Tijolo Ecológico

Não dá para negar que muitas iniciativas têm sido tomadas quando o assunto é preservação do meio ambiente. Por mais que sejam muitas, ainda não são totalmente eficientes, mas várias empresas já garantem que seus produtos não prejudicam o habitat do ser humano, que é o planeta Terra. O que já é uma vitória, visto que anos atrás ninguém se preocupava com assuntos ambientais. E é dessa tendência de produtor ecológico que surgiu o tijolo ecológico, um modo de construir sem destruir!

Modelos de Tijolos Ecológicos

Modelos de Tijolos Ecológicos

O tijolo ecológico é bem mais econômico em relação aos tijolos convencionais, além de agilizar o processo de construção civil. É fabricado manualmente numa prensa e sofre uma pressão de seis toneladas em sua forma, deixando suas fases lisas e garantindo um encaixe perfeito. Devido ao encaixe, não é preciso cortar o material, por isso a economia, que faz com que o mercado civil esteja cada vez mais adotando esse novo tipo de tijolo.

Com esse material, a utilização de pregos, madeiras e arames são dispensados. As fases inteiramente lisas também não precisam ser rebocadas, ou seja, não há a necessidade de utilizar reboco na construção. As paredes construídas com tijolos ecológicos tem um belo acabamento, fazendo com que haja uma estética diferenciada para a construção.

Projeto com Tijolo Ecologico

Projeto com Tijolo Ecologico

Mas o que faz o tijolo ser ecológico, afinal? Não há queima de carvão no processo produtivo, como é o caso dos tijolos convencionais. Assim, não há nenhuma agressão ao meio ambiente, não há desmatamento de árvores e nem lançamento de resíduos tóxicos na atmosfera.

A estrutura, por ser encaixada, faz com que a construção seja bem mais segura. Toda instalação hidráulica e elétrica é embutida nos furos do tijolo ecológico, o que é muito mais prático. Além do isolamento térmico e acústico, há a proteção contra a umidade, pois com as cavidades de encaixe, toda água da chuva que penetra na construção sofre evaporação, fazendo com que a mesma tenha uma durabilidade bem maior.

Existem vários tipos de tijolos ecológicos. Os mais usados são os tijolos modulares, com duas cavidades. O meio tijolo, para acabamentos, geralmente é feito em canteiros de obras de construção civil. E o tijolo do tipo canaleta possui várias funções quando o assunto é a estrutura das edificações.

Tijolo Ecologico

Tijolo Ecologico


Os tijolos ecológicos são uma inovação no ramo da construção civil, setor que cresce muito no Brasil. E nada melhor do que crescer com sustentabilidade e preservação ao meio ambiente. Antes, os tijolos ecológicos eram produzidos por fábricas de pequeno porte, porém, as grandes indústrias de material de construção já investem no tijolo que tem um grande potencial e que com certeza substituirá o tijolo convencional.

Os preços dos tijolos variam de acordo com a marca e forma, mas o custo médio de um milheiro de tijolo ecológico é de R$ 340 a R$ 550 reais, resultando em uma economia de até 25% na obra em relação ao uso dos tijolos de barro, os convencionais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Construção

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • quero informações a respeito do tijolo ecologico , preço e como comprá-lo

    wilhians 16 de agosto de 2011 22:01
  • o tijolo ecl´gico como anunciado, é feito de que material?
    Ele é mais leve que o tijolo comum, guardado as devidas proporções de tamanho?
    Na composição da matéria prima é posto algum aditivo para endurecimento d tijolo e para não derreter com a chuva?
    Quais as dimensões do tijolo e qal preço?

    grato

    Uilsom Ladeia da Silva 19 de Janeiro de 2012 16:45
  • gostaria de saber onde comprar o tijolo ecologico , estou em Mairiporã proximo a São Paulo ,e se qualquer pedreiro tem condições de trabalhar com esse tipo de material ,ou se tem que ser mão de obra especializada.

    Elaine C Pinto 30 de Janeiro de 2012 9:56
  • Quero orçamento para 5000 tijolos para entregar em Seropédica – RJ, e saber se o frete já está embutido. Nesta quantidade enviar 15% de calha.

    Muito Obrigado
    Alessandro Wallace
    (21) 71479065

    Alessandro Wallace 8 de Fevereiro de 2012 12:42
  • gostaria de saber onde comprar o tijolo ecologico

    pericles mendonça 23 de Fevereiro de 2012 17:04
  • Gostaria de saber onde posso comprar esses tijolos?
    Endereço do fornecedor, etc
    Obrigado

    Valtermir Alves 16 de junho de 2012 12:29
  • quem tem enteresse de comprar mande contato pois tenho uma equipe de trabalho especilizado nesse novo empreendimento com todas as informação e ate plantas de construção 2185774828

    silvio 23 de junho de 2012 21:08
  • Alessandro estes tijolos sai por cinco mil e novecentos reais ja com frete pois e o melhor do rio e qualidade

    silvio 23 de junho de 2012 21:10
  • Olá! estou acabando de construir minha casa com tijolo ecologico, tenho contato com muitas fabricas deste tijolo tambem com pedreiro que trabalha com este produto
    Posso ajudar vc 12.88182484
    Araujo

    NomeJose Araujo da Silva 1 de dezembro de 2012 9:31
  • o tijolo ecl´gico como anunciado, é feito de que material?
    Ele é mais leve que o tijolo comum, guardado as devidas proporções de tamanho?
    Na composição da matéria prima é posto algum aditivo para endurecimento d tijolo e para não derreter com a chuva?
    Quais as dimensões do tijolo e qal preço?

    grato

    Ana Geraldina Esteves 20 de outubro de 2013 17:37

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *