Massa de Vidraceiro: Para que Serve?

A massa de vidraceiro possui muitas funcionalidades, também possui alguns modo de usar específicos para cada aplicação. Lembrando também que existe alguns componentes diferentes que dependem da utilização para escolhê-lo. Ainda existem modos de retirá-la com mais facilidade.

Mas primeiro de tudo, o que é massa de vidraceiro? E para que serve?

Essa massa muitas vezes é comprada em forma de pó para ser dissolver em água e aplicar . Normalmente é usada em construções ou em algumas reformas para prender vidros, nivelar construções, isolar e tapar fendas.  Como características principais, a massa de vidraceiro possui uma alta capacidade de enchimento e boa elasticidade. Uma outra função menos utilizada que algumas pessoas já utilizam é para limpar carro, se comparando com o Clay bar.

Nos carros a massa tem que ser mais limpa e cuidadosa para não haver arranhões, ela é moldada na mão de acordo com a necessidade.

Em lugares do tipo vidros em janela a massa de vidraceiro serve para acabamento. Para esse tipo de funcionalidade com janela de madeira é muito usado as massa que possui base de óleo de linhaça, em janelas de metal a massa acrílica é mais usada.

A aplicação é feita facilmente com uma modelagem nas mãos, quando é misturado o pó e a água, é possível comprimir e grudar ela no enquadramento na janela, com espessura de três a seis milímetros. Para uma boa fixação, pode-se colocar pregos e pressionar bem. É necessário que o vidro seja todo coberto  e deve ser totalmente nivelado, podendo usar uma espátula para isso.

É necessário também fazer do outro lado do vidro, e logo após tirar o excesso no vidro, esse procedimento pode ser feito com a espátula também e passe um pano um pouco úmido para ajudar na fixação, para uma total secagem é interessante esperar cerca de quinze dias pra esperar.

Muitas vezes é necessário fazer uma retirada da massa para colocar outra, e fica difícil por conta dos pregos e outras coisas que utilizamos para fixação. Por isso sabemos que a retirada é bem mais difícil do que parece, principalmente por conta exposição o tempo elas ficam muito duras.

Uma maneira muito mais fácil de fazer a retirada é esquentando a massa, fazendo com que ela fique mais mole, e a retirada fique mais fácil do que retirar tradicionalmente. Os pregos colocados têm que ser retirado de maneira comum, por força bruta mesmo.

Por isso as dicas mais comuns são utilizar luvas, remover o máximo que conseguir com a espátula e depois se necessário usar a pistola de calor. Quando uma pessoa que não é especialista precisa fazer a remoção, um secador de cabelo em alta potência já consegue ajudar no amolecimento, o ideal para fazer isso é fazer movimentos circulares na região.

Com cuidado após o aquecimento, a massa pode ser retirada das janelas e molduras, a intenção é que ela saia com um maior facilidade somente de passar a espátula. O secador concentra menor calor do que uma pistola de calor, por isso as vezes ele não funciona, nesse momento pode ser feito uma pressão sobre as bordas da massa para tentar melhorar.

Outra técnica utilizada é o formão, que deve ter alguns movimentos leves forçando o vidro, tendo o maior cuidado para não quebra-lo nem danificá-lo, a pressão do formão normalmente consegue ajudar na retirada da massa. Algumas partes que possuem verniz ou que estão muito antigas, vão ser mais difíceis de tirar.

Normalmente os pregos colocado são encontrados no meio da massa e apesar de serem difíceis de serem encontrados, ele consegue ser retirado com uma simples chave de fenda. Na escolha do prego, pode ter pregos maiores ou menores para fixar massas dependendo da profundidade.

Após todas essas dicas ainda pode ser necessário lixar a janela e se for pedaços grandes a espátula vai ajudar novamente a removê-las e assim ficar propícia para a massa ser usada de novo no espaço.

Pode acontecer também de não ter que tirar a massa inteira, apenas concertar algum defeito pequeno. Se for necessário trocar os prego por exemplo, o tanto que vai ser retirada é só o superficial para que a cabeça do prego apareça e consiga ser arrancada. Passando uma escova e tirando o pó da região já pode ser colocada mais massa.

Para remover e prevenir que a massa grude na espátula, colocar na agua ajuda bastante principalmente se for quente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *