Churrasqueira com Fogão a Lenha

Todos têm uma raiz sertaneja, nem que sejas daquelas bem escondidas, lá naqueles bisavós que moravam no interior e que se orgulhavam disso, criando frango, e comendo tudo fresco direto da horta. Pena é que esse privilégio não está estendido a nossa geração, que somos obrigados a comer verduras e legumes cheios de agrotóxicos, carnes cheias de hormônios e tudo o mais que faz mal à saúde.

Mas, apesar da alimentação complicada da modernidade, sempre tentamos melhorar e procurar trazer os sabores do campo para a cidade grande, e muitos tentam fazer isso usando no preparo dos alimentos o bom e velho fogão a lenha. Não há quem não sinta um grande prazer em fazer uma refeição que tenha vindo do fogão a lenha.

O problema é encontrar um fogão adequado e ainda a lenha. Sorte é que há pessoas especializadas em montar fogão de lenha juntamente com a churrasqueira, itens indispensáveis numa área de lazer, para deixá-la prática e perfeita.

Fogão de Lenha com Churrasqueira

A ideia de ter em casa um fogão de lenha, com a comida fumegando, e depois tudo sair bem quentinho direito para seu prato povoa o imaginário de muita gente, seja por ter passado pela experiência no campo ou pela história contada pelos avós. Antes eram usados por economia e necessidade, mas esses produtos passaram a se tornar sonho de consumo ainda por aqueles que não possuem raízes rurais.

O mercado fornece inúmeras opções diferentes e modernas ou ainda no estilo mais antigo, o retrô. O aparecimento de estabelecimentos especializados no assunto e em parceria com serviços de arquitetura auxiliou bastante na disseminação do uso de fogões a lenha e churrasqueiras em espaços de lazer.

Há empresários nos setor há bastante tempo, inclusive em cidades maiores no interior dos estados, isso porque a tendência primeiro se popularizou nas capitais e grandes cidades e somente depois é que se tornou referência no interior. Essa moda passou a ganhar força apenas em 2000 e tem tido um grande crescimento desde então.

Imagem de Amostra do You Tube

Atualmente é uma tendência regional, e sinônimo de bom gosto ter o fogão e o forno a lenha, além da complementação que vem com a churrasqueira, na área de diversão. No começo isso se dava apenas em sítios e chácaras, entretanto agora as pessoas instalam também em residências e até mesmo em apartamentos.

Apesar de a ideia agradar homens e mulheres, o público fiel desses produtos é quase que totalmente masculino, mais ou menos uns 90%. Esta mais ligado ao jeito de trabalhar dos homens na cozinha, aquela história de reunir os amigos, oferecer uma bebida enquanto cozinha, sem que haja muita pressa, o que vale mesmo é a celebração do momento.

O mercado fornece opções de fogão, forno e churrasqueiras a lenha conjugada e ainda separada, ficando tudo a gosto do cliente. E não pensem que a fumaça se torna uma problema, pois juntamente com os itens, são instaladas chaminés e coifas que resolvem todo o incomodo.

Materiais Usados

Na construção de fogões e churrasqueiras o material comumente usado é o concreto refratário, que em muitos casos pode ser revestido com cerâmica, se assemelhando a tijolos ou ser entregue apenas no concreto, para que a pessoa dê o acabamento que achar melhor. Além disso, as lojas especializadas fornecem ainda a mão de obra para fazer a instalação, o que inclui ainda balcões e pia.

Tipos de Fornos

Há muitos tipos de fornos a serem usados, o mais tradicional é aquele que podemos ver em pizzarias e possui formato de iglu, contando com portas de inox ou ferro, sendo que elas têm, até mesmo visor para olhar o que está assando. Ele ainda pode vir acompanhado de termômetro que quase sempre aponta os 400 graus.

O procedimento é comum a todos eles, a lenha é posta dentro do forno, que necessita em torno de duas horas para atingir a temperatura ideal. Quem constrói esses tipos de fornos o faz mais com o intuito de assar pizza.

Imagem de Amostra do You Tube

O Consumo de Lenha Para Fornos e Fogões

O consumo da lenha durante a preparação dos alimentos varia muito com o tipo de uso. Entretanto, geralmente são dois sacos de aproximadamente 7 quilos já bastam. O preço varia conforme a região, mas custa pode custar em média, R$ 12.

Fogão

O fogão a lenha também pode ser confeccionado de vários materiais, inclusive o ferro fundido, daqueles iguais da vovó ou de concreto. Além disso, o cliente pode fazer a opção de juntar o forno ao fogão. Assim, a lenha que é usada para a preparação no fogão já aquece o forno, facilitando a vida de cozinha, e ainda fazendo economia. Essa opção é perfeita para assar pães, carnes e bolos.

Em todas as situações, é necessário que a lenha usada seja de qualidade, especialmente de eucalipto, já que há lenhas que não permitem a formação de brasa.

Cuidados Gerais

Os cuidados com as peças são os seguintes:

Com o forno a lenha (iglu), o mesmo, antes da primeira utilização, precisa ser curado, passando pelo período de queima para que libere qualquer resquício de umidade que possa conter. Além disso, fornos assim, de concreto, jamais podem ser lavados.

Imagem de Amostra do You Tube

Como Usar:

O uso do forno e do fogão a lenha é bem simples e ainda leva a vantagem de o fogo poder ser dosado. Se você quer mais fogo, coloca mais lenha, menos quente, menos lenha. Quase sempre a preparação se dá com um fogo intenso e depois vai abrandando. Esse fogo mais fraco já é suficiente para terminar a cocção dos alimentos, deixando-os confitados, assim não há a fervura da gordura, a mesma somente cozinha e fica inserida no alimento.

Além disso, o fogão de lenha apresenta várias chapas e removendo-as de acordo com a necessidade, é possível se fazer de pontos diferentes de temperatura. Lembrando que para trabalhar nesses fogões as panelas melhores são as de ferro ou de barro, por possuírem estrutura mais grossa e resistente, permitindo uma preparação mais adequada dos alimentos, enquanto que as de alumínio comuns podem queimar a comida.

Posts Relacionados

Aproveite para conferir as nossas dicas de como construir uma área de churrasco em casa. Saiba qual o tipo ideal de tijolo para churrasqueira, para construir uma que seja de qualidade e, ao mesmo tempo, bonita. Contrate um profissional para que ele faça um projeto de churrasqueira ideal para o seu espaço.


Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Pingback: Fotos de modelos de churrasqueiras com fogão e forno | As Fotos de Casas

  • gostaria de saber comoconsigo o projeto da churrasquiera c/fogao a lenha na foa acima
    3 em 1,por favor entre emcontato com meu imail.obrigado

    dayane 30 de maio de 2012 8:51
  • por favor como adquiro o prjeto da churrasquira com forno e fogao

    Nomeelba 25 de junho de 2012 14:57
  • Como faço para adiquirir o projeto da churrasqueira com forno e fogão.

    Herika 20 de novembro de 2012 19:08
  • queria passoa a passo do primeiro fogao de la de cima

    lucas 22 de novembro de 2012 12:31
  • Se possivel me envie projeto da churrasqueira forno e fogão 3 em 1.
    Obrigado e bom dia

    Nomewilson 22 de janeiro de 2013 9:22
  • Por favor como posso adquirir o projeto da primeira churrasqueira com fogão a lenha?
    Seria o da primeira foto.

    Raphael Leite Serapião 24 de maio de 2013 10:27
  • por favor como adquiro o prjeto da churrasquira com forno e fogao anderson lima .

    anderson lima 11 de agosto de 2013 17:57
  • por favor como adquiro o projeto da churrasqueira com o forno e fogao claudio

    claudio 29 de setembro de 2013 18:47
  • por gentileza si possível mim mandem o projéto da churrasqueira com fogão a lenha o primeiro da foto a cima muito agradecido bom dia.

    isaias 8 de novembro de 2013 11:08
  • Gostaria de um projeto de churrasqueira com fogão a lenha.

    josé carlos dos santos 10 de novembro de 2013 9:16
  • ola eu gostaria do projeto desta churrasqueira 3×1 por favor eu adorei e moro em varzea grande mt onde eu poderei difulga muito o nome de voces por favor

    edvaldo 12 de dezembro de 2013 18:43
  • Estou interessado em adquirir o projeto da churrasqueira c/fogão e forno a lenha como o da primeira foto acima
    3 em 1.

    Alex Alves 21 de março de 2014 14:25
  • por favor seria possível me enviar o projeto desta churrasqueira

    gioconda 8 de abril de 2014 21:08

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *