?> Bienal Brasileira de Design 2010 - Exposição e Trabalhos | Imóveis Cultura Mix

Bienal Brasileira de Design 2010

Com organização do Centre de Design Paraná e da Federação das Indústrias do Estado (FIEP) por intermédio do Centro Internacional de Inovação (C2i) Curitiba recebeu agora em setembro a Bienal Brasileira de Design 2010.

Evento

O evento veio com a intenção de debater a cultura do design em nosso país com o foco voltado para a indústria: como atender a demanda do mundo de hoje, projetando, produzindo e consumindo bens sem, entretanto comprometer o futuro de nosso planeta.

Tema do Ano

A Bienal Brasileira de Design apresentou em Curitiba, este ano inúmeras novidades tanto da produção brasileira como internacional. O tema deste ano foi: Design, Inovação e Sustentabilidade sendo que a curadoria geral foi de Amélia Borges. Segundo Letícia Castro Gaziri que é diretora de projetos do Centro de Design Paraná o que procurou fazer foi destacar aqueles produtos que fazem parte de nosso cotidiano com o objetivo de mostrar que design e sustentabilidade são para todos nós.

Tema

Ao levar esse evento ao publico a proposta era exatamente a de desmistificar a temática.

Evento Descentralizado

Um evento acontecendo em diferentes pontos da cidade, bastante descentralizado foi a aposta deste ano e assim a Bienal se desenvolveu em museus, universidades, locais públicos e, portanto com grande circulação de pessoas como é o caso dos parques. A extensa programação contou com seminários, mostras, ações educativas, fóruns, workshops, ações culturais e interativas.

Na mostra que leva o nome do evento e que é a principal foi apresentado um completo panorama de toda a produção mais recente do design no Brasil sendo que os eixos que conduziram foram inovação e sustentabilidade. Estiveram presentes cerca de 200 projetos entre design de serviços, designs gráficos e embalagens.

Trabalhos Selecionados

Para que fossem mostradas peculiaridades de diversas partes de nosso país foram selecionados itens da produção de todos os estados brasileiros.

Mostra

Da exposição que se denomina “Novíssimos” foram indicados por professores projetos de estudantes de universidades de todo o Brasil sendo que aí se incluem: móveis, jóias, luminárias, máquinas, utensílios domésticos, sanitário, biblioteca itinerante e instrumentos de trabalho. Nessa mostra que aconteceu em Curitiba também podiam ser encontrados trabalhos de novos designers.

Mostra que Mercê Destaque

“Primórdios de uma idéia” é outra mostra que merece destaque e atenção uma vez que faz a recuperação da história das primeiras bienais de design que se realizaram no Brasil.

Foram três as edições que aconteceram no Rio de Janeiro, uma em 1968, outra em 1970 e uma terceira em 1972 e contaram com organização do Instituto de Desenho Industrial (IDI). Ocupando na ocasião o Museu de Arte Moderna que havia sido recentemente inaugurado, e nosso país que se encontrava em desenvolvimento, teve evidenciado então as suas potencialidades do design. A Bienal 2010 em Curitiba se prolonga até 31 de outubro.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *