?> Sala Para Casa de Campo - Dicas | Imóveis Cultura Mix

Sala Para Casa de Campo

Quando se procura tranquilidade em meio a cidades grandes, o primeiro destino pensado são as casas de campo. Elas podem ser simples como um chalé ou uma cabana, ou mais sofisticadas feita para suportar baixas temperaturas. Utilizando em sua maioria a madeira para a decoração.

São ideais para aproveitar a natureza, principalmente quando possuem bastante janelas de vidro espalhadas pela casa. A intenção é deixar o mais calmo, silencioso e aconchegante possível.  Cada um com sua criatividade para criação do melhor lugar, projetando a casa de acordo com seu gosto.

Projetos

Primeiramente o lugar deve ser escolhido de maneira estratégica, para que a natureza de modo geral; sendo rios, montanhas, bosques ou florestas; desejada pela pessoa fique bem exposta, para que a decoração seja propicia para varandas, sacadas e janelas.

O legal dessas casas mesmo sendo bastante abertas, elas ainda possuem uma alta privacidade, já que normalmente são casas em lugares distantes de outros vizinhos.

Depois da escolha do local, o projeto deve ser feito, lembrando que a casa de campo possui pouquíssimas leis para a sua construção, sem padronizações, sem parâmetros de zoneamento. Contudo, é sempre bom consultar as leis vigentes da região a ser construída.

Materiais

Por ser uma construção em meio a natureza, uma característica predominante entre os materiais são os mais naturais possíveis, para poder trazer mais ainda esse ar para dentro da casa. Pode ser aproveitada os materiais da própria localização, ou então comprar em lugares mais baratos para customização.

Caso não seja possível esses materiais, já existem no mercado algumas imitações bem reais de madeiras ou pedras, como o deck de PVC (bom no ponto de vista ecológico)  ou o porcelanato para a madeira e o cimento queimado no chão.

Outro material muito utilizado que não é natural, mas traz muito a natureza para dentro de casa é o vidro. Grandes janelas e paredes de vidro deixam a integração do lado de fora com o de dentro muito maior. É comum também a utilização de porta-janela no térreo, podendo quando serem abertas ter uma completa ventilação dentro da casa.

Casa Ecológica

Para questões não só ecológicas, mas também financeiras quando se possui uma casa mais ventilada e mais iluminada naturalmente, se gasta uma quantia muito menor  de energia, já que se economiza ventilador, ar condicionado, lâmpadas.

Existe diversas maneiras de ser sustentável em uma casa de campo, a climatização é com certeza a melhor delas. Um exemplo de climatização é o construir as paredes grossas com pedra ou concreto, nesse caso a parede vai absorver o calor durante o dia e de noite ela espalha o calor absorvido em regiões que a noite é bem mais fria que o dia. Regiões essas com climas subtropicais, aqui no brasil , seria estados como Paraná, Santa Catarina, São Paulo, entre outros mais ao sul.

Em regiões mais secas para deixar o clima mais agradável e não ocorrer muita absorção do calor pode ser usado os telhados verdes, que vão impedir uma ação direta do sol. Outra questão ecológicas estudada para casas de campo são de construir a casa considerando o desnível do terreno sem muda-lo, para não agredir a natureza, podendo assim ser criativo e mesmo tempo inteligente por ter tido um menor custo.

Em questão da água, é necessário verificar se existe abastecimento na região, e que caso não tenha, procurar um mais perto para fazer uma ligação. E ainda melhor se conseguir fontes de água que sejam possíveis de recolher nas redondezas ou captação da chuva e utilizar na casa. Outro tipo de recurso muito necessário é a energia, e dentro da natureza é possível utilizar aquecimento solar para as saídas de água, placas de energia solar para outros usos eletrônicos

Com todas essas iniciativas menos árvores e pedras são retiradas do lugar, construindo as casas sobre pilotis que dificulta a entrada umidade no chão.

Decoração

A decoração da casa fica por conta de seu dono, podendo fazer o que ela achar mais interessante, porém a maioria das pessoas preferem detalhes mais rústicos, remetendo a sociedade mais antiga que vivia na área rural. Algumas características desses detalhes rústicas vão de fornos a lenha, piso de cimento queimado e  mesas de madeira grande. Adotando um estilo de casa antiga mesmo, com cortinas de renda, uma lareira, lampiões e pisos de madeira. Dando aquela sensação de casa de vó.

Há, porém, pessoas que preferem casas com design mais modernos, indo para um lado mais sofisticado, mas ainda sim tendo o mesmo nível de conforto de uma casa rústica. E ainda pode ter alguns itens iguais a outro tipo de casa, porém com outro tipo de planejamento para dar outro ar ao ambiente.

Por fim os detalhes dependem de muitos fatores: a faixa etária dos moradores, famílias grandes ou pequenas, possuem crianças ou não. Devendo atender o perfil de cada um e a quais intenções para qual a casa foi feita/comprada.

Jardim

Mesmo a casa sendo no campo, o lado externo dela deve ser cuidado, muito por segurança, para maior visibilidade da natureza. Para isso pode se contratar um paisagista, ou então a decoração fica por conta da pessoa, com ajuda de um jardineiro.

Fica mais fácil se contratar um paisagista, já que as vezes não é necessário devastar tudo e começar o jardim do zero. Com seus conhecimentos, um paisagista consegue transformar o campo do jeito que a pessoa escolher.

No Brasil, as casas de campo classicamente possuem piscinas devido ao clima mais quente, algo que traz ao lado externo da casa um clima diferente de  casas em outros lugares do mundo.

Sala

Normalmente essa área é integrada a cozinha e a mesa de jantar. Na sala em si normalmente são colocadas lareiras, e sofás simples ou os modelos que viram cama. Dependendo muito do estilo da pessoa ( rústico ou moderno), podendo até mesmo colocar uma televisão ou não. Tudo para que possa ser um lugar aconchegante, que trará a tranquilidade desejada.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *