Dicas Para Reformar a Casa Morando Nela

A casa é um bem que não pode passar anos e anos sem um “ajuste”. O ideal mesmo é fazer alguns reparos anualmente, mas nem sempre isso é possível. Em muitos casos, o proprietário vai acumulando os problemas, o cano que está furado e tem um remendo, mas precisa ser trocado, a parede descascada que precisa ser pintada, a rede elétrica que precisa ser revista, entre outros problemas. Porém, chega em um momento que é preciso reformar a casa. Até porque, se os problemas vão se acumulando, chegará em um ponto que ficará impossível viver dentro dela.

Quando se fala em reformar a casa nasce um novo problema. Se você vive nela e não tem para onde ir com a sua família, a dúvida de como resolver a questão. A única maneira é reformar a casa morando nela. É fácil? Não. É necessário muita paciência e acima de tudo organização.

Veja Algumas Dicas de Como Reformar a Casa sem Sair de Dentro Dela!

1- Planejamento: esse é o ponto chave para que qualquer plano dê certo. Antes de pensar em reformar a casa, coloque o no papel tudo aquilo que será feito. O ideal é que você consulte que irá trabalhar no projeto da reforma para saber logo o que deverá ser reformado.

Vale ressaltar que é muito comum que no meio de caminho surjam outros problemas, mas isso é normal.

2- Depois de decidir tudo o que deverá ser feito na obra de reforma é hora de estipular as prioridades. Coloque no papel o que deve ser feito primeiro e na mesma lista, o que vai mexer mais com a rotina da família. É claro, que algumas coisas não poderão ser feitas com os moradores em casa, como por exemplo, a troca de pisos. Tirá-los faria uma poeira que pode causar problemas de saúde.

3- Quando for preparar a lista do que será feito de reforma na sua casa, considere a modificar os seus planos para ter menos problemas. Por exemplo, você precisa trocar o piso, mas não terá como sair de casa no momento em que os pedreiros estiverem retirando o que existe, então, o modo de resolver o problema é optando pela colocação de piso sobre piso.

4- Lembre-se que na hora de fazer uma reforma não podendo sair de casa é muito importante considerar os transtornos e buscar minimizá-los ao máximo. Afinal de contas, a família precisará viver “normalmente”, neste período.

5- Depois de todo planejamento feito e a decisão de minimizar os problemas é hora de organizar a casa para viver no meio da obra.

6- A primeira coisa a fazer é uma grande faxina em casa, é um bom momento para doar ou jogar fora aquilo que não serve e será somente mais uma coisa no meio do caminho da obra. Depois da faxina é hora de organizar a casa.

7- Tudo aquilo que você tem naquele cômodo que passará pela reforma e não será usado naquele período, deve ser guardado em caixas. Quanto menos coisas estiverem no meio do caminho, melhor.

8- Caso tenha um cômodo que não será mexido em nenhum momento, como um quarto, por exemplo, é bom transformá-lo em um depósito. Guardar tudo o que for possível dentro dele e evitar que móveis atrapalhem a obra.

9- Quando se pensa na reforma da casa morando nela não podemos deixar de ressaltar que não é só no seu bem-estar que você deve pensar, mas também, em não atrapalhar a obra. O problema é tão grande que alguns profissionais nem aceitam trabalhar nessa situação, pois consideram que perderão muito tempo.

10- Combine com o profissional que vai trabalhar na sua casa, o que ele vai fazer e qual será o prazo. Você não pode ser surpreendido com uma etapa da obra que vá fazer uma grande bagunça. O problema é ter que tirar tudo do meio do caminho, sem muito tempo para fazer. Neste caso, fica impossível.

11- Não invente nada no meio da obra, só causará mais transtornos para você e sua família. O segredo para sobreviver a uma obra sem sair de casa é justamente o bom planejamento. Saber que parte da casa não poderá ser usado em determinado momento.

Cuidados Para Reformar a Casa Morando Nela

  • Avalie o que é realmente possível fazer. Por exemplo, não dá para mexer no banheiro se a família for grande e todos estiverem em casa ou que você não tenha um banheiro extra.
  • Dê preferência ao que dá para fazer sem causar muitos transtornos. Você pode querer fazer determinadas coisas, mas não pode ignorar que o fato de estar em casa durante a obra vai limitar determinadas ações.
  • Se deve fazer a reforma, planeje fazê-la de uma vez só, sem parar até ao final. Porque cada vez que você for reformar um cômodo, por mais que você se organize, é inevitável a bagunça em casa e a mudança na rotina.
  • Planeje “como agir nas emergências”. Se for preciso fechar a água porque furou um cano que não estava nos planos, tenha um plano “B” combinado com um vizinho ou na casa de alguém da família. Imprevistos acontecem aos montes durante uma obra e isso não pode paralisar a sua vida e a obra. Tente imaginar o que poderá ser necessário mudar em cima da hora.

Tenha muita paciência, sem ela será impossível “sobreviver” a uma obra estando dentro de casa. Durante esse período esqueça a casa arrumadinha e limpinha e não fique tentando limpar a casa o dia inteiro. Espere o fim do dia e limpe tudo o que sujou e não se estresse no dia seguinte, que logo cedo estará tudo sujo novamente. Não deixe de embalar bem as suas coisas, principalmente, aquelas que podem ser danificadas durante a obra.

Apesar de não ser impossível ficar em casa durante uma obra, tampouco é fácil, por isso, caso você possa planejar uma viagem para esse período é bem melhor. Ou pelo menos, considere sair de casa durante o período mais crítico, como por exemplo, na hora do quebra quebra.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *