Como Escolher Janelas Anti-Ruído

Estamos cercados pelo barulho, quem mora em grandes centros urbanos sabe que é difícil fugir dessa fonte de estresse. Uma forma de reduzir o efeito negativo que os sons externos podem causar em nossa vida é apostar nas janelas antirruído. Contudo, antes de sair comprando a primeira opção que aparecer é interessante saber como fazer essa escolha mais assertivamente.

Considerações Sobre os ‘Barulhos’

Em alguns casos as pessoas tendem a achar que a instalação de janelas antirruído não surtiu o efeito esperado porque continuam sofrendo com as interferências externas. A questão principal nesse caso é identificar por onde estão entrando os sons que tanto incomodam. Estudos apontam que a entrada não se dá somente por portas e janelas, então antes de investir nessas janelas verifique a fonte dos sons externos.

Janelas Antirruído ou Acústicas – Conheça Melhor

As janelas convencionais não são as mais indicadas para quem vive em locais com muitos ruídos devido ao fato de que são feitas de vidros do tipo simples que tem entre 4 e 8 mm de espessura. Esses vidros são finos e apresentam frestas por meio das quais os ruídos conseguem passar.  As janelas conhecidas como antirruídos ou acústicas podem ter vidro de até 10 mm de espessura impedindo que o som passe por elas.

Um tipo de janela que é bastante interessante para quem mora próximo a um aeroporto, em ruas movimentadas, tem muitos cães latindo na vizinhança e assim por diante. Dependendo do nível de incômodo acústico as empresas que trabalham com a confecção de janelas antirruídos podem oferecer uma série de alternativas.

Janelas Acústicas com Vidros Triplos

Uma das opções para os casos em que os ruídos externos se mostram muito altos é contar com uma janela de vidro triplo. O vidro triplo possui 01 vidro incolor de 4 mm e 01 vidro laminado incolor de 6 mm entre os quais há uma câmara de ar desidratado com 6 mm.

Esquadria com Vidro Duplo

Para casos mais extremos de ruídos externos pode ser interessante apostar na esquadria com vidro duplo em que se tem uma média de 20 mm de espessura. Esse vidro é composto por duas lâminas de vidro sendo que uma possui 4 mm e a outra 6 mm. Entre elas está uma câmara de ar com 10 mm.

Para os locais em que os ruídos representam um incômodo realmente relevante podem ser utilizados vidros com até cinco camadas (chamados de vidro aeroporto). As camadas de vidro podem ser intercaladas por câmaras de ar desidratado. As empresas que trabalham com esse tipo de janela costumam fabricar peças sob medida.

Barra Totalmente os Ruídos?

A resposta é não, mesmo as janelas antirruídos com maior espessura não consegue segurar 100% dos ruídos. É possível alcançar uma sensação de ruídos barrados entre 60 e 80%. Com essa média já é possível ter mais conforto em diferentes ambientes.

Instalação de Janelas Antirruído

Normalmente as janelas antirruído são feitas a partir de materiais como PVC e alumínio. Quanto a instalação podem ser embutidas (geralmente em construções novas ou para substituir outra janela) e sobrepostas (opção para quem quer manter a janela antiga, nesse caso a janela antirruído é fixada por dentro do ambiente, uma vantagem é que pode ser removida em caso de mudança).

Janelas Antirruídos – Onde Utilizar?

As janelas antirruído podem ser utilizadas em casas, apartamentos, empresas, escolas, estúdios de gravação entre outros. Existem algumas considerações que devem ser feitas a respeito da instalação desse tipo de janela em diferentes edifícios. Por exemplo, num prédio residencial pode ser interessante apostar nessas janelas entre o terceiro e o sétimo andares uma vez que os primeiros e os mais altos quase não são afetados pelo movimento da rua.

Além disso, tudo depende da finalidade, se é apenas para oferecer mais conforto acústico podem ser usadas janelas antirruído mais simples. Para quem está pensando em montar um estúdio de gravação a dica é apostar em vidros mais grossos que ofereçam isolamento acústico.

Cores das Janelas Antirruídos

Normalmente o processo é feito por meio de pintura eletrostática que pode ser fosca branca, preta ou bronze. Contudo, se o consumidor desejar pode optar por outra cor para a sua janela que será aplicada por meio de anodização.

Valores

O conforto acústico tem um preço que pode ser alto, tudo depende do cálculo que leva em consideração o metro quadrado bem como a espessura do vidro. Dependendo da relação de tamanho e espessura o valor dessa janela antirruído pode ficar entre R$ 1.800,00 e R$ 2.500,00. Vale a pena fazer uma boa pesquisa antes de fechar a compra.

Manutenção de Janelas Antirruídos

As janelas antirruído demandam alguns cuidados depois de instaladas para que mantenham a sua vida útil por mais tempo. A limpeza do pó deve ser feita apenas com uma flanela, o pano deve estar seco. Para limpar diferentes resíduos você poderá usar panos úmidos com sabão neutro cuidando para secar logo em seguida. Para limpezas que exigem mais poder como de massa de vedação e tinta é interessante contar com Varsol.

Uma forma de manter a proteção da janela antirruído é aplicar cera com bastante frequência. Evite processos de infiltração não removendo borrachas ou massas de vedação de forma aleatória. Mantenha o deslizar das suas janelas melhor aplicando nas guias vaselina líquida. Cuidando bem a sua janela poderá se manter em pleno funcionamento por mais tempo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • DESEJO MELHORES INFORMAÇOES SOBRE JANELAS ANTI-RUIDO E PREÇOS, SE POSSIVEL AVALIAÇAO NO LOCAL

    JOSE RODRIGUES 1 de outubro de 2009 21:38
  • Olá Jose,

    Nós não oferecemos esse serviço. Nosso site é apenas informativo.

    Att.

    Clara Senne 5 de outubro de 2009 9:51
  • OtDLcy ccgepobirwpp, [url=http://jgogpilrifdj.com/]jgogpilrifdj[/url], [link=http://uztsuccumzrb.com/]uztsuccumzrb[/link], http://vhnsbniciwox.com/

    hxpllr 26 de outubro de 2009 6:10
  • Gostei. Esclarece mas não muito.Atualmente moro num apto. alugado. O barulho de uma favela próxima é insuportável Tenho uma criança especial, é muito complicado para ele dormir com a música alta. Como me mudo dentro de uns seis meses gostaria de fazer alguma coisa aqui mas não posso quebrar as janelas. E o calor? se fechamos tudo para minorar o barulho, sufocamos. Preciso de uma solução. Aguardo sugestões

    carmen francez 4 de novembro de 2009 14:02
  • Caros.
    Acabei de me mudar para um apartamento e gostaria de isolar o barulho externo de uma avenida movimentada.
    Qual o valor médio de uma janela anti-ruído?

    Grato

    William 6 de novembro de 2009 7:40
  • Olá!
    Se alguem quiser informações sobre janelas anti-ruido favor entrar em contato no telefone 11-3362-0444.
    Grato

    Rogério 23 de dezembro de 2009 13:13
  • moro em um sobrado rota de aviao do aeroporto de cumbica.
    existe uma janela para amezinar o ruido. ?

    jose lima 15 de Janeiro de 2010 12:34
  • Meu quarto tem a janela virada para uma rua de muito acesso. Qual a melhor forma de isolar o barulho sem mudar a janela?
    Aguardo.
    Grata

    Solange Piratello 25 de Maio de 2010 19:08
  • Solange, existem janelas acústicas, de fácil instalação, que podem ser montadas – SUPERPOSTA à já existente em seu quarto, sem quebrar a alvenaria (paredes etc.)-. Pesquise bem o que você quer e não ouça muito “a conversa de vendedor”, fale com o arquiteto da empresa fornecedora que irá analisar a possibilidade e custo do projeto. As mais comuns, sem sofisticações, com vidro duplo, abafam ruidos de 25 a 30 decibéis o que parece ser o suficiente para o seu caso. Boa Sorte!

    Etizion do Egypto 31 de Maio de 2010 21:04
  • Eu resolvi meu problema!!! não precisei comprar janelas caras, simplesmente fui a uma loja de janelas de alumínio, comprei duas barras de alumínio em que correm vidros, depois mandei cortar dois pedaços de vidro de 3mm , instalei as barras na frente da janela, por dentro do quarto, depois os vidros , os vidros correm pela barra e atenuam o barulho.

    fernando 7 de junho de 2010 9:59
  • Fernando, vc poderia me dar mais detalhes da sua solução. Qual foi a redução do barulho q vc conseguiu?
    Por favor, me envie por e-mail como contactá-lo (pbfreitas2003@yahoo.com.br)
    Obrigada!

    Polyana 28 de junho de 2010 12:09
  • fernando e polyana, deu certo a instalação, tem foto para me mandar (fmkowalski@hotmail.com), esta alteração bloqueia poeiras tb, tenho uma industria em frente de casa

    FLÁVIO 9 de agosto de 2010 1:23
  • Eduardo | agosto 11th, 2010
    Olá Fernando, gostei de sua idéia, vc poderia me enviar seu email para eu tirar algumas dúvidas?vc acha que diminuiu em quanto de percentagem o barulho? Obrigado
    Meu email: eduarcoverde@hotmail.com

    Eduardo 11 de agosto de 2010 8:48
  • Ola amigos poxa alguem sabe dizer pq eh tao caro as janelas antiruidos? Existem valores absurdos ai… Ainda mais que meu tamanho de janela sao mto grandes . Medidas aproximadas. – Quarto Medindo aprox 3100 x 1840mm – Varanda Medindo aprox 7070 x 2240mm. Se alguem tiver dica de onde eu posso encontrar valores de fabrica ou bem mais enconta que o mercado envia um email para mim srb25@bol.com.br … abracos a todos!

    SAndro 14 de setembro de 2010 9:49
  • Tecnologia em janelas acusticas cofira o nosso site

    Janelas Acústicas Sem quebra de Parede

    flavio 15 de setembro de 2010 23:24
  • Acoustic Class,com Técnologia Avançada, na fabricação de Janelas Acústica e baseada em altos resultados no Bloqueio do Sonoro para o seu Ambiente,e vem se mostrando Lider e Referencia para Arquitetos,Engenheiros,Hoteis,Escritorios e para
    Clientes que Gosta do Silencio.

    Temos todo tipo de Esquadrias do mais Alto Nivel e um Finissimo Acabamento valorizando seu ambiente.

    Com Otimas Formas de Pagamentos

    Consulte um de nossos Consultores Registrados.

    Acoustic Class - Janelas Acusticas 15 de setembro de 2010 23:29
  • Olá, Moro em apto no 1º andar, em frente a quadra de futebol e na diagonal da piscina, o barulho é simplesmente INFERNAL, composto basicamente de grande gritaria e boladas na tela de ferro. Com o seu sistema quantos decebéis consigo diminuir?
    Solicito urgência pois as férias escolares irão começar! Obrigado

    Flavio 8 de dezembro de 2010 20:56
  • Olá Fernando!

    Gostei muito da sua idéia das 2 barras de alumínio e que correm vidros de espessura 3mm, poderia me dizer em quanto diminuiu o som, vc mora em frente a uma rua movimentada, que tipo de barulho vc tinha.
    Agradeço dependendo da resposta vou adotar a sua idéia!

    MARILZA 23 de dezembro de 2010 10:07
  • Entrei emcontato com o Sr. Wellington da empresa Maximjanelas que me informou o preço da mesma, porem como moro em Minas Gerais e a empresa não instala aqui solicitei informações sobre como instala-las, não obtive nenhuma resposta. Devem estár muito ricos e não precisam vender. Se alguem souber de empresas que vendem este tipo de janelas em Belo Horizonte, favor me informar. obrigado

    fernando 8 de Janeiro de 2011 9:49
  • Oi.. Fernando essa instalação da barra de aluminium é dificil?
    Gostaria se possivel ver uma foto de como ficou para ter uma ideia de como fazer…
    moro na esquina de uma avenida dia /noite com um barulho ensurdecedor!!!
    Queria ter mais detalhes sobre a instalacão…Obrigada Laisa

    Laisa 9 de Janeiro de 2011 12:00
  • janelas p/ anti-ruidos?a ja sei! pro rato que todo mundo tem em casa nao entrar

    adivinha 14 de Janeiro de 2011 9:25
  • Fernando, vc poderia me dar mais detalhes da sua solução. Qual foi a redução do barulho q vc conseguiu? e como estalar.
    favor, me envie por e-mail como contactá-lo boxdaconstrucao2010@hotmail.com
    Obrigada.um abraço.

    Rita 17 de Janeiro de 2011 9:57
  • EU FIZ MINHAS JANELAS COM A EMPRESA ACOUSTIC CLASS, OTIMA EMPRESA SERIA E EFICIENTE , PAGUEI 15.000,00 EM TODO O MEU APARTAMENTO COM 6 JANELAS ESTOU SATISFEITO

    Rodrigo 17 de Janeiro de 2011 12:44
  • Fernando
    Por fvor, vc poderia me encaminhar detalhes da solução proposta por voce. Me parece muito interessante e pratica em função dos altos preços que as empresas cobram para instalação de janelas acusticas.
    Grato
    Marcos

    Marcos Cortez 10 de Abril de 2011 12:40
  • Fernando,

    pode me ajudar? diminuiu quanto o barulho?? Eu moro numa rua onde o barulho é infernal, carro com som em altura elevada, bingos..etc….será que resolve meu problema? por favor estou desesperada, me escreva daniafreitas@hotmail.com

    Daniela Freitas 16 de Abril de 2011 23:06
  • Eu estou pesquisando a janela anti-ruído para colocar no meu quarto onde tem um barulho de salão de baile em frente o meu apartamento, qual seria a mais indicada, pois eu entrei em contato com varias empresas e cada uma delas me deram informações diferentes, acabei ficando confusa sem saber qual seria a mais eficaz, qual seria a melhor para o meu caso?

    Roseli 4 de Maio de 2011 22:31
  • Minha casa fica atras de uma boate. Chamei a policia e eles verificaram 48 decibeis de barulho dentro do meu quarto, com as janelas fechadas. fiz boletim de ocorrencia, mas nada aconteceu.qual janela tenho que colocar ?

    Regiane Juliana 3 de junho de 2011 13:14
  • olá.

    Tenho janela de aluminio normal, mas coloquei borracha adesiva nas frestas, mas gostaria de colocar vidro de 3mm ou aqueles vidros para janela antiruido.
    Perguntaria se pode colocar estes tipos de vidro em janela convencional de aluminio?grato padilha

    padilha 2 de julho de 2011 8:51
  • Quero resolver problemas de barulho de latidos da cachorrada, pois aminha vizinhaça cada casa tem 2 ou 3 cachorros, é um inferno, será que não teria uma solução para esse problema?
    Não posso pagar um absurdo numa janela já que sou asalariada acústica e isso está me deixando maluca.
    Por favor alguém pode me dar uma sugestão?

    Welligda 3 de Março de 2012 9:46
  • Olá, Fernando! Também gostei muito da sua idéia. Eu moro em frente a dois bares que fazem barulhos toda bendita sexta e sábado, fora os cidadões que chegam, encostam o carro e ligam o som no último volume, e de morrer de tanto estresse. Você acha que esse esquema que vc fez pode combater barulhos igual ao que eu e os meus vizinhos sofrem? Por favor me mande um e-mail com mais detalhes sobre o esquema que vc fez.

    pamela_spcristina@hotmail.com

    Obrigada!

    Pamela 7 de junho de 2012 14:37
  • Gostaria de saber se vcs fazem instalação de novos vidros em janelas já instaladas para atenuação de ruído.

    Andre Gasparotti 8 de junho de 2012 20:53
  • MORO EM SANTOS GOSTARIA DE SABER SE VCS FAZEM A INSTALAÇÃO AQUI NA BAIXADA…GOSTARIA DE FAZER UMA JANELA COM ISOLAMENTO ACUSTICO …A MINHA JANELA TEM VIDRO E ALUMINIO GOSTARIA DE UMA EXPLICAÇÃO MELHOR O QUE SERIA BOM PARA O MEU CASO…DESDE JA AGRADEÇO ATENÇÃO

    elisabeth martins marques 3 de agosto de 2012 10:38
  • Boa noite, moro em um bairro onde está insustentável o barulho de bailes durante
    a madrugada. Gostaria de saber se janela anti ruido resolve o problema uma vez que moro em prédio e minha janela é de aluminio. Qual empresa de confiança no RJ poderia me ajudar e o preço em media de uma janela 1,5 x 1,5 ??? Obrigada.

    Marcia 20 de agosto de 2012 21:14
  • VC PROCURA UM BOM PREÇO E QUALIDADE LIGUE JA
    ENTRE EM NOSSO SITE:WWW.FAGMA.COM.BR
    OU ENTRE EM CONTATO /;GERE ADM/GILMAR NUNES.(11)7020-7575
    :(11) 3804-7990.

    gilmar nunes da costa nunes gil 26 de agosto de 2012 12:04
  • Fernando, poderia me mandar uma foto de como ficou a janela para que eu possa fazer na minha casa, pois não aguento mais o barulho dos carros.

    Vania 13 de setembro de 2012 16:42
  • Fernando,

    Por favor me envie foto de como ficou sua janela….muito barulho !!!

    vbn7610@yahoo.com.br

    Vania 13 de setembro de 2012 16:44
  • Boa Tarde,trabalhamos com janelas e portas Anti Ruídos, temos uma equipe para atender todos os tipos de solução, com referente a janelas e portas anti ruídos.
    Endereço:rua Vieira de Moraes,1849 Campo Belo
    fone: (11) 5096 2598
    ou mastecson@mastecson.com.br

    NomeRonaldo 23 de Abril de 2013 17:59
  • Excelente post!
    Muito válido o que foi dito sobre escolher a janela ideal para a necessidade específica daquele edifício em si, afinal cada problema acústico requer uma ação adequada para solucioná-lo. Há inúmeros profissionais e empresas especializados em avaliação de ruídos, que oferecem informações, serviços e materiais indicados para o caso avaliado. Somente com uma boa avaliação se pode ter acesso a uma boa e eficaz solução. Parabéns pelo post!

    Jal Acústica 2 de julho de 2013 16:06
  • .G.E MONTAGENS ESQUADRIAS ACUSTICAS.

    Depois de chegar em casa após um dia de trabalho, o que você mais quer é sossego para descansar. Mas como fazer isso com todo barulho que vem de fora? Principalmente se você vive nas grandes cidades e em prédios com vizinhos por todos os lados.
    Que loucura! Enquanto você quer paz e sossego, tem que conviver com um barulho estarrecedor. Mas seguem algumas dicas de como fazer um isolamento acústico em casa, assim você não mais se incomodará com tanta barulheira, e também não perturbará os seus vizinhos, caso queria escutar aquela música no último volume.

    -DICAS:
    – PISOS FRIOS E BRILHANTES
    -PAREDES:PAINEL DE MADEIRA:Por trás desse painel de madeira é interessante preenche-lo de tecido com matelassê.
    -PORTAS E JANELAS ACUSTICAS
    -PLACAS ACUSTICAS

    FABRICAMOS ESQUADRIAS JANELAS E PORTAS, ANTI RUIDOS OU ACUSTICAS. (SOBREPOSTA OU ENTRE VAOS).( fazemos PERSIANAS integradas de aluminio,vidro temperado e laminado.vidro DUPLO,TRIPLO e QUADRUPLO.)
    (Soluções Prediais ,Restauração e Reformas de Fachadas!).PARA TODO BRASIL.
    .Estamos a disposiçao.

    VENDEDOR/COORDENADOR DE FABRICA.
    ASSS;GILMAR NUNES

    (11) 2568-0024-/94196-4302-vivO
    EMAIL:GIL.ADVSETIMO@GMAIL.COM

    (BUSCANDO SOLUÇOES SEMPRE)

    gilmar nunes 26 de setembro de 2013 22:15
  • OLÁ FERNANDO , poderia me mandar uma foto de como ficou a janela para que eu possa fazer na minha casa, AKI O BARULHO É DEMAIS, TA LOCO VIU. MEU EMAIL É pri_dai@yahoo.com.br desde já agradeço.

    obrigada

    Pri 16 de novembro de 2013 22:48
  • Olá Fernando por favor preciso urgente saber se deu certo sua ideia , e como fez por favor , tem muito barulho na minha rua e estou desespera. Obrigada

    Gabriela 25 de dezembro de 2013 22:26
  • A Fernando seu email gabrielaj20@hotmail com agradeço muito.

    Gabriela 25 de dezembro de 2013 22:27
  • Após muita pesquisa, decidi contratar a Silence Acustica. Foi a única que se propôs a realizar uma avaliação sem compromisso, e o atendimento foi excelente, desde o vendedor, até os instaladores e o departamento financeiro. O valor é alto, pois é um produto especial. Mas eles oferecem um bom desconto se pagar á vista. As janelas são maravilhosas!! Graças a elas, não temos mais problemas p dormir, pois isolam o barulho por volta de 80 %. Moro no 3º andar de um prédio q fica em uma rua comercial, onde passam ônibus a todo instante, das 4:30 hs até as 1 hs da madrugada, fora os carros e as motos. Estou muito satisfeita e recomendo a Silence Acústica.

    Flavia 5 de Fevereiro de 2014 9:57
  • Bom dia Fernando. Gostei muito de sua ideia. Por favor, manda mais detalhes e uma foto. Muito Obrigada,Mariland

    Mariland Xavier 1 de Março de 2014 10:49
  • Bom dia Fernando. Gostei muito de sua ideia. Por favor, manda mais detalhes e uma foto. Muito Obrigada,Mariland …. mariland8@yahoo.com.br

    Mariland Xavier 1 de Março de 2014 10:50
  • Fernando,
    Me mande fotos e todas as dicas por fv .pabreu.tim@hotmail.com
    Abraços

    Priscila 24 de Abril de 2014 16:16
  • eVe8k3 obkekponcjna, [url=http://qozqgkxcxhyw.com/]qozqgkxcxhyw[/url], [link=http://ioblsryagpct.com/]ioblsryagpct[/link], http://uvyzfmvvuvfg.com/

    drzgqe 19 de setembro de 2014 9:09

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *