Como Fazer Lareira? João Faz Tudo

Um projeto assertivo para a construção da sua lareira faz toda a diferença para o bom funcionamento da mesma. Com a técnica correta e alguns cuidados práticos é possível evitar situações desagradáveis como, por exemplo, fumaça que invade todo o ambiente e aquecimento desigual. A lareira precisa criar um aquecimento adequado para todo o ambiente sem prejudicar a qualidade do ar no ambiente.

Para conseguir um aquecimento por igual é necessário atentar para a quantidade de lenha a ser queimada e a forma de condução correta. Obviamente o projeto da lareira precisa ter atenção para a quantidade de pessoas que frequentam o ambiente além de expelir corretamente os gases da combustão para o exterior. Continue lendo e confira algumas dicas de como fazer uma lareira que ofereça qualidade e bem-estar para você e sua família.

Dicas de Como Fazer Lareira

A seguir vamos dar algumas dicas de como criar um projeto de qualidade para a lareira da sua casa.

Compatibilidade do Aquecimento Com o Ambiente

O primeiro ponto a ser considerado no momento de desenvolver um projeto de lareira diz respeito à compatibilidade entre o aquecimento que será proporcionado pela mesma e o tamanho do ambiente. A função da lareira é criar um aquecimento por completo para que o cômodo se torne confortável. A temperatura gerada pela lareira é proporcional ao tanto de lenha usada para queima. Essa quantidade deve ser observada assim como uma condução correta e o lançamento assertivo pela chaminé. Durante a combustão os gases devem ser corretamente eliminados.

Compatibilidade do Aquecimento Com o Ambiente

Compatibilidade do Aquecimento Com o Ambiente

Estrutura da Lareira

Basicamente a lareira está dividida em três partes que são: câmara de fogo ou caixa, caixa de fumaça ou coifa e o duto ou chaminé. Cada uma das partes tem a sua relevância devido ao fato de ter suas próprias funções. O trabalho das três partes é interdependente proporcionando o correto funcionamento da lareira.

Estrutura da Lareira

Estrutura da Lareira

Câmara de Fogo ou Caixa de Fogo

Essa é a principal parte da lareira e pode ser chamada inclusive de boca sendo a parte que possui abertura para o ambiente. Sua altura e largura devem ser de dimensões compatíveis com o ambiente em que a peça irá ser instalada. Internamente a caixa possui uma parede que deve ser inclinada para que seja possível realizar o depósito de lenha empurrando então o calor na direção do chão do cômodo para que se espalhe para o ambiente.

Câmara de Fogo ou Caixa de Fogo

Câmara de Fogo ou Caixa de Fogo

Coifa ou Caixa de Fumaça e Chaminé

A coifa está localizada logo acima da caixa de fogo, a sua forma lembra a de um funil com a cabeça para baixo. As suas funções principais são deter o ar frio que entra através da chaminé e captar a fumaça. O segredo para o bom funcionamento é a existência de uma abertura regulável que recebe o nome de garganta, o tamanho dessa abertura deve ser igual a da área seccional do duto.

Tanto a chaminé quanto a coifa são essenciais para que haja funcionamento limpo e correto do sistema da lareira. É fundamental ter cuidado com a produção de fuligem e fumaça. A função da coifa é levar a fumaça para fora e impedir que o ar frio entre em contato com o fogo reduzindo a eficiência da lareira.

Chaminé Para Lareira em Aço Inox

Chaminé Para Lareira em Aço Inox

Materiais da Lareira

Nos últimos tempos a alvenaria tem se tornado o material mais utilizado para a construção de lareiras em detrimento dos pesados blocos de pedra. Há algumas opções de modelos de lareira pré-fabricados vendidos na forma de kits para montagem no local. Uma tendência forte é a de lareiras pré-fabricadas feitas de aço galvanizado pintada de preto.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Construção

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *