?> Alemães Apresentam Casa Ecoeficiente - Tijolo e Populares | Imóveis Cultura Mix

Alemães Apresentam Casa Ecoeficiente

A casa alemã inaugurada em São Paulo no Parque Ibirapuera trás soluções de grande criatividade no que se refere ao aproveitamento da energia elétrica, ao acendimento de luzes, ao aquecimento da água do chuveiro, a refrigeração de salas e quartos. Os alemães apresentam casa ecoeficiente desenvolvida na Universidade Técnica de Darmstad que tem 82 metros quadrados de área projetada com painéis especiais para captar a energia solar e que mostram uma verdadeira obra que combina alta tecnologia e beleza estética.

Tijolo

O Imóvel

Quando visto por fora esse imóvel pode até perecer um contêiner, mas é cheio de surpresas. Venezianas usadas nas paredes externas têm o objetivo de garantir que a luminosidade possa penetrar no interior dos cômodos durante o dia. Na cobertura e na fachada existem painéis solares que servem como filtro para o calor, tudo com vistas a tornar essa casa ecoeficiente, ou seja, ecologicamente correta e dentro dos princípios de sustentabilidade. Quando sair da capital paulista o projeto deverá ser apresentado em mais 12 países só na América Latina. Esse é um projeto que em 2007, saiu vencedor do Solar Decathlon, que é uma competição de universidades de arquitetura, realizado a cada dois anos em nível internacional.

Populares

Especificações de Funcionamento

Na cobertura e na fachada da casa tem placas voltaicas que servem para captação de luz solar que depois é transformada em energia. As persianas que são de lâminas integradas servem para proteger o interior do imóvel da radiação solar muito forte e do calor, mas servem também para produzirem a energia que é consumida nos eletrodomésticos, na iluminação da casa e na ventilação desta, pois garantem a entrada de vento mais fresco em dias mais quentes. Quando esfria basta fechar as venezianas. Isso tudo acontece porque as placas são feitas de uma combinação de substancias que tem a capacidade de reagir à incidência dos raios solares produzindo então uma corrente de elétrons capaz de gerar eletricidade suficiente para abastecer a casa toda. Baterias servem para armazenar essa energia gerada e dessa forma se pode fazer uma reserva que será usada nos períodos em que não houver incidência de luz.   

Alemães Apresentam Casa Ecoeficiente

Isolamento Térmico

Idéias diferentes são apresentadas pelos especialistas alemães quando se trata do isolamento térmico podendo optar por produtos como isopor usado em paredes feitas de concreto, fibras de celulose também podem ser usadas e ainda painéis de alumínio ou madeira compensada, tudo pode ser usado como alternativa para a contensão do calor.

Sistemas Inteligentes

Essa moderna casa conta para a iluminação e climatização, com sistemas inteligentes onde sensores regulam tanto a luz como a temperatura dentro de casa. Com um imóvel assim o morador pode ter os gastos com energia reduzidos em até 30%. Pronto, esse imóvel custa por volta de 200 mil euros o que é um valor bastante alto para nossa realidade.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *