Tipos De Terrenos

Pode-se dizer que o terreno é parte fundamental de qualquer construção, pois é ele que dá sustentação ao peso e também indica as características essenciais do projeto em função do seu perfil e também das suas características físicas como localização, elevação e drenagem.

Em relação à mecânica dos solos é de extrema importância sabermos quais são os tipos de solos, especialmente quando vamos construir, pois é essencial saber o tipo de solo para que se faça um projeto baseado em suas características.

Conhecer

Existem três tipos de solos que são: arenoso, siltoso e argiloso. Mas essa divisão não é muito rígida, pois dificilmente é possível encontrar solos que se enquadram em apenas um dos tipos.

Os Tipos de Solos

Os solos se dividem em três tipos que são os arenosos, argilosos e siltosos. É importante conhecer os tipos de solos antes de se fazer qualquer tipo de construção, pois conhecendo o solo é possível fazer um projeto com base em suas características e dessa forma não há riscos futuros.

O Primeiro tipo de Solo que vamos conhecer melhor é o Solo Arenoso. Esse tipo de solo é aquele em que há o predomínio da areia. Ela está composta de grãos grossos, médios e finos, mas todos são visíveis a olho nu. A a característica principal é que a areia não tem coesão, melhor dizendo, os seus grãos são fáceis de se separar uns dos outros.

O segundo tipo é o Solo Argiloso. Esse tipo de solo se caracteriza pelos grãos microscópicos, que possuem cores vivas e de alta impermeabilidade.

Como conseqüência do tamanho dos grãos, as argilas são bem fáceis de serem moldadas com água; possuem dificuldade de desagregação e também formam barro plástico quando úmido.

Argiloso

A argila é oposta da areia, pois ela possui plasticidade e também capaz de aglutinar e é bastante usada a muitos aos para muitas finalidades. Uma curiosidade interessante é que no Brasil, grande parte dos solos são Argilosos.

O terceiro tipo é o Solo Siltoso. Esse tipo de solo está entre a areia e a argila. O silte é um pó com argila, porém não possui coesão muito apreciada e também não possui plasticidade boa quando é molhado.

A Importância do Terreno

Quando se escolhe um terreno para construir é importante identificar o tipo de solo que predomina no terreno, pois dessa forma você terá mais sucesso no projeto e na construção.

Escolher

É importante contratar os serviços de um bom engenheiro que possa fazer os serviços que são necessários, pois dessa forma você terá mais segurança de que tudo ocorrerá bem e que o resultado final será um sucesso.

Um bom engenheiro será capaz de identificar o tipo de terreno e o tipo de solo predominante e dessa forma ele fará um projeto levando em conta essas características.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Terrenos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • wdw1d1wd13wd13wd123d

    aguinaldo 23 de novembro de 2012 8:14
  • auguns terrenonos sabons e outros naõ .

    leia 14 de março de 2014 10:44
  • eu tanbém

    ingride 14 de março de 2014 10:47
  • os terrenos saõ muitos desgastavel

    alessandra do sexto ano b 14 de março de 2014 10:54

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *