Como Remover Espuma Expansiva Da Roupa

Espuma Expansiva

A espuma expansiva é uma espécie de selante adesivo composto basicamente de poliuretano que tem como principal função auxiliar profissionais no assentamento, isolamento, vedação e/ou fixação de certos materiais em uma obra.

Normalmente, ela é mais utilizada em batentes e janelas de madeira, ferro, ou alumínio, mas também pode ser usada no encunhamento de paredes, isolando os encanamentos e saídas elétricas. Além disso, pode fazer o preenchimento de juntas que sofreram dilatação, e também isolar um ambiente térmico e acusticamente, já que ele absorve vibrações naturais e ruídos, e também não cede a pressão.

É um material barato e bastante eficaz contra muitos tipos de influência, como chuva, vento, poeira. A versatilidade dessa espuma, permite a aderência de diferentes materiais ou áreas. Outro ponto positivo é a sustentabilidade, já que esse material pode ser descartado em aterros sanitários sem deixar o lençol freático ou o ar poluídos. E ainda ele possui um rendimento absurdo, de forma a render até três vezes mais do que seu volume de início.

Outros modos de se utilizar esse produto é na fixação de caixas de ar condicionado, ou ainda luz e telefone,  e também na vedação e proteção de equipamentos de aquecimento, oleodutos de transporte de energia e ventilação.

Como Aplicar Espuma Expansiva

Antes de iniciar a aplicação do produto de fato, o mais indicado é que se limpe e higienize muito bem a superfície que será utilizada, removendo quaisquer partículas soltas, oleosidades e poeiras. Isso possibilitará que a espuma cumpra totalmente com suas funções.

A aplicação é bem simples, porém, em algumas situações é indicado o auxílio de profissionais. Mas em geral, deve-se primeiro inserir o tubo da espuma no aplicador e assim cortar o bico nas dimensões desejadas para o cordão do selante. Dessa forma, quanto mais produto for desejado, maior deve ser o furo feito.

Em seguida, deve-se agitar bastante a embalagem, de forma que o produto possa agir da melhor for possível. A partir disso, já se pode partir para a aplicação propriamente dita, sendo feita de uma maneira muito fácil. É necessário que se empurre o gatilho que contem no produto de forma bem lenta e precisa, e com a embalagem da espuma virada de ponta cabeça, o que torna o escoamento do produto mais fácil.

O espaço desejado deve ser preenchido até a metade, já que como foi dito, a espuma se expande em até três vezes. É importante cuidar para não mexer nem alisar a espuma no momento em que ela estiver se expandindo, pois isso pode prejudicar a ação do produto.

Cerca de duas horas depois da aplicação, o excesso de produto já pode ser cortado e removido, e depois de oito horas, possíveis acabamentos já podem ser feitos, como lixar ou pintar.

Para a reutilização do produto será necessário fazer outro furo no bico do aplicador, já que ela estará obstruída com o excesso de espuma que secou ali. Após isso todo o processo pode ser seguido novamente.

Como Tirar Espuma Expansiva Da Roupa

Durante a aplicação e o manuseio do produto, pode acontecer de cair na roupa de alguém, ou em qualquer outro tipo de tecido, e para removê-lo existem algumas dicas.

Enquanto o produto não está totalmente expandido, pode tentar removê-lo com acetona, ou algo desse tipo. Também se pode tentar encharcar um outro pano com vinagre e colocar em cima dos resquícios e deixar agir de um dia para o outro. Depois disso retira-se o pano com cuidado e puxar o que sobrar. Depois a roupa pode ser enxaguada normalmente.

Também é possível fazer uma mistura de porções iguais de pasta de água e soda cáustica, aplicando em seguida na área afetada. Depois deve ser retirada com um pano aquecido. Talvez seja necessário repetir o processo.

Há ainda a possibilidade de se utilizar um produto específico para a remoção desse tipo de adesivo, e as instruções necessárias se encontram na embalagem dos mesmos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *