Clay Bar Ou Massa De Vidraceiro

Clay Bar Ou Massa De Vidraceiro

Os dois vêm sendo muito utilizada no mercado atual para limpeza da lataria do carro. A Clay bar é um produto especifico para remover as sujeirinhas que possui na lataria já a massa de vidraceiro não é usada especificamente para isso, mas já foi comprovada que se utilizada da maneira correta consegue tirar toda a contaminação da pintura, da repintura ou do polimento. A massa de vidraceiro vem sendo utilizada principalmente pelo seu baixo custo em relação ao Clay bar.

Como são produtos semelhantes, ambos feito à base de argila, porem a massa de vidraceiro é uma forma mais genérica que o Clay bar que é especifico para isso. Mas isso faz com que os dois tenham as mesmas propriedades.

Contaminar

Ao deixar seu carro exposto ao tempo, é sempre fácil encontrar alguns fragmentos de tinta de outros carros que encostam no seu. É possível também que tenha contaminação de industrias que se encontram por perto, também partículas de borracha de outros carros. Esses tipos de sujeiras se impregnam no verniz do carro e não saem com uma simples lavagem.

Quanto mais tempo passa, mais acumula essas contaminações e ao passar a mão no carro é visível que a superfície fica áspera e diminui o brilho da pintura.

Meu Carro Está Contaminado ?  

Para identificar se seu carro está ou não contaminado, é necessário lava-lo de maneira normal para tirar as sujeiras comuns.

Depois com uma luva ou até mesmo uma sacolinha para fazer luva, somente para não ferir a mão caso tenha alguma coisa, passe sobre a superfície do carro analisando se existe alguma impureza encrostada na pintura. Se sentir algo áspero, pode ser usar algum dos dois tipos de argila.

Como usar a Clay Bar?

Com uma pequena parte, mais ou menos umas 200g, coloque sobre os dedos para criar um molde e já poder ser usado direto no carro. Com a superfície já lavada, seca e de preferência que esteja na sombra, pode-se começar aplicar.

É recomendado utilizar um lubrificante para a massa passar suavemente pela pintura e não secar. Faça movimentos de vai-e-vem sobre o carro com um pouco de pressão na superfície.

Se ver que começa a secar passe lubrificante novamente para ela não travar  enquanto está passando na superfície, porque se ela secar muito pode até riscar a pintura.

Continue passando e vendo se a sujeira que estava o seu verniz está presa na argila. Quando ficar com muitas, tente moldar novamente a massa para que a sujeira fique do lado de dentro, para não arranhar o carro.

Para encerrar, passe um pano para limpar o restante da superfície e verifique se retirou todas as contaminações desejadas.

Vale a pena lembrar que no início a Clay bar pode aparentar que está grudando muito na superfície, mesmo com ela já lubrificada .  Não se preocupe, pois isso faz parte do processo de retirar as impurezas. E com o tempo vai diminuindo, pois a superfície começa a ficar mais lisa e mais fácil de passar por já estar removendo as contaminações.

A Clay bar pode ser utilizada em qualquer superfície inflexível e não porosa, como vidros, acrílicos e vernizes.

Como Guardar ?

Após usar a Clay bar coloque um pouco de lubrificante para que ela não endureça e pode colocar de volta no seu pote original, podendo ser utilizada novamente.

Cuidados Com A Clay Bar  

Clay Bar Roxo

Clay Bar Roxo

Não deixe ela cair no chão para não contaminar com as impurezas que estão no chão e que possa riscar o carro. Outro ponto de se utilizar a Clay bar é que se o carro estiver muito contaminado, ao passar de um lado para o outro a argila haverá possibilidade dela causar riscos na pintura.

Se necessário use um polidor de media-leve abrasividade para melhorar a qualidade da limpeza. Fique atento se a Clay bar mudar de cor, isso significa excesso de impurezas nela,  esse pedaço pode jogar direto no lixo para não riscar o carro.

Lembre-se de depois da utilização proteger a pintura com uma cera qualidade.

Como Usar Massa De Vidraceiro 

O método é bem parecido com a Clay bar porém é preciso ter mais cuidado ao utilizá-lo. Primeiramente pode se comprar a massa em pó para dissolver ou então ela já pronta. Com cera de um quilo é possível limpar todo o carro.

É necessário tirar o pó do carro também e em seguida pode-se moldar como quiser e fazer movimentos circulares. Não esqueça de molhar e deixar o carro na sombra para que ela não seque. De preferência intercale agua com a massa o máximo possível. Assim como a clay bar ela terá dificuldade de passar no começo.

Lembrando que ela também é utilizada em limpeza de vidros, e que requer paciência para que a pressa não leve a riscar a superfície do carro. E depois de passar em todo carro, passe o sabão que preferir parar tirar os resíduos que fica após a utilizar a massa.

Se for muita contaminação é recomendado outro tipo de produto que é a massa nr2 para polimento antes de passar a massa de vidraceiro.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *