Reuniões De Condomínio: Por Que é Importante Participar?

Praticamente todo mundo concorda que não é o máximo depois do trabalho ou no fim de semana participar de uma reunião de condomínio, porém, digamos, que é um “mal” necessário, por uma série de motivos, que você conhecerá mais adiante. Porque antes de falarmos sobre a importância da participar de uma reunião de condomínio, vamos esclarecer para que serve essa reunião de moradores proprietários.

Reuniões De Condomínio: Por Que é Importante Participar?

Reuniões De Condomínio: Por Que é Importante Participar?

Aliás, esse é o primeiro ponto, a reunião de condomínio é feita somente para os proprietários, inquilinos só podem participar se tiverem um documento dado pelo dono do apartamento indicando-o para representá-lo.

A reunião de condomínio é chamada assembleia, e deve ser feita com regularidade. O principal ponto do encontro é a prestação de contas ou a aprovação das contas para o ano seguinte. Além disso, são discutidas a necessidade de fazer alguma obra e a eleição de um novo síndico, quando se faz necessário.

Durante a assembleia, os moradores também podem levar ao conhecimento dos demais proprietários e do síndico alguma insatisfação e ou fazer sugestões. Porém, deve respeitar as regras e falar somente quando chegar na parte da reunião, que é dada a palavra aos moradores. Tudo aquilo que é falado ou resolvido em uma assembleia é registrado em ata.

As resoluções de uma reunião de condomínio devem estar de acordo com as regras estabelecidas pelo regimento do mesmo e também, seguindo com atenção, as leis do Código Civil. Por exemplo, um regulamento do condomínio pode estabelecer que o horário de funcionamento da piscina seja até 20h, porém, não pode permitir que as festas com música alta se estendam depois das 22h. No segundo caso, existe a “lei do silêncio”, que deve ser obedecida em qualquer condomínio.

As Assembleias podem ser duas: Ordinária ou Extraordinária. A primeira, convocada pelo síndico, é aquela onde se discute de orçamento (aprovação de contas e previsão) e elege um novo síndico, quando necessário. Em seguida, é aberta para outras discussões. Já a Assembleia Extraordinária, pode também ser convocada por um quarto dos proprietários, para discussão dos seguintes temas: obras emergenciais ou qualquer outro assunto que precise se uma solução o quanto antes e não possa esperar uma próxima reunião ordinária.

Saiba que uma vez que um proprietário não comparece em uma reunião de condomínio, ele corre o risco de “aceitar” uma coisa que não concordava, porque na maioria das votações, prevalece o voto da maioria dos presentes, não importa quantos são.

Agora Veja Porque é Importante Participar De Reuniões De Condomínio

Pode não ser agradável, mas é necessário para garantir o seu direito e ficar de olho em como estão gastando o seu dinheiro. Mesmo assim, o que se vê hoje em dia é uma grande maioria de proprietários que não comparece nas reuniões de condomínio e depois se assusta com a cota extra de mais uma obra.

Reuniões De Condomínio: Por Que é Importante Participar?

Reuniões De Condomínio: Por Que é Importante Participar?

No final, quem “manda” no prédio, é aquele grupo de pessoas que comparece sempre nas reuniões. O que é um grande risco para os demais, que acabam pagando cotas e mais cotas extras sem ter dado nenhuma opinião, talvez, em um ou mais casos, nem concordavam com aquilo que foi dito. Porém, depois de discutido em assembleia, votado e aprovado, só resta ao proprietário que não foi na reunião, pagar e ficar quieto.

Um dos pontos negativos que faz com que muitos condôminos prefiram se manter afastados das reuniões é o bate boca entre moradores. E não tem como negar que seja assim, tem sempre um o outro que não abre mão da própria opinião e aqueles que só querem resolver os problemas relacionados ao próprio bem estar. Mas, está frente a frente com o seu vizinho é um bom momento para esclarecer problemas de convivência, claro, que da melhor maneira possível, é preciso manter a calma.

Antes de ir para uma reunião de condomínio, escreva em uma folha quais são as suas revindicações, ou quais são os pontos que você gostaria de entender melhor, como por exemplo, uma taxa extra que foi cobrada no condomínio. Se tem uma coisa que um morador não deve temer é querer saber ponto por ponto como é gasto a taxa condominial paga todos os meses.

Ninguém é obrigado a aceitar e ponto, e por isso, que muitos condomínios são altíssimos, porque a administração encontra a possibilidade de gastar o dinheiro dos moradores como prefere. O síndico deve exigir, por exemplo, que sejam feitos orçamentos para determinada obra, e depois levar em discussão em assembleia para que os condôminos entre em um consenso e batam o martelo.

Como falamos logo no início, um inquilino pode pedir ao proprietário do imóvel que dê a ele uma procuração para participar da reunião de condomínio. Neste caso, ele terá o poder de voto. Cabe ressaltar que é muito mais importante para o inquilino ir a uma reunião do que para o proprietário que não mora no imóvel. Para o dono do apartamento não interessa que tenha uma taxa extra, porque quem irá pagar é o inquilino. Por isso, pegar uma procuração é garantir os seus direitos e evitar gastos extras que não estão nos seus planos.

O condômino quando sabe qual será o assunto em pauta da reunião de condomínio e realmente não pode participar, pode mandar o voto por escrito. Ele deverá enviar o documento para o síndico que no momento oportuno da votação irá ler aos demais participantes o voto do proprietário que não está presente.

Lembre-se que participar das reuniões de condomínio é garantir os seus direitos de proprietário, preservar o seu patrimônio e o bem-estar da sua família. A convivência em um grupo tão próximo, como é aquela de um condomínio, não é simples, porque as pessoas são diferentes e têm hábitos diferentes, por isso, é de grande importância se organizar. As regras devem existir, devem ser claras e principalmente respeitadas e todo condômino tem o direito de em qualquer momento, se colocar insatisfeito com atos de um outro morador. Assim como é necessário acompanhar de perto todos os gastos feitos pela administração do condomínio, que tem o dever de ter economizar o máximo nas despesas e não desperdiçar dinheiro nunca.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Condomínio

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • sou sindica gostaria de saber fiz uma reunião tinha 11 propietarios para ser aprovdo obra de telhados pode depois pegar aosssinatura de outros imoradores , peiquei ficou 27 asisinaturas eles concordava ai 4 moradores não gostou falou q ia fazer um abaixo assinado q o orçamento estava caro ai marquei outra reunioi vaii ser agora ,eu fiz serto ou não poderia me dizer .aqui são 48 moradores aquardo resposta pelo meu e-mail obrigada.

    LSOURDE 8 de dezembro de 2013 14:28
  • Seu comentário está aguardando moderação.

    sou sindica gostaria de saber fiz uma reunião tinha 11 propietarios para ser aprovdo obra de telhados pode depois pegar aosssinatura de outros imoradores , peiquei ficou 27 asisinaturas eles concordava ai 4 moradores não gostou falou q ia fazer um abaixo assinado q o orçamento estava caro ai marquei outra reunioi vaii ser agora ,eu fiz serto ou não poderia me dizer .aqui são 48 moradores aquardo resposta pelo meu e-mail obrigada.

    lourdes 8 de dezembro de 2013 14:32

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *