Pisos de Resina: Qualidade e Modernidade

Ele é sintético de alta resistência, auto nivelante, tem uma aparência limpa e, por não possuir emendas, pode criar a sensação de amplitude. É, por isto, chamado de piso do futuro, ou também de mosaico contemporâneo, por possibilitar a criação de infinitos desenhos e cores.

Piso de Resina

O piso de resina tem propriedades térmicas e acústicas, uma alta resistência ao desgaste e a química, é impermeável, tem uma grande variedade de cores e brilhos. E o melhor: sua manutenção é simples, além de ser muito fácil de limpar. Por essas vantagens, é bastante usado em residências, em quartos de bebes e crianças, academias e em clinicas e hospitais.

Como Aplicar

A sua aplicação deve ser feita por mão-de-obra especializada. Depois do ambiente totalmente limpo, sem nenhuma poeira ou inseto no ar, a aplicação da resina em estado líquido tem que ser rápida. Duas pessoas devem trabalhar juntas: enquanto uma espalha, a segunda passa um rolo para evitar formação de bolhas.

Qualquer deslize neste processo estraga todo o trabalho, não tem como consertar o piso após a secagem, só fazendo tudo novamente. Costuma trabalhar com uma empresa chamada Resinfloor, que aplica a resina de poliuretano, dá assessoria e realiza projetos sempre com muito profissionalismo.

Imagem de Amostra do You Tube

Como podem reparar, o piso de resina só tem vantagens, não? Opa, não! Existe sim um probleminha: o preço. Como é um material importado, o preço é bem salgadinho. Ele varia entre R$ 180,00 a 250,00 reais o m2 aplicado. Mas que vale a pena, isso sim vale!

Piso Liso e sem Grandes Reformas

A poderosa resina é um piso sem quebra-quebra que pode ser instalado sem fazer sujeira.  Aposte nas películas, que recobrem rapidamente superfícies de cimento ou outros revestimentos e criam uma base lisinha, sem emendas.

Como numa pintura, a resina autonivelante de poliuretano cobre pisos, paredes e até tetos de áreas internas e externas. Ela requer uma base limpa e seca concreto ou outro revestimento, desde cerâmica até madeira e pedra, nivelados com cimento.

Sob medida, o serviço começa com a visita de um técnico do fornecedor à obra para tirar as medidas e checar se há infiltrações no local. Qualquer problema deverá ser resolvido antes da instalação do produto.

Segundo os fabricantes, a resina não trinca nem descasca e pode ser usada mesmo em banheiro ou cozinha (sendo opcional salpicar areia bem fininha, na massa ainda líquida, para evitar escorregões no futuro). Já as possibilidades cromáticas são inúmeras. Dá para encomendar um tom com base nos catálogos de tinta ou criar um a seu gosto. Há quem encomende estampas à empresa (serviço com custo à parte).

Depois de aferida a metragem e acertada a cor, os galões de resina chegam à obra em aproximadamente uma semana. O serviço leva cerca de três dias – um para espalhar o produto (até 1 000 m2), formando uma película de 3 mm de espessura, outro para a cura e mais um para passar o verniz. Não é aconselhável dormir em casa nessa etapa, evitando assim inalar o odor forte do produto. Designers e artistas habituados a trabalhar com resina indicam as tendências de cores*.

  • Cinzas. Os mais claros, quase um off-white, são recomendados para ambientes de estar.
  • Laranjas. Também conhecidos como tijolo ou ferrugem, conferem um efeito vibrante e aconchegante à moradia.

Antes de comprar qualquer tinta citada nesta reportagem, confira o tom no catálogo do fabricante.

Imagem de Amostra do You Tube

Piso de Resina em Decoração de Residências e Empresas

De olho no mercado de decoração, muitos empresários investem em uma tecnologia holandesa para produzir pisos em resina. Os modelos podem ser lisos ou desenhados. A novidade decora residências e também é usada em empresas, como buffets.

Antes de ser aplicado, o “piso” líquido é armazenado em baldes. Basta despejar no chão e, dentro de algumas horas ele vai estar tão resistente que pode passar até caminhão em cima. Com a vantagem de poder compor, com cores e desenhos, ao gosto e à habilidade do aplicador.

Pisos de Resina na Decoração

‘Alquimia das Misturas’

O chamado piso líquido é uma alquimia das misturas. Tem alguns elementos naturais, como quartzo, óleo de mamona e sintéticos. Você passa em algumas horas do liquido para um piso brilhante e flexível, que pode ser usado em academia, quarto de criança. Temos o piso mais fosco e mais rígido, para grandes áreas como garagens, estacionamentos e até escritórios. E chega a uma flexibilidade total, onde podemos trabalhar com tapetes avulsos, com desenhos especiais e formatos especiais.

O piso é feito em várias cores. Depois de pronto, ele fica com três milímetros de espessura. O produto é aplicado sobre um contra piso nivelado. A mão de obra é selecionada a dedo e treinada. O aplicador usa rodo e sapatos especiais.

Tem que usar sapato de prego, para a gente poder andar em cima e não marcar. E vai jogando as cores, elas vão se fundindo, e pode fazer o desenho que o cliente quiser. As cores não se misturam, criando efeitos incríveis.

Depois que o líquido é despejado, é preciso ser rápido, porque ele já começa a endurecer. Um maçarico estoura as bolhas que se formam na superfície, para ficar bem lisa.

O piso de resina custa a partir de R$ 120 o metro quadrado instalado. Vai depender do número de cores e da metragem contratada. O produto é despejado e espalha-se rapidamente.

Em um buffet, um dos motivos da escolha foi a resistência do piso, sujeito a muito tráfego. Foram instalados 700 metros quadrados. Ele é muito resistente. Uma vez aplicado, ele se transforma como se fosse um pano, super resistente a tudo, a qualquer batida, a qualquer coisa que cai, ele não sofre nenhuma deterioração.

Em lojas de moda de shopping center, as cores do piso para se destacar dos concorrentes é importante, e muitos lojistas já têm optado por esse tipo de piso. Que são instalados numa área de 60 metros quadrados, e serve como marketing. É legal você diferenciar, fazer uma coisa diferente, que chame atenção, trabalhando com moda é legal, você sair na frente e mostrar uma novidade.

2 comentários

  1. Alguem poderia me dizer se essa parde da pintura onde se encontra desenhos é adesivo ou a resina colorida aplicada

  2. Parabens aos profissionais da Resinas Paulista pelo serviço, muito bom mesmo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>