Paredes com Tijolos de Vidro

Os tijolos de vidro podem ser uma ótima opção para se fazer paredes e automaticamente estão incrementando a decoração da casa. Você pode escolher um cantinho da casa e apostar nos tijolos de vidro e é um visual bem fácil de se criar e os gastos também não são muitos. O que não é aconselhável é criar muitas paredes com o material pela casa. Mas, na medida certa, o resultado é charme e valorização de cada espaço.

Tipos de Paredes Com Tijolos de Vidro

Na verdade não é bem de tipos de paredes que temos que falar, parede é parede e ponto, mas da forma que elas vão ganhar, que podem ser acentuadas pela forma dos tijolos de vidro.Sim, a boa notícia é que esse tipo de material é vendido em formatos diferentes. Você poderá encontrar tijolos de vidro na forma retangular, e quadrada, com efeito ondulado e ainda, lisos, coloridos e transparentes, entre outras várias opções. O que não faltam são opções de tipos de blocos de tijolos de vidro.

Falando um pouco da vantagem de se criar paredes com tijolos de vidro, podemos destacar ainda um outro detalhe bem legal, é uma ótima opção para não bloquear a luz. Se você optar por uma parede de tijolo de vidro terá a certeza de que o ambiente terá a luz natural e o que é ótimo, inclusive, porque dá sua contribuição para a conta de energia, economizando luz.

Algumas Dicas de Onde Usar Tijolos de Vidro

1- A parede com tijolo de vidro é muito usada quando é necessário deixar que a luz de fora entre ou simplesmente, para evitar de bloqueá-la. Muitas pessoas, usam então, o material, para fazer falsas janelas e garantir a luz do dia. É uma forma de dar um toque moderno e diferente ao ambiente e ainda garantir a claridade, importante em qualquer tipo de imóvel e espaço.

No banheiro, por exemplo, você pode criar uma falsa janela. É muito comum que apartamentos novos não tenham janela no banheiro, o que os deixam escuros a qualquer hora do dia. Você, pode então, usar os tijolos de vidro, não para fazer uma parede inteira, mas para garantir que a parte superior tenha uma boa passagem de luz. A chamada falsa janela. Lembre-se que apesar da transparência, pela textura do material, passa a luz, mas a privacidade é garantida.

2- Outra forma muito interessante de se usar as paredes de tijolos de vidro é para separar os ambientes, voltando a garantir a luminosidade. Por exemplo, se é uma quitinete, onde quarto e sala estão no mesmo espaço, mas existe uma única janela de um lado, se você separa com parede de tijolos normais, uma parte ficará muito escura. Neste caso, a parede com tijolos de vidro é uma ótima solução para separar um cômodo do outro e garantir que todos os dois continuem claros. Garantindo, como você já sabe a privacidade, já que apesar da transparência, o tijolo de vidro garante a não “vista” do outro lado.

No caso de uma divisória, alguns arquitetos preferem apostar em paredes curvilíneas, para dar uma bossa ao ambiente. Porém, caso não seja muito grande, é melhor dividir com a parede reta.

3- Voltando ao banheiro, a parede com tijolos de vidro pode ser aquela do box. Ao invés, de ter o box de vidro, dá para se fazer a troca e o resultado fica bem bacana. Sem falar, que voltamos ao ponto bem legal de poder garantir mais luminosidade para o ambiente.

4- Na cozinha também dá para usar os tijolos de vidro, neste caso, não como a parede, que também poderia ser, mas como bancada da cozinha. Dá para fazer uma bancada perfeita e pode ter certeza que irá custar bem menos do que fazendo com outros materiais.

Vale ressaltar que os blocos de vidro devem ser colocados por uma pessoa que esteja acostumada a trabalhar com o material. Não é tão simples colocá-lo e claro, ainda é necessário se usar a argamassa, que neste caso, é especial para o tipo de material. A mais usada é a argamassa quartzolit para blocos de vidro. Ela possui uma textura bem fina e é beem aderente, o que garante um bom acabamento.

Vantagens e Desvantagens dos Tijolos de Vidro

Vantagens:

  • Dá mais privacidade como divisória para os ambientes.
  • Uma vez colocado não exige pintura e muito menos ter que pintar novamente.
  • Está disponível numa grande variedade de tons e cores.
  • Concede a decoração um visual moderno e diferente.
  • É bem eficiente para isolar o barulho do lado.
  • Afasta a temperatura que está vindo dos outros espaços.
  • De todos os materiais de construção é o mais resistente ao fogo.
  • Quando a opção é pelo tijolo de vidro transparente, você consegue garantir 80% da luz.
  • Valoriza a luz natural e em consequência reduz os gastos com a luz elétrica.
Imagem de Amostra do You Tube

Desvantagens:

  • A parede feita com tijolos de vidro não dá a mesma privacidade que uma parede feita de tijolos, por isso, para zonas que é necessário ter total privacidade, o material é desaconselhável.
  • A limpeza também não é tão simples assim, principalmente, se os tijolos de vidro posssuírem a textura diferente. Deve ser feita com frequência para não acumular sujeira.
  • Outro problema é que o vidro é muito sensível a riscos, basta pouco para ficar com as marcas. Exige cuidado e atenção, principalmente, na hora da limpeza.
  • A sujeira sempre deixar marcas, não precisa de muito para parecer que a parede feita de tijolos de vidro está suja.
Imagem de Amostra do You Tube

A verdade é que entre vantagens e desvantagens, a primeira é em número maior, principalmente, em dependendo do resultado final que se espera. Por isso, vale a pena apostar em paredes com tijolos de vidro para dar mais modernidade e iluminar a casa.

Procure sempre comprar materiais de boa qualidade para não ter problemas como, por exemplo, infiltração ou arranhões muito evidentes. Dois problemas que podem deixar a parede de tijolos de vidro com um péssimo aspecto.

Posts Relacionados

Confira as nossas dicas e saiba como escolher entre tijolo e bloco na sua construção ou reforma. Veja o que diferencia um tijolo comum de um tijolo ecológico e entenda como ele contribui com o meio ambiente. Saiba que os tijolos também podem contribuir com a decoração dos ambientes, o tijolo aparente, por exemplo, deixa os cômodos bastante charmosos.

4 comentários

  1. Gostaria de uma resposta sobre minha solicitação anterior.

    Paulo Zatta

  2. Pessoal, quem quiser dicas interessantes sobre elétrica, ar condicionado ou montagem de parede de blocos de vidro, entrem no meu blog: http://www.dicasdoslivak.blogspot.com
    Valeu!

  3. Olá, gostaria de saber se vcs vendem paredes de blocos de vidro, e se vendem, como é, é por metro, tamanho??
    Obrigado.

  4. Adriano Sancinetti

    Ola Amigos,como faço para comprar esses blocos de vidro, preciso de algumas peças da 7 sétima foto aguardo retorno obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>