Casas Com Financiamento Total Pela Caixa

Você já ouviu falar que a Caixa Econômica Federal financia casas em 100%? Com certeza, deve ter achado estranho, uma vez que em todo financiamento é exigido uma entrada, mesmo que seja mínima. Então, como a Caixa faz financiamento total de casas?

Se trata de uma afirmação ou possibilidade que causa muita expectativa em que não conseguiu juntar dinheiro para dar a entrada do financiamento. É dito que a entrada ou também chamado sinal no financiamento se torna uma grande barreira para quem está tentando comprar o imóvel próprio. Sendo assim, conseguir que casas tenham o financiamento total, isto é, 100% do valor pela Caixa seria uma ótima notícia.

Mas, vamos parar de “blá, blá, blá” e falar o que realmente é verdade ou não.

Financiamento Total de Casas Não é Possível

Infelizmente, se você ouvir falar isso por aí, como afirmação é um dado equivocado. No Brasil, ainda não existe a possibilidade de financiar 100% de um imóvel. E como estamos falando da Caixa Econômica Federal, justamente observando as suas regras, observamos que não existe essa possibilidade. O mesmo acontece em outras instituições financeiras. Todos usam o chamado crédito imobiliário, praticamente o mesmo, com uma pequena diferença nas taxas e também nas exigências secundárias.

A realidade, conforme informa a Caixa é que é possível financiar no máximo 90% do valor do imóvel. O que significa que sem 10% do valor total do imóvel não é possível realizar a compra. Esse dinheiro, os 10% deve ser pago em moeda corrente ou se o vendedor do imóvel aceitar, de alguma outra forma, como por exemplo, com um carro ou outro bem de quem compra. Se trata de um acordo que pode ser feito entre as partes.

Quem tem um carro que vale o valor dos 10%, por exemplo, pode oferecer o veículo como entrada e a Caixa fará o financiamento do resto.

É Possível Pagar a Entrada Com Subsídio ou Com o FGTS?

Essa é uma pergunta muito frequente de quem está pensando em comprar um imóvel e tem um bom valor de FGTS no banco. Porém, apesar de ser uma alternativa que podemos considerar excelente, o saldo do FGTS ou subsídios não podem ser utilizados como entrada. Na verdade, ambos podem ser usados na compra do imóvel sim, mas de outra forma, como parte para diminuir o valor que será financiado pelo banco.

Resumindo, o valor do FGTS e os subsídios podem entrar na compra de um imóvel como parte do pagamento do que será financiado pelo banco, mas não para quitar a entrada.

Resumindo, não existe comprar casas com financiamento total pela Caixa e nem por nenhum outro banco. Se você não conseguir juntar recursos para dar a entrada no seu imóvel novo, fica impossível conseguir comprá-lo. O jeito é começar uma poupança, antes de pensar no financiamento da casa própria.

Passo a Passo Para o Financiamento de Imóvel Pela Caixa

1- O primeiro passo é buscar a aprovação do cadastro de crédito.

  • Comece buscando informações sobre financiamento de imóvel em vários bancos, pode ser que tem uma diferença, que no caso de um valor tão alto, seja mais interessante que as outras. É como uma espécie de orçamento para realizar um financiamento que lhe favoreça ao máximo.
  • A maioria dos bancos oferece no próprio site um programa para simular o valor do imóvel financiado.
  • Depois de decidir em qual banco você irá pedir o financiamento é hora de checar quais são os documentos necessários e entregá-los na agência para análise. Normalmente, os documentos solicitados devem ser entegues em cópias, mas os originais devem ser levados para conferência.
  • Antes de aprovar, o banco fará a análise do crédito, que em geral, não supera uma semana.

2- Sabendo que você tem o crédito aprovado é hora de encontrar o imóvel dos seus sonhos.

  • Faça todas as avaliações do imóvel, sobre estado, localização e o que mais julgar necessário e quando encontrar aquele que interessa, negocie e feche o valor.
  • Vai chegar o momento então que o banco vai mandar os seus engenheiros avaliarem o imóvel.
  • Nesta fase, além da avaliação do imóvel será feita a avaliação dos documentos de quem está vendendo a casa ou apartamento.

Vale ressaltar a importância de se analisar a documentação de quem está vendendo o imóvel. Muitas pessoas ficam contrariadas quando o banco não quer fazer o financiamento com base em uma irregularidade na documentação de quem vende. Porém, isso é uma segurança para quem compra. Se o vendedor estiver com uma pendência na Justiça, por exemplo, isso pode resultar na perda desse imóvel num futuro próximo, caso ele seja levado a julgamento.

3- Essa fase é aquela em que está definido qual imóvel será comprado, o valor e os documentos estão “ok”. Chega a hora de decidir qual será o melhor tipo de financiamento para o comprador.

4- Fase da entrega da documentação de ambas partes e a realização do contrato com o banco.

  • Quando está tudo pronto, documentos analisados e aprovados é hora do banco redigir o contrato e chamar as duas partes, vendedor e comprador para assinatura.
  • Em seguida, o vendedor do imóvel receberá o pagamento do banco e você passa a pagar o financiamento para a instutuição.
  • Em geral, o financiamento é feito em 35 anos e será dividido em parcelas, com os juros.

É muito importante que ao comprar um imóvel o consumidor fique atento em relação ao tipo de reajuste. É neste ponto que muitas pessoas se assustam com os valores que as parcelas com o longo do tempo vão ficando e acabam não conseguindo honrar com os compromissos.

O sonho da casa própria pode virar um pesadelo quando você não busca todas as informações necessárias para garantir uma compra tranquila. O financiamento e a documentação bem analisada do vendedor são passos de extrema importância. Não menos, é importante saber o estado do imóvel para não ter surpresas desagradáveis depois.

Lembre-se que diferente de um objeto ou roupa, você não terá a facilidade de fazer a troca do imóvel, então, não tenha pressa, compre tendo certeza de que é realmente o que você está querendo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Imóveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *