvel vai ser passível de recuperação.

Enchentes

Quando o terreno em questão fica na beira da rua com um rio adjacente ou mesmo oposto é importante se informar sobre possíveis enchentes. O Brasil tem fortes chuvas durante o verão e acontece de muitos rios acabarem transbordando acarretando em enchentes que invadem a via pública e também as construções que ficam próximas. Esse é outro fator que desvaloriza o futuro imóvel e que de ser considerado logo na primeira visita ao terreno.

Terreno em Aclive

No caso de o terreno for em aclive é importante verificar se existem construções que ficam acima do mesmo e observar o padrão construtivo, se tem lixo e como é a drenagem do local. Isso é importante porque a realização de cortes inadequados sem as devidas obras de contenção e drenagem podem resultar em redução da estabilidade do terreno acarretando em quedas de barreiras.

Procedimentos Antes da Compra do Terreno

Quando surge aquele momento quase mágico em que você encontrou exatamente o terreno que deseja não assine logo o cheque, pois é importante ter certeza de que a construção que você pretende fazer no local é permitida.

O Que Pode Construir no Terreno

Para saber o que pode ou não construir num terreno é necessário conhecer a lei de cada cidade sobre o uso do solo. Dessa forma para que a prefeitura do município autorize a construção do projeto é necessário que o mesmo esteja adequado com o que a lei do uso do solo estabelece bem como com o código de obras. Quanto mais redondo em relação as leis estiver mais fácil e rápido será de aprovar o mesmo.

O Que Verificar Junto as Prefeitura

Verifique junto a prefeitura da cidade do terreno o que se pode construir no local, ou seja, se pode ter uso residencial, comercial e industrial, se é uma área de reserva ambiental, se é uma área embargada pela defesa civil, se é um terreno em processo de desapropriação entre outras questões.

No caso de ser um terreno em loteamento é importante verificar se o mesmo tem a aprovação da prefeitura, ou seja, se está sem pendências de obras de infra-estrutura enfim se está tudo em ordem como deveria.

O funcionário público da prefeitura irá lhe informar como proceder de forma correta para ter acesso a essas informações, provavelmente será necessário preencher um formulário e esperar que o mesmo seja processado. Todo cuidado é pouco quando se pensa em fazer um investimento tão importante quanto esse.

O primeiro passo para quem pretende construir sua casa própria é a escolha do terreno, e para aqueles que já possuem o terreno é necessário analisar sua metragem, posição e geografia antes de fazer a planta da sua casa, que precisa considerar todos estes aspectos. A escolha do terreno certo também precisa levar em conta o objetivo da construção, se comercial, se casa de moradia ou mesmo para aqueles que tem as casas de Aluguel como Investimento. Para quem esta pensando em adquirir um terreno para construir uma casa precisa analisar vários fatores que variam de acordo com o objetivo da construção e as características da família que vai residir ali.

Escolhendo o Terreno Certo

Escolhendo o Terreno Certo

Primeiro é preciso levar em conta se a construção é comercial, residencial, se é para alugar ou mesmo é para a construção da casa da família. Se a compra do terreno destina-se a construção de um ponto comercial é lógico que os itens a serem analisados são mais criteriosos e direcionados ao tipo de empreendimento que se pretende realizar. Agora no caso da compra de terrenos para a construção de casas para alugar ou para casa para a moradia da família os critérios são outros. Em se tratando da construção de Imóveis para alugar, a preferência deve ser sempre por bairros próximos a empresas que ofereçam considerável numero de vagas de empregos e escolas, pois esses são os dois primeiros critérios que são levados em conta quanto locatários procuram casas para alugar, juntamente com a segurança, e que trazem Facilidades de Negociação.

Casa

Casa

Quando se pretende comprar um terreno para construir A Casa Ideal para a nossa família, precisamos analisar o tamanho do terreno com as necessidades, a segurança, a proximidade da escola das crianças, dos serviços de infra-estrutura e transporte e também a proximidade ou acesso ao local de trabalho. Decidido isso, com certeza já escolhemos o bairro onde queremos morar, a partir daí começa a busca pelo terreno. Pra escolher o terreno certo precisamos ter um esboço simples da planta da casa com metragem aproximada, a partir daí é necessário verificar a posição do terreno com relação aos pontos cardeais, para verificarmos a luminosidade da casa, é importante também verificar a posição dos ventos mais comuns, tipo de formação do solo do terreno de acordo com o tipo de construção, se é aterro, se é solo úmido, arenoso ou rochoso, etc.

Imóvel

Imóvel

Depois de analisados os lotes de terrenos disponíveis é hora de procurar uma corretora de imóveis para verificar a documentação e a Prefeitura Municipal para analisar o Código de Obras do Município para verificar se as orientações da legislação municipal local permitem o tipo de construção que você pretende realizar, e somente depois de verificada toda a documentação é que você deve  fechar o negócio. A escolha do terreno adequado é fundamental para que num segundo passo Escolhendo a Casa Certa através de uma planta bem elaborada possamos morar bem, que segundo um ditado americano, é o segredo de viver bem.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Terrenos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *